Matemática

As tecnologias na educação escolar.

Na noite do dia 03/04/2023, na disciplina de Processos Pedagógicos da Cultura Digital, ministrada pela professora Cintia Gonçalves Martins, os/as acadêmicos/as dos cursos de licenciaturas da UNESC de Letras, História e Matemática, participaram da palestra da egressa do curso de pedagogia Alice Minotto. A palestrante proferiu sobre seu TCC/artigo intitulado “Pensamento Computacional na Perspectiva da Robótica Educacional: Análise sobre a perspectiva dos professores” que foi orientado pela professora Graziella Giacomozzo. Alice, também relatou experiências que possibilitam a utilização das tecnologias na educação escolar de forma interdisciplinar, apresentando aos nossos/as alunos/as contato prático com a temática. Em nome dos cursos e da professora Cintia, agradecemos a Alice por sua  disponibilidade e a contribuições para a construção de novos saberes.

05 de abril de 2023 às 13:19
Compartilhar Comente

Formação em Matemática aprimora habilidades importantes ao futuro das profissões

Formação em Matemática aprimora habilidades importantes ao futuro das profissões
Análise de dados, planejamento financeiro, raciocínio lógico e estatística estão entre as temáticas estudadas na graduação da Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Cada vez mais o universo profissional exige que as pessoas busquem o conhecimento além do básico. Seja em qual carreira for, o diferencial competitivo dos profissionais estará na utilização do seu conhecimento nas mais variadas situações, conforme a necessidade do mercado. É o caso da formação em Matemática. Muito além da atuação em sala de aula, atividade também desafiadora e de extrema importância, o profissional graduado na área passa a estar inserido em um universo de muitas outras possibilidades por meio da sua relação íntima com os números.

Na Unesc o curso de graduação em Matemática está atento ao cenário e prepara o estudante para atuação de excelência no ensino da disciplina em sala de aula para alunos de Ensino Fundamental e Médio, com todo o conhecimento pedagógico necessário para tal, mas mostra ainda diferentes vertentes possíveis a partir do domínio da matemática.

Conforme a coordenadora do curso, Eliza Netto Zanette, habilidades para a análise de dados, planejamento financeiro, estatística, entre tantas outras, estão entre as competências adquiridas na graduação e aplicadas em diferentes funções no mercado. “São habilidades extremamente importantes e que aparecem como fundamentais nas organizações. Essas são questões necessárias já no presente e que aparecerão cada vez mais no futuro das profissões”, avalia.

O contato íntimo com cálculos complexos, de acordo com Eliza, dá aos profissionais da área a competência para trabalhar, por exemplo, com a identificação de padrões e busca e análise de dados quantitativos para a resolução de problemas. “Um excelente exemplo da utilização de cálculos e análises é o trabalho realizado na área da saúde. Neste sentido, o Grupo de Pesquisa do curso já tem se destacado e inserido acadêmicos neste universo”, salienta.

Aprofundamento

O Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados (GPMEQ), mencionado pela coordenadora, conta com acadêmicos da graduação em Matemática, tendo contato com pesquisas de diversas áreas, especialmente a da saúde. De acordo com o professor do curso e membro do Grupo, Kristian Madeira, no GPMEQ os alunos acompanham e auxiliam pesquisas desde a concepção, cálculo amostral, elaboração do plano de amostragem e, ainda, na análise estatística dos dados gerados. “Desta forma eles atuam posteriormente na submissão e publicação do trabalho em periódicos científicos, o que contribui significativamente para seus currículos”, completa.

A partir do trabalho realizado, de acordo com o professor, o Grupo passou a ser reconhecido e procurado por alunos de residências médicas de vários estados do país, além de mestrandos e doutorandos, para a prestação de serviços em prol de suas pesquisas. “Percebendo essa demanda no mercado, quatro acadêmicas, agora egressas do curso, decidiram abrir uma consultoria científica com foco em análise de dados com o propósito de encubá-la na Unesc”, explica Kristian, que assessora as ex-alunas no novo projeto, chamado de Pearson Consultoria Científica.

A nova empresa está à espera da abertura de editais de incentivo e em busca de patrocinadores para o pontapé inicial do projeto, considerado promissor. “Nosso concorrente mais próximo está no Rio Grande do Sul, ou seja, temos um bom mercado para atender e já percebemos a demanda para isso”, acrescenta Kristian.

Essa interdisciplinaridade, ou seja, a união de diferentes áreas para resolução de problemas e produção de conhecimento científico com reflexos na sociedade, para o professor, é a chave para o desenvolvimento. “Desta forma o matemático deve compor equipes interdisciplinares, seja em empresas ou instituições de ensino, pois a união de diferentes áreas nos permite ampliar horizontes. Logo, para além da sala de aula, o matemático pode realizar consultorias científicas, compor equipes para auxílio na tomada de decisão, seja no setor público, seja no setor privado”, pontua.

Conheça o curso e suas oportunidades

As aulas do ano letivo de 2021 na Unesc iniciam no dia 1º de março. As matrículas para o curso de Matemática seguem abertas nesta reta final. Os interessados em conhecer mais de perto a matriz curricular da graduação, assim como a estrutura da Universidade ou as oportunidades de bolsas de estudo podem entrar em contato com a Instituição por meio dos telefones (48) 343145-00 ou (48) 99915-0433. No site matriculas.unesc.net/graduacao é possível acessar as páginas de cada curso e entender melhor cada um deles.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de fevereiro de 2021 às 14:23
Compartilhar Comente

Professores e alunos de Matemática participam de Fórum Catarinense das Licenciaturas

Estudantes do Curso de Matemática, acompanhados por egressos e pelos professores Ademir Damazio, Elisa Netto Zanette, Eloir Fátima Mondardo Cardoso e Viviane Raupp Nunes de Araújo, participaram nos dias 18 e 19 de setembro, do 1º Fórum Catarinense das Licenciaturas que Formam Professores que Ensinam Matemática.

Promovido pela SBEM – SC (Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Diretoria Regional de Santa Catarina), o evento ocorreu no campus da UFSC em Blumenau e teve como tema “Desafios e Perspectivas das Licenciaturas Catarinenses que Formam Professores que Ensinam Matemática no Cenário Atual”. A programação foi composta por palestras, grupos de discussão, plenárias e encaminhamentos para o Fórum Nacional da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática). O professor da Unesc Ademir Damazio, fez parte da comissão organizadora do Fórum.

O evento tem como objetivo avaliar e debater, na comunidade acadêmica, as políticas de implementação dos cursos de Licenciatura que formam professores que ensinam Matemática, decorrentes das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior, formação continuada e os diálogos com as Propostas Curriculares Municipais, Estaduais e Nacionais.

Ao longo do evento, acadêmicos e professores da Unesc apresentaram trabalhos: dos 33 aprovados pelo Fórum Catarinense, dez foram desenvolvidos na Universidade. Os estudos abordaram temas como educação matemática, experiências de estágio supervisionado e ações no Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência).

O evento foi organizado em torno de cinco eixos temáticos, um deles, coordenado pela professora da Unesc, Eloir Fátima Mondardo Cardoso.

E além dos debates do Fórum, o grupo da Unesc participou de uma visita técnica ao curso de Matemática da UFSC. Em roda de conversa entre acadêmicos e professores, da UFSC e da Unesc, foram discutidas as principais ações dos Projetos Pedagógicos dos cursos, com visita aos laboratórios, biblioteca e áreas de convivência dos estudantes.

Por: Milena Spilere Nandi 26 de setembro de 2019 às 11:50
Compartilhar Comente

Estudantes de Matemática participam de visita ao Museu de Tecnologia da PUC-RS

Mais de 30 acadêmicos da segunda, quarta, sexta e oitava fase do curso de Matemática vivenciaram experiências interdisciplinares no último sábado (10/11), em uma visita ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS, em Porto Alegre. No local, eles puderam observar o laboratório que associa Matemática e Física e se relaciona com Álgebra, Geometria e Geometria Analítica.

Acompanharam os alunos da Unesc as professoras Adriani Brogni Ugioni, Eloir Fatima Mondardo Cardoso, Viviani Raupp Nunes de Araújo, Ledina Lentz Pereira e Elisa Netto Zanette.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 13 de novembro de 2018 às 16:36
Compartilhar Comente