Direito

Unesc e Justiça do Trabalho dialogam sobre Programa Trabalho Seguro

Unesc e Justiça do Trabalho dialogam sobre Programa Trabalho Seguro
Reitora da Unesc recebeu a visita do juiz do Trabalho Ricardo Jahn (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A Unesc recebeu, na tarde desta quarta-feira (29/8), a visita do Juiz do Trabalho, Ricardo Jahn. O encontro com a reitora, Luciane Ceretta, teve o objetivo de ampliar as relações da Universidade com a Justiça do Trabalho através do Programa Trabalho Seguro.

Além disso, o juiz propôs à reitora a oportunidade de as entidades organizarem juntos o evento do Programa Trabalho Seguro, que é um Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, no qual Jahn é o gestor.

A coordenadora adjunta do curso de Direito, Márcia Piazza, e o coordenador adjunto do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), Reginaldo Vieira, e a chefe de gabinete da reitoria da Unesc, Gisele Coelho Lopes, participaram do encontro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de agosto de 2018 às 17:26
Compartilhar Comente

Professora da Unesc ministra palestra na OAB Criciúma

Professora da Unesc ministra palestra na OAB Criciúma
Márcia Piazza esteve ao lado do professor da ESA Julio Muller (Foto: Ápice Comunicação) Mais imagens

Profissionais e alunos de Direito da região participaram nesta terça-feira (28/8), de um evento na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Criciúma, sobre a celeridade dos trâmites processuais. Na palestra, a coordenadora adjunta do curso de Direito da Unesc, Márcia Piazza, apresentou o trabalho realizado pela Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem e o professor da ESA (Escola Superior de Advocacia), Julio Muller, abordou a forma como a Justiça pode se enquadrar ao mundo digital e instantâneo.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da OAB Subseção Criciúma, Fábio Jeremias ressaltou a importância e a presença dos advogados na solução extrajudicial dos litígios. “O advogado deve se adaptar a esta nova tendência e buscar o aprimoramento profissional para oferecer ao cliente a opção da conciliação e, a OAB vai fomentar a atuação profissional na solução extrajudicial”, afirmou o presidente.

Na era da inteligência artificial, Muller promoveu uma reflexão: “O que o futuro nos reserva passa por uma revolução digital”. A partir disso, o profissional apresentou quatro tópicos: a litigiosidade, a tecnologia, o novo Código de Processo Civil (CPC) e o sistema multiportas do qual envolve a mediação, a conciliação e a arbitragem. “Quantas causas poderiam ser evitadas com a mediação, por exemplo, ou mesmo prazos menores”, exemplificou.

Com base na temática, Márcia finalizou o evento detalhando como a Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem. Ela tem como objetivo promover a resolução de conflitos com o emprego de métodos de forma simplificada, que são menos onerosos para ambas as partes e têm se consolidado como alternativa eficaz, rápida e sigilosa para solucionar diversas causas.

"Somente vai sobreviver o que melhor se adaptar aos novos tempos e às novas tecnologias. Desde os bancos das universidades, nós aprendemos a litigar e não a solucionar os conflitos. Independente da causa, seja ela simples ou complexa, nós a iniciamos com litígio. É preciso mudar a postura, evitar litígios desnecessários, evitar buscar a posição de adversário e focar na solução do problema", afirma a professora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de agosto de 2018 às 17:02
Compartilhar Comente

Nuped discute o papel do mundo cibernético nos movimentos sociais da atualidade

Nuped discute o papel do mundo cibernético nos movimentos sociais da atualidade
Diálogo foi realizado sob comando dos professores Ismael Gonçalves Alves e Reginaldo de Souza Vieira (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito) em parceria com o PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), com o apoio do LADSSC (Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva), realizou, na tarde de terça-feira (29/8) um encontro para diálogo com o professor doutor Ismael Francisco de Souza.  Conforme o coordenador do Nuped, Reginaldo de Souza Vieira, este foi o primeiro encontro semestral de uma série de outras ações que serão realizadas em parceria com pesquisadores da Universidade e outras instituições de ensino superior com a intenção de discutir temáticas vinculadas ao Estado, à Política, ao Direito, às políticas públicas, à democracia, aos movimentos sociais e à cidadania.

Nesta atividade os professores Ismael e Reginaldo levantaram a discussão sobre o papel do mundo cibernético nos movimentos sociais na atualidade. “O debate perpassou as questões sobre cidadania, democracia e a ressignificação das novas manifestações referentes aos movimentos sociais, principalmente dos últimos anos”, comentou o coordenador. Para ele, o resultado do primeiro encontro foi satisfatório. “Ele teve ótimo impacto e uma boa discussão, sendo formado por mestrandos Direito, egressos da Unesc e alunos de iniciação científica da instituição”, completou.

Próximas atividades

Dentro do calendário do Núcleo já constam três novos encontros para os meses de setembro e outubro. De acordo com Reginaldo, no dia 4 de setembro será realizado o 3º Workshop em Estado, Política e Direito no Auditório Edson Rodrigues, às 9h. O evento contará com a participação do professor José Isaac Pilati, do PPGD da UFSC.

Já no dia 18 de setembro a Unesc receberá o 4º Workshop, desta vez com a temática Políticas Públicas. O encontro terá discussão com o professor doutor João Pedro Schmidt, do PPGD da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul).

Por fim, no dia 30 de outubro a Universidade receberá ainda a professora doutora Caroline Müller, também do PPGD da Unisc, para um debate sobre Controle de Políticas Públicas.

Mais informações sobre o trabalho do Núcleo e os eventos preparados podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-4548 ou pelo e-mail nuped@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de agosto de 2018 às 16:42
Compartilhar Comente

Trabalho de professor do curso de Direito da Unesc é reconhecido nacionalmente

Trabalho de professor do curso de Direito da Unesc é reconhecido nacionalmente
Professor Marcírio Bitencourt teve seu escritório de advocacia premiado (Foto: Divulgação) Mais imagens

O professor do curso de Direito da Unesc Marcírio Colle Bitencourt, teve o trabalho reconhecido pela Ancec (Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação) e recebeu, em nome do escritório Rodrigues e Bitencourt, do qual é sócio, o Prêmio Nacional de Advocacia e Justiça 2018.

A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu no fim de semana no Rio de Janeiro e reuniu convidados de todo o Brasil. A Ancec tem como associados empresários, autoridades, advogados, artistas, esportistas e jornalistas e reconhece empresários, empresas e juristas que se destacam na aplicação do empreendedorismo e pela excelência dos serviços e prestados.

Segundo o professor da Unesc, o reconhecimento foi uma surpresa, uma vez que a participação no prêmio se deu por indicação da própria agência. “O nosso escritório foi apontado pela Ancec, que realiza uma pesquisa em todo o território nacional para avaliar possíveis candidatos. Pontos como número de processos e clientes foram analisados. Nos surpreendemos com o prêmio e ficamos muito felizes. Atuamos com Direito Previdenciário e nosso trabalho acaba tendo impacto na comunidade. Com esse reconhecimento nacional a nossa responsabilidade em prestar bons serviços aumentou ainda mais”, comenta Bitencourt.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de agosto de 2018 às 13:41
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão arrecada livros para biblioteca do Presídio Santa Augusta

Projeto de Extensão arrecada livros para biblioteca do Presídio Santa Augusta
Ação é realizada em parceria entre os cursos de Letras e Direito (Foto: Divulgação) Mais imagens

Por meio do projeto “Leitura Literária com Detentos: uma contribuição para a cidadania”, a Unesc está arrecadando livros de literatura. O foco é conseguir a doação de títulos de crônica, conto, romance, novela, biografias, entre outros, que serão destinados à biblioteca do Presídio Santa Augusta. A ação conta com apoio dos cursos de Letras e Direito e faz parte do Programa de Extensão Território Paulo Freire da Universidade.

Conforme a professora doutora Cibele Beirith Freitas, uma das organizadoras da ação, os interessados em colaborar podem entregar as doações no curso de Letras, bloco E, sala 2, de segundas às sextas-feiras, das 13h às 22h.  “Toda a ajuda será muito bem recebida. É importante lembrar ainda que os livros doados não podem conter capa dura e nem espiral”, completou.

Também participam do projeto, que ainda está em fase inicial, os professores Richarles Souza de Carvalho, do Curso de Letras, e Janete Triches, do Curso de Direito.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 28 de agosto de 2018 às 15:09
Compartilhar Comente