Ciências Biológicas - Bacharelado

Fórum do Rio Mãe Luzia realiza atividades em Nova Veneza

Fórum do Rio Mãe Luzia realiza atividades em Nova Veneza
Ação Verde realizou o plantio de mudas nativas em área de preservação (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia, juntamente com a Unesc, realizou, na última segunda-feira (3/12), a atividade de educação ambiental “Ação Verde”, com a escola Abílio César Borges, de Nova Veneza.

No evento, foi realizado o plantio de mudas nativas em uma Área de Preservação Permanente do Rio Mãe Luzia, em Nova Veneza. Participaram do plantio a turma do 2° ano do Ensino Médio da escola.

A ação foi realizada em conjunto com a Fundave (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Nova Veneza), com as Câmaras de Vereadores de Nova Veneza, Siderópolis, Forquilhinha, Maracajá, Araranguá, Criciúma, Treviso e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá.

O prefeito em exercício de Nova Veneza, vereador Eloir Minatto; a Presidente do Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia e professora da Unesc, Miriam da Conceição Martins; Presidente da Fundave, Juliano Dal Molin; acadêmicos Lia Nascimento e Carlos Henrique Marcello; e a Técnica de Laboratório e professora da Unesc, Zenaide Pais Topanotti, participaram da atividade.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 05 de dezembro de 2018 às 17:10
Compartilhar Comente

Professores do PPGCA participam da conclusão do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca

Professores do PPGCA participam da conclusão do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca
Plano está em processo de construção desde 2015 (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os professores do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) Carlyle Torres Bezerra de Menezes e Robson dos Santos, dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciências Biológicas respectivamente, estão participando da etapa final de elaboração do Plano de Manejo da APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca.

Nesta quarta-feira (3/10) ocorreu, na sede do Ifsc (Instituto Federal de Santa Catarina) de Garopaba, a reunião plenária da APA, que corresponde a etapa final da elaboração do Plano de Manejo. O Plano vem sendo construído, desde 2015, de forma participativa e com a presença dos diversos setores da sociedade que integram o seu território. Neste processo, ocorreram diversas oficinas setoriais com a participação dos diversos seguimentos da sociedade, culminando com esta etapa final de planejamento.

A reunião é uma continuidade das plenárias, ocorridas ao longo da última quinta e sexta-feira (27/9 e 28/9). Nas reuniões anteriores foram debatidas propostas de ordenamento territorial para a área da APA, a partir das contribuições ocorridas ao longo de mais de três anos, com a realização de oficinas setoriais, de planejamento participativo, grupos de trabalhos e plenárias.

Conforme Menezes, nesta última etapa estão sendo debatidas as propostas de alterações, complementações, exclusões e inclusões de zonas, normas e objetivos. “Estas etapas estão sendo o coroamento de um intenso processo de construção, de forma participativa, do plano de manejo desta unidade inserida na categoria de uso sustentável”, comenta.

Após esta etapa final, com a aprovação em plenária do Plano de Manejo, o texto seguirá para o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), em Brasília, para uma última revisão do ponto de vista jurídico, seguida da sua publicação. Após o processo, será constituído um importante instrumento de gestão e zoneamento econômico-ecológico para o território da APA da Baleia Franca, maior unidade de conservação marinho-costeira de uso sustentável na região Centro-Sul de Santa Catarina.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 03 de outubro de 2018 às 19:18
Compartilhar Comente

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico. Os estudantes selecionados são submetidos a um novo processo seletivo na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc, no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Debate sobre o papel do biólogo abre a Semana Acadêmica de Ciências Biológicas

Debate sobre o papel do biólogo abre a Semana Acadêmica de Ciências Biológicas
Evento ocorre até quinta-feira (6/9) (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O papel do biólogo no desenvolvimento sustentável e na educação ambiental foram pauta no primeiro encontro da Sacib (Semana Acadêmica de Ciências Biológicas). O minicurso, ministrado pela bióloga Camila Demo Adriano, abriu a programação do evento nesta segunda-feira (3/9). A Semana se encerra na quinta-feira (6/9).

Durante a conversa, Camila explorou assuntos como exemplos sustentáveis, educação ambiental e reaproveitamento de materiais já utilizados. “Quando analisamos o lixo que produzimos constatamos que apenas 10% deste material é, de fato, rejeito não reutilizável.  São exemplos como este que nos fazem pensar em como podemos minimizar nosso impacto na natureza”, afirma Camila.

A bióloga também explica que apesar das tentativas existe uma grande dificuldade para reverter a situação do planeta. “Me questiono se conseguiremos nos recuperar e como faremos isto. O que sei é que esta iniciativa não deve ser apenas o papel do biólogo, mas também do advogado, do médico, do enfermeiro e de todos que aqui vivem”, frisa a ministrante.

Cuidar do planeta

Apesar das dificuldades levantadas no encontro, a estudante do segundo semestre de Ciências Biológicas Maria Eduarda de Azevedo já sabe por onde começar. “O primeiro passo é mudar dentro de casa. Temos que reavaliar como fazemos, cuidar do meio ambiente e ser consciente em nossas decisões”, pede Maria.

Ela também destaca que outro fator importante é cuidar de seus próprios atos. “Faça sua parte. Comece a mudança sendo exemplo, assim vamos conseguir evoluir”, frisa a estudante.

Programação

Durante os quatro dias de Semana Acadêmica os estudantes podem participar de pelo menos 13 oportunidades de trocas de conhecimentos. O evento contará ainda com o debate de temáticas como toxicologia ambiental, fauna, biologia molecular, ecologia e conservação. Saiba mais clicando aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 03 de setembro de 2018 às 16:26
Compartilhar Comente

Representantes da Unesc contribuem em evento internacional sobre direitos indígenas

Representantes da Unesc contribuem em evento internacional sobre direitos indígenas
Foram três dias de conhecimentos compartilhados em Belém no Pará (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um grupo da Unesc esteve reunido com pesquisadores de todo o mundo para fomentar ideias e reflexões sobre os direitos dos povos indígenas e a conservação de suas tradições. Os professores Carlyle Bezerra de Menezes e Viviane Kraieski, a acadêmica de Ciências Biológicas Giovana Cadorin e as egressas Kátia Mara Batista e Andréa Gimenes participaram do 16º Congresso Internacional de Etnobiologia e do 12º Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, que ocorreram em Belém, no Pará, de terça a sexta-feira (7 a 10/8).

Durante os eventos, os representantes da Unesc compartilharam conhecimentos e resultados de pesquisas obtidos na Universidade. A estudante Giovana apresentou o trabalho “Manejo Vegetal por povos Guarani no Extremo Sul Catarinense”. A pesquisa foi elaborada por ela e pelos professores e alunos Francisco Silva Noelli, Juliano Bitencourt Campos, Marcos Pereira Santos, Diego Dias Pavei, Vanilde Citadini Zanetti e Renato Colares.

A estudante também apresentou o pôster “Arqueobotânica Guarani No Extremo Sul Catarinense”, de sua autoria e dos pesquisadores Francisco Silva Noelli, Juliano Bitencourt Campos, Marcos Pereira Santos, Diego Dias Pavei.

Menezes, Viviane e a egressa Andréa também realizaram uma apresentação de pôster. Eles compartilharam os resultados do estudo “Quintal: Um Universo de Aroma, Saúde e Bem-Estar”, que também foi escrito pela professora Vanilde Citadini Zanetti.

Já a egressa Kátia compartilhou em pôster os resultados do trabalho “Saberes tradicionais do povo Mbya Guarani como cultura de referência: Contribuição teórica à sociobiodiversidade e à sustentabilidade ambiental”, elaborado em conjunto com os pesquisadores Vanilde Citadini Zanetti, Geraldo Milioli.

Em Belém, a acadêmica Giovana Cadorin representou o Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz); os professores Carlyle Menezes e Viviane Kraieski representaram o Laboratório de Gestão Integrada de Ambientes Costeiros, e as egressas Kátia Mara Batista e Andréa Gimenes levaram o nome do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 10 de agosto de 2018 às 15:52
Compartilhar Comente