Arquitetura e Urbanismo

Projeto de extensão é apresentado no Seminário Urbanismo na Bahia

O artigo “Bairro (de) Progresso - Relatos do Habitat Saudável e Sustentável” foi apresentado na última semana no Seminário Urbanismo na Bahia (UrbBA[17]), que ocorreu em Salvador. O evento teve como sede a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, e teve como tema o “Urbanismo em Comum”, promovendo debates relacionados às novas formulações do urbanismo enquanto tecnologia social.

A estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Liliana Esteves Morais, representou o projeto de extensão “Habitat Saudável e Sustentável” desenvolvido no Bairro Progresso, em Criciúma, dentro das atividades do Programa Território Paulo Freire. “O projeto é fruto de uma relação interdisciplinar, em conjunto com os cursos de Psicologia e História, relatando a atuação da extensão universitária e os saberes que derivam da interação universidade-sociedade. O projeto adota referenciais do educador Paulo Freire, visando a autonomia e a dialogicidade, tendo como foco a extensão popular e libertadora”, afirma Liliana.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de novembro de 2017 às 09:30
Compartilhar Comente

Projeto envolve ações de educação ambiental e melhoria do ambiente urbano

Projeto envolve ações de educação ambiental e melhoria do ambiente urbano
Alunos apresentaram observações feitas em Bairros de Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

Alunos da primeira fase do curso de Ciências Biológicas da Unesc apresentaram, nesta segunda-feira (27/6), as observações e informações obtidas durante atividades de extensão nos bairros São Defende e Santo André, em Criciúma. As atividades são desenvolvidas dentro do projeto Ambiente e Cidadania, e foram apresentadas aos estudantes da sétima fase de Arquitetura e Urbanismo. A atividade é uma proposta de atividade interdisciplinar envolvendo ações de Educação Ambiental e o Ambiente Urbano, que retornará aos Bairros em forma de projeto com os estudantes da Escola Municipal Caetano Ronchi.

Os professores Maristela Giassi, da disciplina de História e Filosofia da Ciência, do curso de Ciências Biológicas e Jorge Luiz Vieira e Miguel Angel Pousadela, da disciplina de Estudos Urbanos, do curso de Arquitetura e Urbanismo, desenvolvem trabalhos de extensão que envolvem estudantes dos dois cursos. A iniciativa faz parte das ações do Programa Território Paulo Freire.

Segundo Maristela, neste processo, os acadêmicos relacionam a história do Bairro, da água que brota de uma nascente, da ação da indústria de mineração e os conteúdos de CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade) e suas implicações na vida das pessoas. “Eles relacionam também com os impactos sócio ambientais dela decorrentes, especialmente quando levamos em conta que se trata de uma área urbana de risco sócio ambiental decorrente da mineração de carvão”, comenta.

Projetos envolvidos:


Ambiente e Cidadania:
Educação Ambiental em escolas do Território Freire localizadas próximas à nascente do Bairro Santo André. Professores envolvidos: Maristela Gonçalves Giassi, Elizabeth Maria de Siervi e Dourival Giassi.Bolsistas: Joesia Campos e Erika Silveira Bernardes (Ciências Biológicas) e Jaqueline Porto da Silva (Arquitetura e Urbanismo).

Habitat Saudável e Sustentável:
Ações de mobilização, sensibilização, motivação e capacitação para a melhoria da urbanidade e habitabilidade da população inserida no Território Paulo Freire. Professores: Jorge Luiz Vieira, Rosa Nadir Jerônimo e João Alberto Ramos Batanolli. Bolsistas: Liliana Esteves Morais e Paola Fernandes Soccas (Arquitetura e Urbanismo) e Isabela Tellis Rodrigues (Psicologia).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de junho de 2016 às 21:17
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc visitam Museu Oscar Niemeyer

Acadêmicos da Unesc visitam Museu Oscar Niemeyer
Foto: Divulgação Mais imagens

Estudantes dos cursos de Design, Arquitetura e Urbanismo e Artes Visuais da Unesc, estiveram em Curitiba domingo (24/3), visitando a exposição IDEA Design, no Museu Oscar Niemeyer. A mostra apresenta os 150 produtos brasileiros selecionados para o concurso internacional IDEA Awards, promovido há 32 anos pela IDSA (Industrial Designers Society of America), que aponta as tendências e a excelência do design no mercado americano e mundial.

Segundo o coordenador do curso de Design da Unesc, João Luis Rieth, que acompanhou o grupo, a viagem teve como objetivo complementar as experiências acadêmicas dos estudantes. “É decisivo para os futuros profissionais buscar informações como as que conseguem absorver em um evento da grandiosidade do IDEA Design”, afirmou Rieth.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 25 de março de 2013 às 19:03
Compartilhar Comente

Alunos de graduação da Unesc podem ganhar bolsas de estudo fazendo curso de extensão gratuito do Proesde

Alunos de graduação da Unesc podem ganhar bolsas de estudo fazendo curso de extensão gratuito do Proesde
Foto: Arquivo Mais imagens


Fazer um curso de extensão de qualidade gratuito é algo que muitos buscam. Agora já pensou em, além de fazer um curso de extensão gratuito, ganhar uma bolsa de estudo de 70% na graduação na Unesc? O Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) oferece isso.

A ação, parceria entre a Universidade e a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, já está com inscrições abertas para o curso de extensão de Desenvolvimento Regional. Os alunos do curso terão garantido um benefício de 70% (limitado a dois salários mínimos) durante o ano de 2013.

Os interessados precisam se inscrever na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) até o dia 9 de abril, das 9 às 21 horas. A seleção será feita através de sorteio dos inscritos.

Requisitos:
- Ter cursado o Ensino Médio em escola pública;
- Residir nos municípios de abrangência das SDRs (Secretárias de Desenvolvimento Regional) de Araranguá e Criciúma;
- Já ter cursado dois semestres da graduação e não ser concluinte em 2013;
- Não possuir outra bolsa de estudo oriunda de recursos públicos;
- Os candidatos da SDR de Araranguá devem cursar Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Farmácia ou Fisioterapia;
- Os candidatos da SDR de Criciúma devem cursar Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Economia ou Educação Física.

Curso de Extensão

O Curso de Extensão de Desenvolvimento Regional tem duração de um ano, com aulas aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O curso inicia no dia 20 de abril, tendo uma carga horária de 200 horas.

São 50 vagas, 31 para SDR de Criciúma e 19 para SDR de Araranguá, sendo que as aulas ocorrerão em dois polos, em Criciúma e Araranguá. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2626.

Confira mais informações também no site da Unesc.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 21 de março de 2013 às 09:30
Compartilhar Comente