Direito

Mestrado em Direito inicia processo de internacionalização

Mestrado em Direito inicia processo de internacionalização
Programa receberá disciplina especial em espanhol (Fotos: Janine Limas) Mais imagens

O PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc deu início ao seu processo de internacionalização. O Mestrado receberá uma disciplina especial em espanhol intitulada “Derechos Humanos, Pensamiento Crítico y Constitucionalismo Latinoamericano” (Direitos Humanos, Pensamento Crítico e Constitucionalismo Latino-americano), e na noite desta terça-feira (19/6), realizou a primeira aula da disciplina, com a participação do professor doutor visitante da Universidade de Sevilla da Espanha, David Sanchez Rubio.

A disciplina é organizada pelo coordenador do programa, Antônio Carlos Wolkmer, com o auxílio do professor Lucas Machado Fagundes. Além de Rubio, a disciplina também receberá como visitantes o professor doutor Alejandro Rosillo Martinez, da Universidade Autónoma de San Luis de Potosí, do México e também do professor doutor Alejandro Medici, da Universidad Nacional de La Plata, da Argentina.

O coordenador do PPGD destacou a qualidade profissional e humana de Rubio. “Ele é autor de grandes obras, como “Fazendo e desfazendo Direitos Humanos” e “Encantos e desencantos dos Direitos Humanos: de emancipações, libertações e dominações””, comentou.

O vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, destacou a história da implementação do mestrado na Universidade. “O programa é uma utopia que se concretiza, principalmente em uma Universidade comunitária que essa semana celebra os seus 50 anos”. 

O evento também contou com a presença do coordenador do curso de Direito, João Carlos Rodrigues Medeiros Júnior, do vice coordenador do PPGD, Reginaldo de Souza Vieira.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de junho de 2018 às 17:36
Compartilhar Comente

Curso de Direito da Unesc apresenta bom desempenho em exame da OAB

Curso de Direito da Unesc apresenta bom desempenho em exame da OAB
Universidade liderou o ranking regional com a melhor média (Foto: Divulgação) Mais imagens

O empenho de alunos e egressos da Unesc, juntamente com o curso de Direito da Universidade, gerou bons frutos. O resultado do 24ª exame da OAB (Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil) foi divulgado no início deste mês e mostrou que a Unesc superou as expectativas e liderou o ranking com a melhor colocação no nível de aprovações entre as Instituições de Ensino Superior da região e ficou em sexto lugar entre as Universidades não estatais. O resultado desta edição também atingiu a melhor pontuação da Unesc entre as suas provas anteriores.

Os dados são do Conselho Federal da OAB e a Universidade liderou a média regional com 41,51% de aprovação dos alunos entre as Instituições da região. Já as demais instituições seguiram a lista com 36,99%, 35,14%, 24,53%, 23,88% e 20,31% de aprovações no exame.

O bom desempenho é reflexo do estudo e empenho dos alunos e professores da Universidade. De acordo com o coordenador de Direito, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, o curso tem focado na preparação dos alunos para o exame. “Estamos fazendo aulas temáticas específicas com os assuntos abordados nos exames e também temos acompanhados os alunos nos dias da prova, para dar as últimas dicas, acalmá-los e dar apoio”, afirma.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de junho de 2018 às 16:54
Compartilhar Comente

Estudantes de Direito da Unesc participam de Júri Simulado no Fórum da Comarca de Criciúma

Estudantes de Direito da Unesc participam de Júri Simulado no Fórum da Comarca de Criciúma
Participantes atuaram em um julgamento real de um caso já arquivado (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os alunos de Direito da Unesc estimularam os aprendizados obtidos na sala de aula durante um Júri Simulado, no Plenário do Fórum da Comarca de Criciúma. A visita ocorreu na última sexta-feira (8/6) em atividade das disciplinas Tribunal do Júri e Teoria Geral do Processo, ministradas pelos professores Leandro Alfredo da Rosa e Maurício Filo.

Durante o encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de participar do julgamento real de um caso já arquivado. O exercício contou com a atuação dos alunos como promotores, interpretados por Felipe Feltrin e Letícia Boaroli Back, e como advogados, André Goulart e Vitória Soares.

O julgamento foi acompanhado pelo coordenador do Curso, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de junho de 2018 às 18:01
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Direito realizam visita técnica ao Parque Nacional de Aparados da Serra

Acadêmicos de Direito realizam visita técnica ao Parque Nacional de Aparados da Serra
Viagem faz parte da disciplina de Direito Ambiental (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos do curso de Direto da Unesc realizaram uma visita técnica aos Cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul no Rio Grande do Sul, neste sábado (9/6). O Parque é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza, localizada na serra gaúcha.

A visita foi organizada pelo professor Aldo Fernando Assunção e pela acadêmica Brenda Serafim Carvalho, e fez parte da disciplina de Direito Ambiental. Ao todo, 15 alunos da 10ª fase participaram do passeio. O objetivo foi de conhecer como funciona o parque e como é administrado. 

O Parque comporta trilhas, cânions e quedas de água. O Cânion do Itaimbezinho, visitado pelos acadêmicos, é o mais conhecido do parque e um dos maiores do Brasil. A extensão é de aproximadamente de 5.800 metros, largura de 2 mil metros e as paredes têm altura de 720 metros.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de junho de 2018 às 14:30
Compartilhar Comente

Professores de Direito da Unesc recepcionam candidatos à OAB antes do exame

Professores de Direito da Unesc recepcionam candidatos à OAB antes do exame
Segunda etapa da prova ocorreu na Unesc neste domingo (10/6) (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os candidatos à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) foram recepcionados pelos professores de Direito da Unesc antes do exame. A ação faz parte da preparação promovida pelo curso e oportuniza um último contato com os docentes, que entregam água, canetas, barras de cereais e aproveitam o momento para sanar dúvidas. A 2ª etapa da prova ocorreu neste domingo (10/6) no campus da Universidade e reuniu mais de 260 candidatos.

O coordenador do curso, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, destacou o momento e explica que o objetivo é acolher os estudantes antes desta importante etapa. “Foram cinco anos de empenho e dedicação aos estudos e agora eles estão aqui, em um dos dias mais decisivos de suas carreiras. Quando chegam neste espaço montado pelo curso eles podem conversar entre si, com os professores, deixarem a tensão de lado e até tirar a selfie da sorte, uma brincadeira que vem se tornando tradição antes do exame e torna o momento mais relaxante”, afirmou o coordenador.

Preparação

Além da recepção, o curso, em parceria com o Centro Acadêmico, promoveu aulões, palestras e rodas de conversa para potencializaram os estudos. “Buscamos proporcionar a melhor preparação possível e incentiva-los a cada passo dentro da Universidade, para que quando este momento chegar eles se sintam preparados”, ressaltou o presidente do Centro Acadêmico, marcos Meller.

Resultados

A recém-formada Flavia Amboni afirma que os momentos de preparação trazem confiança para vencer o nervosismo. “Já fiz algumas provas de teste antes, mas agora como formada o frio na barriga é ainda maior. Por outro lado, me sinto preparada. É impossível saber tudo, mas estudamos muito durante o curso e a preparação específica, sei que posso passar”, afirmou.

A prova

O exame é dividido em duas etapas. Na primeira, com 80 questões objetivas de múltipla escolha em 17 disciplinas, o examinando deve alcançar o percentual mínimo de 50% de acertos. Só assim estará apto para realizar a segunda etapa, que consiste na elaboração de uma peça prático-profissional dirigida especificamente para a sua área de atuação futura. Podem realizar o exame todos os estudantes que estejam cursando no mínimo a nona fase do curso de Direito ou os já formados.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 10 de junho de 2018 às 13:37
Compartilhar Comente