Arquitetura e Urbanismo

Acadêmicos da Unesc e Coletivo CataVento vão revitalizar área do Parque Ecológico São Francisco de Assis

Acadêmicos da Unesc e Coletivo CataVento vão revitalizar área do Parque Ecológico São Francisco de Assis
Iniciativa está na fase de análise e preparação de uma proposta (Fotos: divulgação) Mais imagens

Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Unesc e o Coletivo CataVento, de Forquilhinha, estão construindo um projeto colaborativo de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é revitalizar umas das trilhas do Parque Ecológico São Francisco de Assis e valorizar a educação, o lazer e o meio ambiente. A iniciativa está na fase de análise e preparação de uma proposta, que será desenvolvida em sala de aula até a próxima quarta-feira (4/9).

O projeto, intitulado “A Trilha sensorial no Parque Ecológico São Francisco de Assis”, foi proposto na Universidade pelo Projeto de Extensão Conexões Urbanas. “Este é um parque importante no município, pois oferece espaços de lazer e momentos de tranquilidade junto a natureza”, destaca a professora Elizabeth de Siervi, uma das proponentes da iniciativa.

Até o momento três atividades já foram desenvolvidas, pautadas pela cidadania e qualidade de vida com uso da arte, planejamento ambiental, paisagismo, espaços urbanos e uma cidade educadora.

O resultado final da iniciativa será apresentado no dia 18 de setembro. O projeto conta com o apoio de associações de moradores, instituições não governamentais e grupos comunitários, que trazem demandas de espaços coletivos para serem revitalizados.

Coletivo CataVento


O Coletivo iniciou suas atividades em 2017, com o objetivo de fomentar ações de cultura, lazer e sustentabilidade em espaços públicos, para que se tornem referência no município de Forquilhinha. O Coletivo é integrado por artistas da pintura, do cinema, da literatura e entre outras manifestações.

Ações já desenvolvidas

  • As professoras Elizabeth de Siervi e Margarete Oliveira, do curso de Arquitetura e Urbanismo, estiveram no Parque para prospectar as atividades que seriam desenvolvidas nesta parceria.
  • A primeira reunião de trabalho com o Coletivo e bolsistas do Projeto Conexões Urbanas.
  • Integração dos acadêmicos da disciplina de “Tópicos Especiais” ao projeto. Em uma saída de campo ao Parque Ecológico, eles realizaram levantamentos e medições na área da trilha.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 28 de agosto de 2019 às 17:28
Compartilhar Comente

Unesc realiza atividades sobre oficinas e patrimônios históricos em Siderópolis

Unesc realiza atividades sobre oficinas e patrimônios históricos em Siderópolis
Atividade faz parte do Plano de Revitalização do Patrimônio Cultura do município (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc, em parceria com a Prefeitura Municipal de Siderópolis e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), realizou uma Oficina Piloto de Produção de Vídeo – Projeto Educação Patrimonial em Siderópolis. Durante o evento foi realizada uma visita ao Túnel da Estrada de Ferro Teresa Cristina e uma oficina na Escola Aurora Peterle, em Siderópolis.

A visita ao Túnel ocorreu com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Criança Cidadã, também de Siderópolis, e teve como objetivo a captação de imagem para a produção de vídeos sobre o local.

Já a oficina ocorreu com os alunos do 6º e 7º ano, da Escola Aurora Peterle, e teve como intuito conhecer o que já produziram de vídeos e dar orientações gerais para o aprimoramento das atividades. Os vídeos produzidos por eles retratam o patrimônio material e imaterial das famílias dos alunos.

A atividade faz parte do Plano de Revitalização do Patrimônio Cultura de Siderópolis, que é uma iniciativa entre a Prefeitura e o Iphan. Os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, Elizabeth de Siervi e Maurício Pamplona, participaram das atividades.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 16 de agosto de 2019 às 16:09
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente