Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Roda de conversa aborda inclusão e acessibilidade no campus

Roda de conversa aborda inclusão e acessibilidade no campus
Evento reuniu estudantes, professores e funcionários (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Acadêmicos, professores e funcionários da Universidade estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (25/9) para debater a situação de inclusão e acessibilidade no campus. A roda de conversa integrou a programação da Semana da Pessoa com Deficiência da Unesc e foi realizada pelo DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos) e SAMA (Sala Multifuncional de Aprendizagem) com o apoio do CER (Centro Especializado em Reabilitação) e do DCE (Diretório Central dos Estudantes).

O encontro teve o objetivo de ouvir como os acadêmicos se sentem dentro do campus, formular propostas de inclusão e conscientizar a todos sobre os benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural, essencialmente dentro da Unesc.

“A inclusão começa com quem não tem deficiência. Nós partimos do pensamento de que é o ambiente que precisa se adaptar às necessidades das pessoas com deficiência, e não elas”, afirmou a coordenadora da SAMA, Zélia Medeiros. A professora Natália Gonçalves, uma das participantes da pesquisa, comentou que a intenção do trabalho é ouvir as pessoas com deficiência, para a partir disso, estabelecer-se ações que venham ao encontro das necessidades deles.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 25 de setembro de 2017 às 19:41
Compartilhar Comente

Festival de Teatro Revirado emociona público na Unesc

Festival de Teatro Revirado emociona público na Unesc
Apresentações ocorreram durante toda a semana no campus (Fotos: Ulisses Job) Mais imagens

Um palco encharcado por água e iluminado por velas. Os personagens expostos a uma chuva incessante que logo se transforma em enchente. As lembranças e emoções foram trazidas pelo grupo Cia Carona de Teatro, de Blumenau, ao Festival Nacional de Teatro Revirado. O espetáculo Das águas, apresentado na Sala de Dança da Unesc neste quinta-feira (21/9), já envolve os atores e o público ao pequeno cenário a mais de 20 anos.

Sorrisos, emoções e histórias

O espetáculo foi mais uma apresentação do Festival, que se encerra nesta sexta-feira (22/9), e comemora os 20 anos do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado. Ainda nesta noite, quem passar pela Praça do Estudante da Universidade vai prestigiar três apresentações circenses e musicais.

O festival

Foram sete dias de comemorações, emoções e muitos aprendizados culturais. As ações foram promovidas através de uma parceria entre o Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado e a Universidade, por meio do CER (Centro Especializado em Reabilitação). Ao todo, 48 espetáculos foram apresentados por 20 grupos, em 10 municípios da região. Além das apresentações, o campus recebeu oficinas, mesas-redondas e debates.

Programação para esta sexta-feira (22/9)

Apresentação musical com o grupo Família ZL, às 19h30.
Espetáculo desembarque, com o grupo Circo Pirata, de Balneário Camboriú, às 20 horas.
Espetáculo Revés, com o grupo Coletivo SOU, de Içara, às 20h30.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 22 de setembro de 2017 às 16:40
Compartilhar Comente

Semana da Pessoa com Deficiência inicia com diálogo com entidades da região

Semana da Pessoa com Deficiência inicia com diálogo com entidades da região
O evento tem como objetivo dar visibilidade a esta camada da população (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A 1ª Semana da Pessoa Com Deficiência e o 2º Encontro Intersetorial Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência iniciaram na noite desta quinta-feira (21/9) na Unesc com uma mesa de diálogo envolvendo representantes de entidades da região e profissionais de saúde. Os eventos seguem até 28 de setembro com diversas atividades no campus. Eles têm o objetivo de dar visibilidade à pessoa com deficiência e trazer temáticas diferenciadas ao debate, por meio de palestras, apresentações culturais e rodas de conversa. Prevenção de deficiências, educação inclusiva, gênero, sexualidade e deficiências, entre outros assuntos, serão discutidos durante os encontros.

Na abertura, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Criciúma, Cláudio Pacheco e o promotor da 8º Promotoria de Justiça da Comarca de Criciúma, Márcio Vieira abordaram o histórico da luta pelos direitos da pessoa com deficiência no Brasil e na região. Segundo Pacheco, as primeiras experiências em forma de associações ocorreu tendo o foco na prática esportiva e apenas na década de 80 é que surgiram as primeiras associações para lutar pelos direitos destas pessoas.

Os eventos são gratuitos e promovidos pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc, em parceria com o DIDH (Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), além de outros setores da Universidade.

Encontro para pensar melhorias

Segundo a coordenadora do CER, Lisiane Tuon, os temas que serão abordados ao longo dos eventos são importantes para a reflexão sobre assuntos que carecem de mais atenção. “Que bom que temos associações e entidades engajadas nesse debate. A Unesc sempre apoiou a inclusão em todos os espaços. A inclusão faz parte da política institucional da Universidade”, comentou.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, comentou que a Semana da Pessoa com Deficiência é uma oportunidade para que todos reflitam como podem, de seus lugares, tornar os espaços mais acessíveis para todos.

A abertura do evento contou ainda com a participação do secretário de Saúde de Maracajá, Diogo Copetti, da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Mira Dagostim, e da assistente social do CER, e representante do DIDH, Priscila Schacht Cardozo.

Manifesto

O primeiro dia da Semana foi marcado ainda pelo manifesto “É só um minutinho!”, que chamou a atenção dos motoristas que passaram pelo campus sobre as vagas de estacionamento destinadas às pessoas com deficiência.

Pacto pela Promoção do Respeito à Diversidade

A Semana da Pessoa com Deficiência da Unesc ainda será marcada pela assinatura do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos na terça-feira (26/9), às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse. O evento contará com a palestra “Gênero, Sexualidade e Deficiências”, da professora da UFSC e pesquisadora vinculada ao Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades do Departamento de Antropologia da UFSC e ao Núcleo de Estudos sobre Deficiência do Departamento de Psicologia da mesma universidade, Anahi Guedes Mello.

Segundo Priscila, do DIDH, além da Unesc aderir ao Pacto Universitário promovido pelo Ministério da Justiça e Direitos Humanos e pelo Ministério da Educação, a Universidade irá apresentar a comissão formada por alunos, professores, funcionários e gestores que vai pensar a apresentar ações relacionadas ao pacto a serem desenvolvidas pela Instituição nas esferas: ensino, pesquisa, extensão, gestão e comunidade.

A assinatura ocorrerá no dia em que o DIDH completa um ano de atividades na Unesc.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 21 de setembro de 2017 às 22:35
Compartilhar Comente

“O Lançador de Foguetes” marca a quarta do Festival de Teatro Revirado no campus

“O Lançador de Foguetes” marca a quarta do Festival de Teatro Revirado no campus
Peça foi encenada por grupo De Pernas Pro Ar (Fotos: Ulisses Job) Mais imagens

O Lançador de Foguetes” esteve na Unesc na tarde desta quarta-feira (20/9) para procurar o lugar ideal, que converge o espaço físico e a energia do público, elementos essenciais para a excelência de sua experiência científica. A bordo de seu triciclo recheado de elementos cênicos, ele calculou, na Praça do Estudante, os fenômenos físicos que poderiam interferir nesta jornada e utilizou malabares circenses e engenhocas astrológicas para medir as distâncias, calcular o vento, sentir as energias para lançar seus foguetes.

O relato acima diz respeito a mais uma atividade do Festival Nacional de Teatro Revirado, que ocorre desta segunda a sexta-feira (18 a 22/9) no campus. A peça “O Lançador de Foguetes”, do grupo De Pernas Pro Ar, de Caxias do Sul (RS) foi a atração do evento nesta quarta-feira na Unesc, ao lado da Oficina de Treinamento Acrobático com a professora argentina Cora Alfiz, do grupo La Caravana.

A peça foi acompanhada por estudantes do Colégio Unesc e por pessoas da comunidade. Os pacientes do CER (Centro Especializado em Reabilitação) também estão acompanhando as atividades do Festival de Teatro na Unesc.

Festival


A Unesc, por meio do CER, firmou uma parceria com o Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado para colaborar com a realização do evento que ocorre de 16 a 23 de setembro em 10 municípios da região Sul de Santa Catarina. No total, serão 48 apresentações, de 20 grupos de teatro de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba e ainda duas atrações da Argentina. O Festival é uma realização do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, que comemora 20 anos em 2017. Até esta sexta-feira (22/9), o campus receberá oficinas, mesas-redondas, debates e apresentações gratuitas do evento.

Programação no campus

Dia 21


20 horas – Sala de Dança – Das águas - Grupo: Cia Carona de Teatro - Blumenau – Santa Catarina

Dia 22

19h30 – Praça do Estudante - Família ZL
20 horas - Praça do Estudante - O desembarque - Grupo: Circo Pirata - Balneário Camboriú –Santa Catarina
20h30 - Praça do Estudante - Revés - Grupo: Coletivo SOU - Içara – Santa Catarina

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de setembro de 2017 às 21:18
Compartilhar Comente

Festival Nacional de Teatro Revirado inicia na Unesc

Festival Nacional de Teatro Revirado inicia na Unesc
“As Aventuras do Fusca a Vela” foi encenada no campus (Fotos: Ulisses Job e Antonio Rozeng) Mais imagens

A primeira noite na Unesc e terceira do Festival Nacional de Teatro Revirado iniciou com a apresentação do espetáculo “As Aventuras do Fusca a Vela”, do Grupo UEBA de Caxias do Sul (RS). Antes do espetáculo, foi aberta na sala Edi Balod, a Mostra Palhaços, do artista e professor da Unesc Sergio Honorato. As obras, feitas em aquarela, retratam palhaços catarinenses, e é uma homenagem aos 20 anos do grupo Cirquinho do Revirado.

Para o diretor UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) Marcelo Feldhaus, o Festival é um momento histórico para região. “É uma oportunidade única de atividade complementar para os alunos. É um momento histórico, que associa um grande evento em comemoração aos 20 do Cirquinho e marca a primeira turma do curso de teatro”, afirmou.

O professor Sergio Honorato explicou que a ideia das aquarelas surgiu num agradecimento ao ator e palhaço Fabiano Peruchi, onde retratou primeiro o palhaço Clovis. Depois de conversas com o próprio Fabiano, teve a ideia e recebeu material para confeccionar as demais obras.

As obras permanecem em exposição até o próximo dia 6 de outubro, das 14h às 21h, na sala Edi Balod.

Festival Nacional

Até esta sexta-feira (22/9), o campus receberá oficinas, mesas-redondas, debates e apresentações gratuitas do evento. 

A Unesc, por meio do CER (Centro Especializado em Reabilitação), firmou uma parceria com o Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado para colaborar com a realização do evento que ocorre de 16 a 23 de setembro em 10 municípios da região Sul de Santa Catarina. No total, serão 48 apresentações, de 20 grupos de teatro de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba e ainda duas atrações da Argentina. O Festival é uma realização do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, que comemora 20 anos em 2017.

*Com informações do assessor de imprensa do Cirquinho do Revirado, Antonio Rozeng

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 18 de setembro de 2017 às 23:11
Compartilhar Comente