Matemática

Projeto de extensão cursos de Matemática e Pedagogia.

O projeto de extensão aprovado pelo Edital 514/2022 denominado “Desenvolvimento com os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de um sistema de ensino de Matemática, na perspectiva do Ensino Desenvolvimental”, teve início nesta segunda-feira 15.05.2023,  insere-se no programa de extensão - Formação e Valorização Docente e Discente .

A organização e desenvolvimento deste projeto de extensão tem a participação de três professores, dos cursos de Matemática e Pedagogia da UNESC (Eloir Fátima Mondardo Cardoso, Gislene Camargo e Lucas Sid Moneretto Búgigo) e dois bolsistas, Luccas Borges de Medeiros acadêmico do curso de Matemática e Maria Madalena Nascimento Guerra, do curso de Pedagogia.

O primeiro encontro aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica Caetano Ronchi, no bairro São Defende, Criciúma-SC, local em que o projeto será desenvolvido, para organização do cronograma dos encontros do planejamento  e execução. 

O objetivo deste projeto é desenvolver com os estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental, nas turmas 101 (matutino) e 102 (vespertino),  uma proposta para o ensino de matemática com fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, base teórica das Diretrizes Curriculares do Município de Criciúma.

Agradecemos o aceite da diretora da escola Fabiana Manenti Martinhago e da professora das turmas Elisângela Sperfeld Bortoluzzi. 

15 de maio de 2023 às 15:10
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Professores da Amrec participam de Formação Continuada na Unesc

Professores da Amrec participam de Formação Continuada na Unesc
Encontros ocorrem ao longo do ano com o tema “Valorização Docente e Discente” (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores de Matemática de diversos municípios da Amrec passaram a manhã desta quarta-feira (6/3) na Unesc refletindo sobre o ensino, a proposta pedagógica de sua escola, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a PCSC (Proposta Curricular de Santa Catarina). Eles participaram do primeiro encontro do programa de Formação Continuada. Outros encontros ocorrerão ao longo de 2019 e incluirão profissionais de áreas como Educação Física, Biologia, Inglês, Português, Ensino Religioso e Ciências.

O coordenador do programa, Jeferson Luiz de Azeredo, explica que a as atividades da Formação Continuada ao longo do ano abordarão a temática “Valorização Docente e Discente”. “As atividades fazem parte do programa de Valorização Docente e têm como um de seus pilares a parceria com os municípios para formação continuada de seus professores. Em 2019 receberemos profissionais que atuam nos municípios de Cocal do Sul, Içara, Nova Veneza, Morro da Fumaça, Siderópolis e Urussanga”, comenta. O programa está vinculado ao Escritório de Negócios da Universidade.

O primeiro encontro foi comandado pelas professoras Eloir Mondardo Cardoso e Ledina Lentz Pereira do curso de Matemática da Universidade. Os trabalhos tiveram a apresentação de vídeo e dinâmicas com o objetivo de fazer a integração entre os professores de diferentes municípios. “Vamos pensar o ensino a partir da Base Nacional Comum Curricular e refletir a Matemática na Educação Básica e também no contexto da nossa escola”, explica Eloir.

Segundo Ledina, momentos de reflexão como o desta quarta-feira são oportunidades importantes para os profissionais. “A formação de seres humanos está nas mãos dos professores e isso nos remete ao compromisso sério que temos com a sociedade. É importante nos reunirmos para pensar o ensino da Matemática e a Educação Básica”.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 06 de março de 2019 às 11:43
Compartilhar Comente

Formação de Professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais em Matemática

Na quinta-feira (27/09), aconteceu na Unesc a primeira formação de professores das redes municipal e privada do município de Criciúma, totalizando quarenta e um participantes. A formação é parte do projeto de extensão intitulado “Formação de Professores do Ensino Fundamental anos iniciais na disciplina de Matemática: uma Experiência de Extensão” que conta com a orientação de três professores mestres dos Cursos de Matemática e Pedagogia: Eloir Fátima Mondardo Cardoso, Gislene Camargo e Lucas Sid Moneretto Búrigo, bem como, com o apoio de duas bolsistas, também dos cursos de Matemática e Pedagogia, respectivamente,  Aline Alves das Neves  e Isadora da Silva Lemos.

A proposta curricular do munícipio de Criciúma, no que se refere ao ensino de Matemática, aderiu à teoria Histórico-Cultural para o processo de ensino-aprendizagem. No contexto da mencionada teoria, recorremos aos estudos das proposições Davydovianas, visto que ela contempla os fundamentos da teoria Histórico-Cultural.

No primeiro encontro, foram apresentados e debatidos os estudos das proposições Davydovianas para o ensino do conceito de número, por meio de tarefas baseadas na tese de Rosa (2012). Busca-se que a partir das formações, os professores se apropriem dos princípios da teoria Histórico-Cultural que prioriza o desenvolvimento do pensamento teórico. A finalidade das tarefas é colocar os estudantes em ação investigativa com o propósito de desenvolver um modo de pensar em que a meta é atingir a essência do conceito proposto pelo professor. 

A formação terá a duração de dois anos até o primeiro semestre de 2020. Neste ano, faremos mais dois encontros nos dias 01-11 e 29-11. Os conceitos matemáticos a serem discutidos nessa formação são: número, adição, subtração, resolução de problemas, multiplicação, divisão, sistemas de numeração e número racional.

Por: Elisa Netto Zanette 09 de outubro de 2018 às 11:27
Compartilhar Comente