Pedagogia

Sobre um tempo para brincar

Nesta última quarta-feira, dia 29 de maio, a turma de Pedagogia, primeira fase, acompanhada pela Professora Fernanda Paim, estiveram mobilizadas em uma aula brincante. A ação deu-se por inspiração na Semana Mundial do Brincar, que este ano está acontecendo entre 25 de maio e 02 de junho. Esse é um movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância. Por isso, acreditamos que é uma causa de toda sociedade, assegurar as nossas crianças uma infância digna e saudável. O espaço da Universidade, sobretudo os cursos de licenciatura, é terreno fértil para essa e tantas outras discussões urgentes e necessárias. Nós acreditamos que brincar é coisa séria, que não é só demanda de criança. Há que se continuar sustentando um espírito lúdico, ao longo da nossa vida, quando fazemos o que gostamos e acreditamos, tudo isso cabe na nossa discussão sobre “Pedagogia e Profissão Docente".

Por: Maiara Brehm Justin 31 de maio de 2019 às 13:36
Compartilhar Comente

Professor André Cechinel conversa com acadêmicas sobre a Escrita Acadêmica

A escrita acadêmica não é uma tarefa fácil, é preciso exercitar. Aprende-se a escrever de forma solta e fragmentada. Primeiro o alfabeto, depois as sílabas, frases e por último o texto. Após o domínio desta “tecnologia”, vai sendo incorporado pouco a pouco as nomenclaturas gramaticais. Mas quando tudo isso se junta? Quando realmente se escreve autoralmente? Essas são algumas das questões que o Prof. Dr. André Cechinel, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC, abordou com as acadêmicas da 7ª fase de Pedagogia da Unesc, na disciplina de Pesquisa em Educação, ministrada pelas professoras Samira Casagrande e Zélia Medeiros Silveira.

A escrita acadêmica exige rigor investigativo. É necessário ser convincente. Não basta que os argumentos sejam verdadeiros, é necessário que sejam bem apresentados, diz o professor André.

E neste processo a leitura é fundamental. As falas do prof. contribuíram significativamente para compreensão do processo de pesquisa, objeto da disciplina.

Texto escrito por: Samira Casagrande e Zélia Medeiros Silveira

Por: Maiara Brehm Justin 07 de maio de 2019 às 15:38
Compartilhar Comente