Ciências Biológicas - Bacharelado

Professor representará a Unesc no Seminário Internacional Apheleia

Mais informações: https://noticias.unesc.net/geral/2024/03/13/professor-representara-a-unesc-no-seminario-internacional-apheleia/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de março de 2024 às 13:44
Compartilhar Comente

Aula prática de campo - TAMAR - 2019/1

No último dia 21 de abril, alunos do curso de graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) da Universidade do Extremo Sul Catarinense realizaram visita técnica ao Projeto TAMAR de Florianópolis. A atividade fez parte das disciplinas de Zoologia de Chordata e de Evolução, as quais são ministradas pelos professores Dr. Fernando Carvalho e MSc. Mainara Figueiredo Cascaes, respectivamente.

Durante a visita os acadêmicos receberam informações das atividades desenvolvidas pelo Projeto, assim como, sobre características biológicas, ecológicas e evolutivas das tartarugas. Também houve uma visita ao espaço destinado a recuperação dos animais que são resgatados e levados até o projeto, onde foi possível observar os diferentes procedimentos adotados com os animais, assim como, forma de manejo deste grupo.

Propiciar aos acadêmicos contato direto com o objeto de estudo trabalhado em sala favorece o aprendizado, assim como, desperta o interesse pelos diferentes grupos. Além disso, a partir destas visitas técnicas os acadêmicos acabam ampliando a percepção sobre a atuação do Biólogo nas diferentes áreas de formação. Isso pode contribuir no direcionamento da atuação futura que estes alunos irão desenvolver.  

Mais informações: Aula prática de campo - TAMAR - 2019/1

Por: Tereza Gregório 26 de junho de 2019 às 13:22
Compartilhar Comente

Ações Comunitárias em Araranguá - 2019/1

Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da UNESC estiveram presentes nesta terça-feira (2/4) na praça central de Araranguá, em alusão ao aniversario da cidade.

Com o intuito de promover uma sensibilização ambiental e uma integração com a comunidade, foram apresentados experimentos e materiais expositivos. O tema da importância das matas ciliares foi abordado de forma lúdica, sendo assim associado ao Rio Araranguá e sua conservação.  A exposição de animais mostrou a diversidade de espécies na região e seu papel ecológico. Ao explicar o estudo das plantas feito pelo Herbário Pe. Dr. Raulino Reitz, foi usado como exemplo o chá de erva-cidreira (Melissa officinalis L.), relacionando os conhecimentos populares com os científicos.

A ação foi promovida pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da UNESC.

Por: Tereza Gregório 04 de abril de 2019 às 13:57
Compartilhar Comente

O Dia Mundial da Água/2019

Na última sexta-feira, 22/03, foi comemorado o Dia Mundial da Água, um dia para ressaltar a sua importância para a vida das espécies e, claro, refletir sobre a preservação deste bem. Durante toda a manhã e tarde do dia 22, na Praça Nereu Ramos, alunos do curso de Ciências Biológicas da UNESC estiverem presentes no projeto realizado pela Fundação do Meio Ambiente de Criciúma, mobilizando e sensibilizando alunos e a comunidade presente sobre a conservação da água.

O projeto contou com diversas etapas que abordaram a influência do homem na poluição dos recursos hídricos e o que devemos fazer para preservá-la. A atividade foi projetada em um circuito que iniciou com uma sereia habitando um rio, mostrando como a interferência humana contribuiu e tanto para a degradação das matas ciliares e para a poluição. Em seguida, a “Pesca em 2050”, abordava de forma dinâmica a pesca de lixos no oceano, conscientizando sobre o futuro que podemos evitar. As demais atividades ressaltaram a quantidade de água que utilizamos na nossa rotina e que pode ser evitada, abordando formas de reaproveitamento da água da chuva e também redução do consumo. Por fim, o circuito encerrava com a relação da vegetação com a preservação da água, distribuindo sementes de girassóis plantadas e disponibilizando um espaço para fotos, desenhos e frases sobre a importância da água.

Projetos de educação ambiental são de extrema pertinência, principalmente quando abordam crianças, que são o futuro e podem crescer com uma nova mentalidade, de que a preservação dos bens naturais deve estar em primeiro lugar.

Por: Tereza Gregório 28 de março de 2019 às 17:20
Compartilhar Comente