Direito

Dia do Estagiário: Enquanto aprende, ele explora um novo mundo de oportunidades

Dia do Estagiário: Enquanto aprende, ele explora um novo mundo de oportunidades
Nesta sexta-feira é comemorado o dia de quem busca aprendizado (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Ah, aquele frio na barriga que dá no primeiro dia no mercado de trabalho, quando você está prestes a conhecer na prática a profissão que escolheu. O estagiário é muito mais do que buscar café ou fazer cópias. Ele contribui produtivamente em troca de conhecimento, buscando viver da melhor forma possível esta importante experiência. Nesta sexta-feira (18/8) é comemorado o dia dele. Então chama o estagiário para ler esta matéria com você.

Amor pelo que faz

O estagiário do Colégio Unesc Alexandre Pacheco, quer ajudar no aprendizado de outras pessoas e está vivendo um pouco deste sentimento durantes as aulas de Matemática. “Eu busco auxiliar os alunos com deficiência no aprendizado, o que é muito gratificante. Meu desejo é ser professor e estou vivendo aqui um pedacinho da prática, e reafirmando que é o que quero”, comentou o aluno da quarta fase de Licenciatura em Matemática.

Ele conta ainda sobre a satisfação do seu papel junto aos alunos. “Há dois meses estou aqui e trabalho com duas crianças. Ver elas apreendendo é uma grande recompensa, é o que nos move”, destacou.

Crescimento

Muitas vezes conciliar trabalho com a graduação pode ser cansativo, mas a recompensa vem. Os conhecimentos e a socialização com quem entende do assunto se tornam fundamentais para você crescer, na vida pessoal e profissional. Às vezes, as relações extrapolam âmbito profissional e criam-se amizades, uma interação que agrega ao conhecimento e proporciona uma melhor vivência no dia a dia.

A contribuição do estagiário reflete em todo o processo. Normalmente ele recebe aquelas missões que destravam, que vão otimizar o trabalho de outras pessoas, facilitando assim o trabalho de todos. É uma contribuição que se percebe ao final, nos resultados.

Um exemplo disso é o estagiário Lucas Nunes, acadêmico do curso de Direito, que está aproveitando a possibilidade de aprender e contribuir com o CPJ (Centro de Práticas Jurídicas) da Universidade. “O estágio contribui para o setor e para meu conhecimento. Aqui auxilio, faço agendamentos e tenho a vivência da área, me preparando melhor para o futuro, principalmente por ainda estar na primeira fase da graduação. É uma oportunidade de crescimento e me sinto peça importante aqui”, afirma Nunes.

Para aproveitar ao máximo

O assistente de web do Secom (Setor de Comunicação Integrada) da Unesc, Guilherme Possenti, é aluno do curso de Ciência da Computação e iniciou como estagiário na Universidade. Após um ano e dez meses ele foi efetivado, e hoje, já faz parte do quadro de funcionários da Instituição há um ano e dois meses. Para ele, a melhor forma de aproveitar o estágio é aprender com a experiência dos colegas. “O estágio pode e deve ser visto como uma oportunidade de aprendizado. É o momento em que podemos usufruir da experiência e conhecimentos dos colegas de trabalho que estão ali, muitas vezes ampliando até novas áreas. É o melhor jeito de se preparar para a futura área de atuação profissional. O conhecimento está ali, é só ir buscar”, destaca.

Um processo de amadurecimento e conhecimento


Na Unesc, os estudantes ocupam 2.207 vagas de estágios e contribuem em aproximadamente 500 empresas e instituições da região. Além disso, a Universidade dá 71 oportunidades de trocas de conhecimentos aos seus acadêmicos no campus. “É a preparação para a etapa profissional da vida do estudante. O estágio pode ser entendido como o período de focar na prática e estimular os conhecimentos adquiridos no ambiente de ensino. É a oportunidade de familiarizar o acadêmico com o meio de trabalho, contribuindo assim para sua formação profissional e pessoal”, ressalta a coordenadora do Setor de Estágios e Empregabilidade da Unesc, Camila Casagrande Preve.

*A matéria especial para homenagear os estagiários foi feita por quem entende do assunto. O Leonardo Ferreira é estudante de Jornalismo da Satc e estagiário do Secom. Parabéns ao Léo e a todos os estagiários!

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 18 de agosto de 2017 às 14:25
Compartilhar Comente

Dia do Estudante: o amor ao saber ultrapassa barreiras

Dia do Estudante: o amor ao saber ultrapassa barreiras
Para comemorar, Colégio Unesc realizou uma gincana nesta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Dia do Estudante foi comemorado nesta terça-feira (11/8) com muitas brincadeiras, atividades e interação pelo Colégio Unesc. Pela manhã e pela tarde, os alunos participaram da 2ª Olimpíada Cultural, com tarefas como arrecadação de alimentos e materiais de higiene, a serem doados para uma instituição de caridade, Quiz Cultural e “Caça ao Tesouro”.

Entre a confecção de um brinquedo com material reaproveitado e a preparação para a Gincana, Eduardo Rodrigues Valcarenghi, de 9 anos, comentou sobre a importância da Educação na vida das pessoas. “Estudar é algo que precisa fazer parte da vida de qualquer pessoa. Eu gosto muito e quero trabalhar com TI (Tecnologia da Informação), já que fui criado no meio de equipamentos de tecnologia”, afirma.

Sem idade para aprender...


Boa parte das pessoas já deve ter ouvido em algum momento da vida a frase “nunca é tarde para aprender”. E Irene Bolan Marcellino, de Criciúma, não só ouviu, mas a colocou em prática. Aos 69 anos, está quase concluindo a terceira graduação e tem ainda três pós no currículo. “Eu adoro estudar. Estar em contato com pessoas de outras gerações, socializar, questionar e buscar o conhecimento são coisas que nunca me cansam”, afirma.

A estudante da oitava fase do curso de Direito da Unesc, é formada em Pedagogia e Tecnologia em Gestão de Pessoas e possui pós-graduação em Administração e Segurança de Saúde; Administração Escolar e Orientação e Gestão Escolar. Filha de mãe analfabeta e de pai com poucos anos de estudo, dona Irene cresceu vendo o pai ler jornais e a mãe, mesmo sem saber ler e escrever, incentivando os dez filhos a estudarem.

E o gosto pelo saber, dona Irene ensinou para os filhos – e até para o marido. “Meu marido era caminhoneiro e se formou em Educação Física. Meu filho é dentista e minha filha, médica. Aqui em casa todo mundo gosta de aprender”, conta. Dona Irene é tão apaixonada pelos livros e pela socialização do conhecimento, que mesmo no período que estava em tratamento de um câncer – vencido há cinco anos – ela não parou de frequentar as aulas de Direito. “Todas as turmas pelas quais passei tive muito apoio dos professores e dos colegas. E esse carinho me ajudou muito”, comenta.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de agosto de 2015 às 18:17
Compartilhar Comente