Ciências Biológicas - Bacharelado

Conquistas para guardar na memória

Conquistas para guardar na memória
Noite de Colação de Grau especial celebrou o término da graduação de 73 alunos da Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Ao receber o sonhado diploma do curso de Geografia, na noite desta terça-feira (23/7) na Unesc, Rosileia Eliza Nunes Lima, de 46 anos, olhou para o céu e não titubeou ao gritar “Glória a Deus” ainda no palco do Auditório Ruy Hülse. O agradecimento, feito em alto e bom som diante de todos os presentes que lotaram o auditório, representou a conquista especial em sua vida e na vida dos outros 72 acadêmicos que tornaram-se graduados na cerimônia especial de Colação de Grau especial em gabinete de oito cursos da Universidade.

Diante dos seus convidados, amigos, pais, e familiares, os 73 formandos, divididos entre os cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Direito, voltaram para a casa com mais uma vitória em suas vidas. Eles receberam seus diplomas das mãos dos coordenadores de seus cursos ou seus representantes e tiveram a outorga do grau feita pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, condutora da cerimônia.

Ao final da celebração, Rosileia foi recebida com um presente especial da mãe e o abraço caloroso de filhos, netos e da irmã, todos extasiados com a conquista especial dividida com a família. Estar realizando esse sonho, conforme ela, parece ainda inacreditável. “Só com a presença de Deus mesmo para eu estar vencendo. Eu comecei a estudar após 18 anos do término do meu magistério. Ouvi que a Unesc tinha inscrições abertas para bolsas, vim ver se me aceitavam e hoje estou aqui graças a isso”, afirmou emocionada a nova licenciada em Geografia que pretende lecionar assim que possível e passar adiante tudo aqui que aprendeu na Universidade.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de julho de 2019 às 21:38
Compartilhar Comente

Museu de Zoologia participa do 5º Fórum Catarinense de Museus

O Museu de Zoologia Prof. Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc apresentarou nesta quarta- feira (17/07) seus relatos de experiência em educação em Museus, no 5º Fórum Catarinense de Museus (FCM). O evento é organizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), tendo na atual edição a parceria da Fundação Lagunense de Cultura. O Fórum é o maior evento do setor de museus em Santa Catarina, reunindo profissionais de museus, gestores públicos de cultura, educação, estudantes e interessados na discussão sobre patrimônio museal e a sua relação com a sociedade.

O evento aconteceu de 15 a 17 de julho, na cidade de Laguna, com o objetivo de ampliar o diálogo entre os museus, seus profissionais e demais membros da sociedade civil interessados na área. A programação faz parte, ainda, das atividades comemorativas dos 40 anos da FCC. O Museu de Zoologia apresentou uma de suas ações educativas desenvolvidas junto à comunidade escolar intitulada “Assembleia dos Bichos”, já premiada nacionalmente com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2016. A Assembleia dos Bichos foi concebida pelo Museu de Zoologia para dar voz aos animais que fazem parte de seu acervo e promover reflexões sobre os principais impactos ambientais responsáveis pela perda de nossa biodiversidade. 

Além de promover uma reflexão sobre os problemas ambientais e uma apropriação das possibilidades de solução para os mesmos, a Assembleia dos Bichos oportuniza aos seus participantes o desenvolvimento de habilidades que contribuem para o exercício da cidadania. 

Ana Sofia Schuster - AICOM UNESC

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 18 de julho de 2019 às 18:30
Compartilhar Comente

Museu de Zoologia da Unesc recebe Protetores Ambientais

Museu de Zoologia da Unesc recebe Protetores Ambientais
Turma de 30 adolescentes participantes do projeto da Polícia Militar Ambiental esteve na Universidade nesta terça-feira (16/7) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

As belezas e curiosidades do Museu de Zoologia Prof. Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc, foram conhecidas de perto na tarde desta terça-feira (16/7) por 30 adolescentes participantes do Programa Protetor Ambiental, da Polícia Militar. O grupo, formado por alunos de 12 a 14 anos das redes municipal e estadual de ensino de Treviso, foi acompanhado pelos responsáveis pela ação, cabo Leandro Ghellere e sargento Roberta Matos. Na quarta-feira (17/7) o grupo de alunos de Maracajá fará a visita ao Museu.

O Programa Protetor Ambiental é executado pela Polícia Militar Ambiental de Maracajá e realizado com recursos fornecidos pelo Ministério Público Estadual. Na ação são selecionadas 30 crianças por turma para participarem de 180 horas/aula ao longo do ano sobre os mais variados conteúdos ligados a proteção do meio ambiente, como fauna, flora, legislação ambiental e recursos hídricos, além de fundamentos sobre a Polícia Militar.

Conforme a sargento Roberta, há 10 anos a Polícia Militar Ambiental de Maracajá realiza o projeto com a intenção de preparar melhor os adolescentes para o futuro e sempre faz questão de visitar a Universidade. “Geralmente as vagas para participar das turmas são bastante concorridas. Ao ingressar no projeto o adolescente participa de uma aula por semana no período da tarde e adquire muitos conhecimentos que vão levar para a vida, além de poder acrescentar essa experiência em seu currículo”, acrescenta.

No Oeste de Santa Catarina, de acordo com a sargento, o projeto é realizado a mais tempo, o que já se reflete na formação de ex-alunos em profissões ligadas ao aprendizado obtido e instigado pela passagem pelo Protetor Ambiental.

O estudante Maicon da Rosa, de 15 anos, poderá ser um desses exemplos no Sul. Ele, que visitou pela segunda vez a Unesc, pensa em seguir carreira militar como sugestão do avô e participa do projeto para avaliar a ideia. “Além de aprender muita coisa interessante, eu participo para ver se gosto dessa área e de repente fazer essa escolha para a minha carreira no futuro. É uma chance de viver mais de perto essa opção”, destacou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 16 de julho de 2019 às 15:47
Compartilhar Comente

Projeto de extensão realiza atividade sobre bioindicadores

O projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí” realizou na última semana, uma atividade sobre bioindicadores com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Udo Deeke, em Treviso.

Durante o encontro foi realizada uma palestra sobre bioindicadores e sua importância pela professora da Unesc Miriam da Conceição Martins e em seguida, os estudantes puderam observar pelo microscópio os efeitos causados pela poluição nos botões de uma planta.

O projeto é coordenado pela professora Miriam, tendo como colaboradoras as professoras da Unesc Marta Valéria de Souza Hoffman e Paula Tramontin Pavei e como voluntária, a técnica de Laboratório Zenaide Paes Topanotti. As atividades contam ainda com a participação dos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos, acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária respectivamente.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa. Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de julho de 2019 às 10:14
Compartilhar Comente

Projeto de extensão leva alunos ao Programa Parlamento Jovem Catarinense

Projeto de extensão leva alunos ao Programa Parlamento Jovem Catarinense
Ação aconteceu na última semana em Florianópolis (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A equipe do projeto de extensão da Unesc intitulado de “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí”, junto da Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann, de Nova Veneza, participou do Programa Parlamento Jovem Catarinense Escola do Legislativo em sessão na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina na última quinta-feira (28/6).

Os alunos da escola levaram duas proposições para serem avaliadas pelos deputados do Parlamento Jovem. Uma sobre “Rio Mãe Luzia, debatendo a importância da recuperação e revitalização de suas águas para a região sul de Santa Catarina" e a outra sobre “Diminuir a quantidade do uso de agrotóxicos”, ressaltando a questão do uso intensivo de agrotóxicos nos meios agrícolas brasileiros.

A Assembleia teve a presença da presidente do Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia, a professora da Unesc Miriam da Conceição Martins; da diretora Silvana Guellere Milanez; das professoras  Erbel Gracia Savio Mondardo e Rosembel Gava Milanez; dos alunos e familiares dos membros do Parlamento Jovem; juntamente de Zenaide Pais Topanotti; e do acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária, Carlos Henrique Devilla Marcello. 

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, tendo como colaboradoras as professoras Marta Valéria de Souza Hoffman e Paula Tramontin Pavei, como voluntária, a técnica de Laboratório Zenaide Paes Topanotti, e os acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos, dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária respectivamente.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 02 de julho de 2019 às 19:40
Compartilhar Comente