Matemática

Acadêmicos(as) e professores(as) participam das discussões do Novo Ensino Médio

No dia 24.05.2023, na AM Master Hall das 19h às 22h,  acadêmicos(as) e professores(as) do Curso de Matemática participaram do evento"As licenciaturas da Unesc e a Consulta Pública de Avaliação e de Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio.

Palestrantes: Profª Drª Yomara Feitosa Caetano de Oliveira Fagionato e Prof. Marco Antônio Martins.

25 de maio de 2023 às 14:20
Compartilhar Comente

Seminário sobre "Matemática e Educação em Debate" reuniu acadêmicos e professores na Unesc

Acadêmicos e Docentes do Curso de Matemática e convidados do Curso de Letras da  Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), participaram hoje (13/08/2018) do Seminário I - Matemática e Educação em Debate

O evento ocorreu no Bloco O – sala 1 da UNESC - Criciúma (SC), no período das 14h às 17h.

Promovido pelo Curso de Matemática, Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Centro Acadêmico Pitágoras, contou com a participação de quatro palestrantes com a mediação dos trabalhos desenvolvida pelo Prof. Dr. Ademir Damazio, professor do Curso de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNESC.

Dois temas importantes foram a referência na tarde de atividades acadêmicas.

Tema 1: Debates e reflexões sobre a BNCC - Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio

Participaram como palestrantes: Prof. Dr. André Cechinel e Prof. Dr.  Rafael Rodrigo Mueller 

André Cechinel é Doutor em Literatura pela UFSC, com estágio na New York University (NYU). Mestre em Literatura e graduado em Letras e Literatura de Língua Inglesa (Bacharelado e Licenciatura), também pela UFSC. É pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa CNPq-LITTERA, professor do Curso de Letras e do PPGE da UNESC, exercendo atualmente a coordenação adjunta do programa. 

Rafael Rodrigo Mueller é Doutor e Mestre em Educação pela UFSC, graduado em Administração de Empresas pela FURB. É professor do PPGE e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da UNESC. É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Formação Humana (FORMA/UNESC/CNPq) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Ciências Humanas, Tecnologia e Sociedade (CHTS/UTFPR) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho (NINEIT).

A importância das reflexões sobre a BNCC e as implicações na docência e no ensino médio foram enfatizadas pelos palestrastes que sugeriram ao finalizar, a apropriação pelos presentes dos elementos relevantes da proposta por meio da leitura do documento. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento do Ministério da Educação, de caráter normativo, que estabelece um conjunto de aprendizagens essenciais nas quais os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Tema 2: Reflexões sobre a Docência no âmbito da Matemática: Universidade x Escola

Participaram como palestrantes: Prof(a) Karine Luiz Calegari Mrotskoski e Prof(a) Ana Lucia Pintro

Karine Luiz Calegari Mrotskoski é egressa do Curso de Matemática da UNESC e professora da rede municipal e estadual de ensino. Professora destaque e com premiações em Feiras de Matemática, recentemente (08/2018) participou com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jorge da Cunha Carneiro, das Olimpíadas Internacionais de Matemática da Ásia (AIMO), que foi disputada em Bangkok, na Tailândia.  Gabriel Domingos, de 13 anos, Sofia Oliveira, de 13 anos e Lucas Rodrigues, de 10 anos receberam duas medalhas de bronze e da menção honrosa no evento. Seus principais projetos na docência são socializados também, no site “Diário de Aula” - https://www.diariodeaula.com/

De forma expressiva, o entusiasmo pela Matemática e a profissão docente foi evidenciado pela Profa Karine. Citou fatores relevantes para o sucesso na profissão: Trabalho colaborativo, elaboração de projetos, voluntariado, participação em grupos de estudos, envolvimento com a OBEMEP,  Feiras de Matemática, entre outros. 

Ana Lucia Pintro é graduada em Matemática (UnC) e especialista em Educação Matemática pela UNESC.  Professora da rede municipal participa ativamente nas Feiras de Matemática com seus alunos. Tem desenvolvido trabalhos importantes de incentivo à matemática com o uso “Cubo Mágico”. É incentivadora do uso de Tecnologias na Educação e desenvolve atividades com o uso do GeoGebra na Matemática. Construiu um blog onde socializa as experiências “Os alunos que exploravam...” - http://osalunosqueexploravam.blogspot.com/

O incentivo na participação em projetos e provas, como da OBEMEP, as Feiras de Matemática, o Prêmio ACIC de Matemática, entre outras, foram citados pelas palestrantes como oportunidades de contribuir de forma efetiva na formação das novas gerações, de forma diferenciada, no âmbito da Matemática.

As atividades foram finalizadas com uma homenagem - pelo CA e a Coordenação do curso - aos estudantes pelo seu dia (11 de agosto).

Programação do evento

 

Por: Elisa Netto Zanette 13 de agosto de 2018 às 22:00
Compartilhar Comente

II Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC – Etapa II

O II Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC, promovido pelo Curso de Licenciatura em Matemática, NDE e Centro Acadêmico, tinha como objetivo:


• Promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso;
•Socializar as pesquisas, práxis e as suas relações com docência matemática.

O evento foi organizado em duas etapas, conforme programação apresentada a seguir:

Etapa I - 17/03/2013 – 8:30h às 12:30h
Local: Salão de Festas Antonio Balthazar (Sociedade Recreativa Mampituba/Criciuma-SC)
• Abertura do Seminário
• Aula Inaugural do Curso de Licenciatura em Matemática
• Confraternização 2013
Palestrantes:
MSc Bruno Brogni Uggioni (UFSC/UFRGS) - Tema: Carreira Acadêmica de Matemático e Noções de C*-Álgebra.
Dr(a) Rosemari de Oliveira Duarte (UNESC) - Tema: A Motivação no Cotidiano do Fazer Docente – Entre o Sonho e a Realidade.
MSc. José Carlos Virtuoso - Tema: Integração e Confraternização

Etapa II – 03, 04 e 05/06/2013

03/06/2013 (2ª feira) – 19h às 22h
Local: Bloco O, sala 1
Tema: Modelagem Matemática no Ensino
Prof.Dr. Nelson Hein (FURB)

04/06/2013 (3ª feira) – 19h às 22h
Local: Bloco P sala 19
Tema: Matemática Aplicada e Práxis Pedagógica
Prof(a) Dr(a) Elizete Maria Possamai Ribeiro  (IFC/Sombrio/SC)
Prof(a) Dr(a) Ledina Lentz Pereira (UNESC)

05/06/2013 (4ª feira) – 19h às 20h30
Local: Bloco O sala 1
Tema: A Prática Pedagógica: Percepções de Professores de Matemática e Dirigentes da Educação
Profª Eloir Fátima Mondardo Cardoso
05/06/2013 (4ª feira) – 20h30 às 22h15
Tema: Modelagem Matemática na Educação Básica
Comunicações Orais – Acadêmicos do Projeto PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

1 – Modelagem Matemática segundo os autores: Lourdes Werle de Almeida, Karina Pessôa da Silva e Rodolfo Eduardo Vertuan
Acadêmicos: Filipe Castro Duzzioni; Elisangela de Miranda Andrade; Mariane Paiano Spindola e Reginaldo Severino

2 – Modelagem Matemática – “Tem calça de que tamanho?”
Acadêmicas: Acadêmicas: Beatriz Donadel e Priscila Justino

3 – Modelagem Matemática – “A Segurança Eletrônica em Questão: Cerca Elétrica”
Acadêmicas: Ana Cláudia Pereira Moreira e Walquíria Hildebrando Teixeira

4 – Modelagem Matemática – “Casa Própria: Será que o salário dá?”
Acadêmicos: Rafael Savi e Vandete Zanatta de Oliveira

O programa PIBID oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.
 

Por: Elisa Netto Zanette 13 de junho de 2013 às 17:17
Compartilhar