Pedagogia

Seminário de Filosofia e Sociedade da Unesc encerra com palestra de Castor M. M. Bartolomé Ruiz

Seminário de Filosofia e Sociedade da Unesc encerra com palestra de Castor M. M. Bartolomé Ruiz
Profissional que compartilhou seus conhecimentos na Universidade tem cadeira na Unesco e é referência no assunto Direitos Humanos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A quarta edição do Seminário de Filosofia e Sociedade: Governo e Governança, Direitos Humanos e Biopolítica, realizado na Unesc, encerrou na noite de quarta-feira (21/11) com a palestra do professor Dr. Castor M. M. Bartolomé Ruiz, da UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), do Rio Grande do Sul. O profissional é estudioso e referência no assunto direitos humanos e compartilhou conhecimentos com acadêmicos de diversos cursos da Instituição como Psicologia, Pedagogia, Ciências da Computação, Artes Visuais e Direito.

Conforme o integrante da comissão organizadora do Seminário, Jéferson Luís de Azeredo, a fala de Castor foi o ponto alto do evento, que mais uma vez cumpriu seu papel de trazer discussões e compartilhamento de conhecimentos. “O que podemos destacar, e que ficou muito claro em nosso evento, é que precisamos sempre trazer à tona a questão dos direitos humanos, respeitando que a nossa vida se constitui a partir da compreensão de que o outro existe, se constitui como parte da nossa vida e não podemos negar, oprimir e anular ele. O outro é um ser diferente e importante para o reconhecimento da minha identidade como sujeito e pessoa humana”, destacou.

O Seminário contou com aproximadamente 40 trabalhos submetidos e apresentados e mais de 120 participantes entre terça e quarta-feira (20 e 21/11). Foram realizadas, no total, 15 atividades com os temas: “Linguagem e Formação Cultural”, “Hermenêutica e Hermenêutica Jurídica”, “Filosofia, Ética e Estética”, “Filosofia Política, Democracia e Direitos Humanos”, “Ontologia, Liberdade e Existência” e “Homem, Natureza e Cultura”.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 22 de novembro de 2018 às 16:47
Compartilhar Comente

Na prática: Estudantes de Pedagogia evidenciam arte catarinense e se preparam para desafios profissionais

Na prática: Estudantes de Pedagogia evidenciam arte catarinense e se preparam para desafios profissionais
Sarau transformou a Praça do Estudante com balões, tapetes, brincadeiras e conhecimentos (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma tarde para se divertir e aprender sobre a arte e a cultura de Santa Catarina. Assim foi a segunda-feira (5/11) de 80 crianças do Colégio Unesc. Elas participaram do sarau “Território Cultural” promovido pelo curso de Pedagogia, que em parceria com o Centro Acadêmico Paulo Freire transformou a Praça do Estudante com balões, tapetes, brincadeiras e conhecimentos.

A atividade, pensada durante a disciplina “Fundamentos das Linguagens Artísticas”, dividiu a turma da primeira fase da graduação em sete equipes, que desenvolveram dinâmicas de canto, contação de histórias, teatro, desenhos, pinturas e exposições. “A arte é o fio condutor para o acadêmico pensar suas práticas pedagógicas em sala de aula. As ações aqui desenvolvidas foram pensadas para promover o estímulo da criatividade e da relação da arte com a educação aprendida em sala de aula”, afirma a professora da disciplina, Silemar Silva.

Uma sala de aula ao ar livre

Boi de mamão, com cantos folclóricos catarinenses; exposições dos principais nomes da arte de Santa Catarina; teatro de fantoches, e contações de histórias por meio de ilustrações. Quem passou pela Praça do Estudante pôde aprender e se encantar com uma diversidade presente na origem de Santa Catarina e sua identidade cultural.

O estudante Victor Fernandes fez parte da Comissão de Organização do evento e destacou a oportunidade de conhecer o estado e colocar na prática os conteúdos socializados em sala de aula. “Nosso objetivo foi promover a integração dos colegas e a prática com crianças logo na primeira fase. Além do importante lado acadêmico, é gratificante proporcionar um dia especial as crianças do Colégio”, frisa Victor.

Mãos na tinta e caça ao tesouro

Além de aprender, os participantes também soltaram a criatividade e desenvolveram habilidades importantes. A caça aos macucos, pássaro que é personagem constante no folclore catarinense, ensinou e divertiu os presentes com uma atividade de caça ao tesouro.

Já na Brinquedoteca as cores foram destaque e os pequenos puderam registrar com tinta o que foi entendido durante o sarau. “É muito louvável, junto aos colegas, ensinar, colocar a cultura catarinense em evidência e descobrir as riquezas culturais do estado onde vivemos. Aqui aprendemos muito e nos preparamos para os futuros desafios profissionais”, destaca Laura Marques Borges Müller, acadêmica e membro da Comissão de Organização.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 05 de novembro de 2018 às 16:57
Compartilhar Comente (3)