Artes Visuais - Licenciatura

Produções artísticas de alunos do Colégio Unesc expostas na sala Edi Balod

Produções artísticas de alunos do Colégio Unesc expostas na sala Edi Balod
Exposição fica Mais imagens

Desenhos, fotografias, montagens, cerâmica em argila, figurinos e diversas outras peças artísticas fazem parte do acervo dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. Produzidas ao longo dos três primeiros meses de 2019, as criações surgiram nas aulas de artes dos estudantes, com toques pessoais de cada artista, bem como em outras disciplinas que envolvem a descoberta artística, tanto atual quanto de dias remotos, tais como a pré-história ou o período colonial da Região Carbonífera.

E chegou a hora de compartilhar as produções artísticas dos estudantes do Colégio com o mundo. Por este motivo, a exposição ‘Criatividade Sem Portas’ foi criada. Aberta para visitações na noite da última terça-feira (2), a mostra permanece na sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais, no Bloco Administrativo da Unesc, até o dia 25 de julho, entre 14h e 18h.

Quem já conferiu as obras foi a Larissa Bombazaro, acadêmica do curso de Artes Visuais da Unesc. “Está incrível! Os jovens artistas demonstraram muito conhecimento e reflexão sobre o mundo a nossa volta, política e outros assuntos em alta”, comentou.

Empolgada com a mostra, Larissa conferiu cada uma das mais de 30 peças expostas na sala Edi Balod. “Gostei muito de uma fotografia que discute a política atual, mostrando que o assunto não é só para adultos e é necessário se pensar desde cedo”, disse a acadêmica. “A exposição está sensível e tocante pelo visível empenho que os artistas trouxeram para as obras, além de diversas referências a Van Gogh e outros artistas famosos”, completou a acadêmica.

Abrindo as portas para a criatividade

Com o objetivo de apresentar o potencial criativo dos alunos do Colégio Unesc, a exposição foi totalmente montada em conjunto com os estudantes. “O próprio título foi sugerido por eles, e tudo foi construído através da troca de experiências entre professor e aluno”, explicou a professora de artes do Colégio Unesc e do curso de Artes Visuais da Unesc, Juliana Pereira Guimarães, ressaltando a autonomia oferecida aos alunos, bem como a relação entre as diferentes áreas do conhecimento aplicadas nas produções.

“Ainda valorizamos as obras e proporcionamos uma experiência única para os alunos de poderem ver suas obras expostas”. Completou Juliana. A docente foi quem criou a exposição, com o auxílio das professoras Wânia Ramos e Helena Marcado Luciano, de História e Língua Inglesa, respectivamente.

A mostra possibilita com que os visitantes possam conhecer a capacidade criativa dos estudantes do Colégio Unesc. “É uma honra expor a criatividade dos nossos alunos, que são muito criativos e trazem ideias maravilhosas para as obras. Parabéns às professoras responsáveis e obrigado a sala Edi Balod pelo espaço”, pontuou a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires.

“O Colégio precisa dessa vitalidade dos estudantes, dessa criatividade liberta com tanto potencial. É uma honra acompanhar os passos deles e ver que culminaram nesta exposição linda em um espaço tão acolhedor que é a Sala Edi Balod”, emendou a coordenadora pedagógica, Carina de Freitas.

A coordenadora da Sala Edi Balod e professora do curso de Artes Visuais da Unesc, Daniele Zacarão, ressaltou a importância do espaço para exposições artísticas e outros tipos compartilhamento cultural realizados na sala. “É uma sala de aula. Temos disciplinas que acontecem neste espaço, mas também é um local para mostras de cinema, oficinas e exposições, como esta do Colégio Unesc, que integra o Colégio com a própria Unesc e aproxima saberes”, finalizou Daniele.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 04 de julho de 2019 às 17:00
Compartilhar Comente

Pai e filha: acadêmico da Unesc e aluna do Colégio Unesc expõem criações artísticas no IFSC

Pai e filha: acadêmico da Unesc e aluna do Colégio Unesc expõem criações artísticas no IFSC
Juntos, Pietra e Lip já criaram mais de 20 pequenos mundos (Fotos: Renata Wadocha) Mais imagens

 Após a conclusão de uma tatuagem, sobras de tinta das mais variadas cores vão para o lixo. Só que esse não é o procedimento nas criações do tatuador e acadêmico do curso de Artes Visuais da Unesc, Felipe Machado, conhecido pelo nome artístico Lip Wadocha. Das sobras, o artista acaba criando diferentes globos coloridos, parecidos com planetas. E é ai que a filha Pietra, de sete anos, entra em ação.

Aluna do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc
, a artista mirim dá vida aos pequenos planetas resultantes das criações do pai. “Eu crio a história dos planetas”, diz Pietra. “Pergunto para uma pessoa sobre a vida dela, depois crio a história do planeta e coloco o nome da pessoa no mundo”, explica a estudante.

Vivências que somam ao repertório


Pietra já criou mais de 20 planetas. Entre eles, o planeta “Triste”. “Eu conheci um moço usuário de drogas e vi que o mundo dele é triste, sem amigos e sem esperança, por isso pedi para o meu pai fazer um mundo escuro, sem cores, e chamei de mundo Triste”, conta a artista mirim.

E é assim que as criações ganham vida. Pietra transforma suas vivências cotidianas em histórias, de modo que cada pessoa ganha seu próprio mundo, com base no que a pequena percebe durante o convívio com família, amigos, colegas e conhecidos. E boa parte da vivência da estudante se dá no Colégio Unesc e no Ateliê de artes da Unesc. “A Pietra tem muito contato com o mundo da arte e isso desperta muito a imaginação dela. Ela desenvolve diariamente a imaginação e a criação e está sempre visitando o ateliê de artes da Unesc com o pai”, coloca a professora de artes de da estudante, Juliana Pereira Guimarães.

O contato proporciona maior repertório artístico para as criações. “Isso favorece a educação sensível, que é muito importante para que ela exponha o seu repertório imaginativo, adquirido com o contato frequente com as produções artísticas do pai, que ela vê no ateliê e, também, o que conhece na sala de aula”, acrescenta a docente.

Juliana também ganhou um mundo com seu nome. “No meu planeta, ela conta como vê a nossa relação entre aluna e professora. É tudo criado com base na vivência cotidiana dela. No meu mundo, existe muita arte e cor, que é a visão sobre a professora de artes dela”, conta a professora.

Pequenos mundos


Com a junção dos visuais dos planetas, criados pelo pai, e as histórias de cada um dos corpos celestes, desenvolvidas pela filha, surgiu a exposição “Pequenos Mundos”, vencedora do edital de seleção para a 4ª Mostra Curto Circuito de Arte e Cultura do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Criciúma. A exposição pôde ser conferida na última terça-feira (4/6), no IFSC.

Resultado de pesquisas do acadêmico, o projeto Pequenos Mundos surgiu para que identidade e relacionamento entre pai e filha pudessem ser expandidos. “Minha linha de pesquisa é a identidade e o relacionamento, dessa forma, as produções que desenvolvo acabam conversando entre si, mesmo que estejam em suportes ou linguagens diferentes”, explica Wadocha.

Para complementar a criação dos mundos resultantes das sobras de tinta, o artista convidou a filha para dar identidade às criações. “Ela finaliza, dá história e batiza cada um dos mundos. É uma construção de identidade dela e, como pai e filha, os mundos são muito importantes para nos conectarmos e explorarmos nossos afetos”, finaliza. Após o registro dos mundos, as sobras são devidamente descartadas.


Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 06 de junho de 2019 às 15:15
Compartilhar Comente

Viagem de estudos ao Cine Teatro Mussi, em Laguna /SC

No último sábado - 16 de junho de 2018, Viagem de estudos promovida pela Disciplina de Linguagem de Cinema e Educação do Curso de Artes Visuais Licenciatura. O grupo de acadêmicos e professores foram conhecer o Cine Teatro Mussi, em Laguna SC.  Assistiram ao filme Nosferatu, um filme mudo de 1922, dirigido por Murnau. 

 

A trilha sonora do filme foi executada ao vivo pela banda Skrotes, uma banda de Florianópolis, conhecida por misturar variados ritmos em suas músicas. Um grupo formado por Chico Abreu (contra-baixo), Igor De Patta (teclado) e Guilherme Ledoux (bateria).

 

Com o objetivo de possibilitar aos acadêmicos uma maior compreensão sobre a linguagem do cinema, seus aspectos estéticos e históricos, vivenciar essa experiência ampliou nosso olhar sobre o cinema enquanto nos proporcionou um aprendizado significativo.

 

Neste evento participaram os professores da disciplina: Tiago Coelho e Silemar Silva.  Os acadêmicos da disciplina de Linguagem de Cinema e Educação. Tivemos ainda a participação de Michele Coelho, assessora pedagógica da Unesc, quem nos contou um pouco sobre as questões culturais  e da cidade de Laguna. 

A viagem foi exclusiva aos acadêmicos da disciplina do Curso de Artes Visuais.

 Divulgar esse acontecimento é fortalecer nossas ações de formação de professores de artes visuais, formação de platéia e divulgar as ações do Curso de Artes como um curso potente que valoriza as questões da cultura local e regional. Outra divulgação, não menos importante, é do Cine Teatro Mussi, um patrimônio cultural da região que tem seu valor e que precisa ter maior visibilidade. 

O Cine Mussi foi adquirido pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) em 2009, após cinco anos interditado. O que era privado virou público. A obra iniciada em 2011, contemplou a restauração geral do edifício, estando em funcionamento. 

 

Att.

Professores Ma. Silemar Maria de Medeiros da Silva e Me. Tiago da Silva Coelho.

Professores da Disciplina Linguagem do Cinema e Educação - Curso de Artes Visuais Licenciatura.

Por: Rosilene Ricken 22 de junho de 2018 às 17:03
Compartilhar Comente

Cronograma das Defesas Públicas de Trabalho de Conclusão de Curso

Cronograma das Defesas Públicas de Trabalho de Conclusão de Curso
Mais imagens

Os acadêmicos da oitava fase do curso de Artes Visuais Bacharelado tem o prazer de convidá-lo para a abertura da exposição Entremeios, a realizar-se nessa segunda-feira, dia 18 de junho de 2018 às 19h30min, na Sala de Edi Balod – Espaço de Exposições e laboratório de Artes Visuais.
A exposição tem como propósito revelar o resultado das criações artísticas dos acadêmicos para os respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso de 2018/1.

E o Curso de Artes Visuais - Bacharelado torna público o cronograma das defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso - Turma 2018/1. As defesas acontecerão de 19 a 22 de junho de 2018 na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, bloco B, sala 04.

Confira aqui a programação completa

Por: Rosilene Ricken 07 de junho de 2018 às 19:43
Compartilhar Comente

Momentos da Semana Acadêmica

"O Curso de Artes Visuais e Bacharelado em Teatro agradece a participação e empenho dos acadêmicos e convidados nessa primeira Semana Acadêmica Integrada.        
Obrigado pelo comprometimento de todos que ativaram seus saberes na troca de conhecimentos e para partilhar esse momento, temos algumas fotos da Semana para relembrar com carinho."

Por: Rosilene Ricken 17 de maio de 2018 às 18:55
Compartilhar Comente