Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Festival de Teatro Revirado inicia nesta segunda sua programação na Unesc

Festival de Teatro Revirado inicia nesta segunda sua programação na Unesc
A peça “As aventuras do Fusca a Vela” será encenada às 20 horas (Foto: Divulgação) Mais imagens

As cortinas do espetáculo irão se abrir nesta segunda-feira (18/9) na Unesc. Às 20 horas, a Praça do Estudante será palco da primeira apresentação do Festival Nacional de Teatro Revirado. Em cena, os atores do Grupo UEBA Produtos Notáveis, de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, com a peça “As aventuras do Fusca a Vela”. Até esta sexta-feira (22/9), o campus receberá oficinas, mesas-redondas, debates e apresentações gratuitas do evento.

A Unesc, por meio do CER (Centro Especializado em Reabilitação), firmou uma parceria com o Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado para colaborar com a realização do evento que ocorre de 16 a 23 de setembro em 10 municípios da região Sul de Santa Catarina. No total, serão 48 apresentações, de 20 grupos de teatro de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba e ainda duas atrações da Argentina. O Festival é uma realização do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, que comemora 20 anos em 2017.

A abertura do Festival ocorreu sábado (16/9) em Içara.

Locais de apresentação

O Festival será todo com atrações gratuitas, sendo apresentadas nos municípios de Forquilhinha, Maracaja, Jacinto Machado, Nova Veneza, Orleans, Criciúma, Siderópolis, Cocal do Sul, Balneário Rincão.

Sinopse do espetáculo desta segunda

O Grupo Ueba apresenta “As Aventuras do Fusca a Vela” através da releitura do clássico Moby Dick. O espetáculo se passa em torno de um ferro velho, onde dois personagens se encontram em uma situação singular, confundindo realidade com fantasia. O velho Ismael conta e experimenta sua história através do seu fusca, transformando o carro em uma embarcação, conduzindo o espectador a viajar com seus delírios, para ver de perto a fúria de uma vingança. O jovem Jonas, nome inspirado no profeta Jonas que foi engolido pela baleia, entra na história ao jogar uma bola contra o fusca e assim chamar a atenção do velho Ismael. Os dois partem em uma surpreendente aventura, com tubarões, sereias, tempestades e a caça movida pelo sentimento de vingança a baleia Moby Dick. Entre os efeitos especiais, destaque para sinalizadores, como fogos artificiais e formas incandescentes, além da chuva artificial e a utilização de um Drone, efeitos que que encantam a plateia e faz todos prenderem o fôlego.

Programação no campus da Unesc

Dia 19
14 horas – Sala de Dança - Oficina de Treinamento Acrobático - Professora Cora Alfiz - La Caravana - Argentina
15 horas – Praça do Estudante – Silêncio total, vem chegando um palhaço - Luiz Carlos Vasconcelos - João Pessoa – Paraíba
19 horas – Sala 1 do Bloco O – Mesa-redonda “A comicidade na cena” - Luiz Carlos Vasconcelos, Palhaço Biriba e Marcelo Pena

Dia 20
14 horas – Sala de Dança - Oficina de Treinamento Acrobático - Professora Cora Alfiz - La Caravana – Argentina
15 horas - Praça do Estudante - O Lançador de Foguetes - Grupo: De Pernas Pro Ar - Canoas – Rio Grande do Sul

Dia 21
20 horas – Sala de Dança – Das águas - Grupo: Cia Carona de Teatro - Blumenau – Santa Catarina

Dia 22
19h30 – Praça do Estudante - Família ZL
20 horas - Praça do Estudante - O desembarque - Grupo: Circo Pirata - Balneário Camboriú –Santa Catarina
20h30 - Praça do Estudante - Revés - Grupo: Coletivo SOU - Içara – Santa Catarina

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2017 às 13:58
Compartilhar Comente

Semana da Pessoa com Deficiência vai tratar sobre inclusão, diversidade e acessibilidade

Semana da Pessoa com Deficiência vai tratar sobre inclusão, diversidade e acessibilidade
Encontro ocorre a parti de quinta-feira na Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Com o intuito de dar visibilidade à pessoa com deficiência e trazer temáticas diferenciadas ao debate, a Unesc promove na próxima quinta-feira (21/9) a primeira edição da Semana da Pessoa Com Deficiência e 2º Encontro Intersetorial Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A programação conta com palestras, debates, apresentações culturais e rodas de conversa. O encontro é gratuito e promovido pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc, em parceria com o DIDH (Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), além de outros setor da Universidade.

Segundo a assistente social do CER, Priscila Schacht Cardozo, existem normas técnicas para a acessibilidade, as legislações que favorecem, no entanto, as barreiras do cotidiano separam as pessoas com deficiência do convívio em sociedade. “São atitudes que fortalecem a invisibilidade das pessoas com deficiência. De nada adianta termos as vagas de estacionamento reservadas essas pessoas se elas são utilizadas sem critérios, por exemplo. O maior desafio é mudar o pensamento das pessoas”, comentou.

Prevenção de deficiências, educação inclusiva, gênero, sexualidade e deficiências, entre outros assuntos, serão discutidos durante o encontro. “Estamos em um momento de discussão de superar o olhar de "um corpo que carrega uma lesão". Este corpo carrega uma história, prazeres, dores e alegrias. Ele precisa ser considerado para além de uma lesão. Precisamos pensar por exemplo a sexualidade de homens e de mulheres com deficiência, as relações inter-étinicas, as questões de gênero, entre outros temas”, comentou Priscila.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 14 de setembro de 2017 às 21:29
Compartilhar Comente

Atenção a pessoas com deficiência é tema de Roda de Conversa

Atenção a pessoas com deficiência é tema de Roda de Conversa
Encontro ocorre nesta quarta-feira e é promovido pelo CER (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os cuidados, a atenção e os preconceitos vividos por pessoas com deficiência vão ser assuntos de uma Roda de Conversa na Unesc. O encontro, promovido pelo CER II (Centro Especializado em Reabilitação), vai fomentar a troca de conhecimentos entre estudantes, profissionais da área de saúde, educação, assistência social e membros da comunidade. A reunião ocorrerá nesta quarta-feira (13/9), das 13 às 14 horas, na sala 17 do Bloco R1.

A segunda Roda de Conversa do semestre vai trazer assuntos como as discriminações vividas por pessoas com deficiência. Com o tema “Capacitismo: o que é, onde vive e como se reproduz?”, o encontro busca promover discussões e reflexões sobre as situações vividas pelo deficiente.

A participação é gratuita e não precisa de cadastro antecipado. O CER II atende cerca de 200 pessoas por mês na busca pela recuperação física e da autoestima do paciente.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 12 de setembro de 2017 às 15:20
Compartilhar Comente