Biomedicina

E-book “Análise de vida e saúde” é lançado na Unesc

E-book “Análise de vida e saúde” é lançado na Unesc
Construção envolveu estudantes de Pós-Graduação e acadêmicos da graduação (Fotos: Ana Sofia Schuster) Mais imagens

A atuação acadêmica e a inserção social na comunidade deram origem ao e-book “Análise de vida e saúde”. O trabalho, desenvolvido em uma proposta de integração, analisou a qualidade de vida e de saúde no bairro Santa Bárbara, de Criciúma. A obra foi construída por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, por meio do Mestrado Profissional, e acadêmicos dos cursos de graduação em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Odontologia e Psicologia. O trabalho foi lançado na noite desta quinta-feira (19/12), na Reitoria da Universidade.

O professor da Instituição e coordenador do Programa de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto, explica que a atividade envolveu ensino, pesquisa e extensão. O objetivo foi aproximar os estudantes da realidade em territórios onde a Universidade está inserida e às realidades onde os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) estabelecem suas relações de vida. A proposta também buscou uma compreensão ampliada de saúde de todos os atores envolvidos.

“A iniciativa estrutura-se na disciplina de Interação Comunitária, dividindo sua atuação entre teoria e prática. Foi realizado um reconhecimento no território, quando os estudantes estiveram presencialmente na comunidade. Eles aplicaram uma entrevista, com a população deste território, e realizaram uma análise deste material. Em seguida os participantes construíram uma síntese dos principais achados durante o semestre e que é foram materializados como conteúdo informativo devolvido à população”, explica.

O resultado final, em 2019, foi entregue e especialmente nesta edição acompanhado com o lançamento do e-book. A análise de vida e saúde levou em consideração dados relacionados a determinantes sociais de saúde: sociodemográfico, educação, trabalho e gestão pública, segurança, habitação, lazer, transporte, saneamento, meio ambiente, infraestrutura e outros aspectos da saúde.

Durante a apresentação do e-book, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu a participação de toda a equipe do projeto, incluindo o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Santa Bárbara, Ricardo Gaspar. Ela foi uma das autoras da obra. "O resultado que trazemos hoje é muito maior do que a materialização do e-book. Ela é a representação coletiva, de uma luta histórica em prol de objetivos de aprendizagem e formação do profissional da área da saúde, diante daquilo que as diretrizes curriculares nacionais de fato se propõem em todos os cursos de graduação", salienta reitora.

Leia o trabalho clicando aqui.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Comunicação, Imprensa e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2019 às 22:23
Compartilhar Comente

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência
Estudantes da área da saúde e residentes estarão em sete municípios até sexta-feira (19/7) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O campus da Unesc foi tomado pelo desejo de fazer a diferença e os 70 participantes do Viver SUS (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) embarcaram em mais uma jornada. A segunda-feira (15/7) amanheceu fria e chuvosa, mas logo foi aquecida pelos estudantes da área da saúde e residentes do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade. Eles estarão em sete municípios do Sul catarinenses até sexta-feira (19/7), para aprender e colaborar com os processos voltados ao SUS. Nesta edição, o evento será marcado pelo aniversário de 25 anos da Estratégia Saúde da Família. 

A animação dos participantes é resultado do novo formato do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, com foco na prática e na inserção comunitária. “A ideia é aproximar os integrantes e a comunidade, em uma forma mais atuante de atendimento. Este novo olhar proporcionará momentos de observação das demandas em saúde e de construção para atende-las. Nos dias finais de experiências, o que foi pensado resultará em ações práticas que farão diferença na realidade local”, conta o assessor de Ações Comunitárias e atual coordenador do projeto, Rafael Amaral.

A residente Nayara Moraes está participando pela primeira vez. Ela viu no Viver Sus a possibilidade de colaborar. “Estou muito entusiasmada com a experiência de vivenciar a realidade e poder auxiliar nos assuntos de necessidade local. É uma oportunidade única e espero contribuir com melhorias para as problemáticas do município”, afirma.

Já Taira de Oliveira, também residente, está participando pela terceira vez. Para ela, o Viver Sus vai além de um projeto de extensão. “É um paradigma na vida profissional de quem participa. Quando participei em 2016, a primeira vez, não imaginava os efeitos que causaria em minha trajetória. Hoje sou psicóloga. Minha profissão é voltada, em grande maioria, para um público particular. Assim o Viver SUS me fez ver além do consultório, e me mostrou uma rede de atenção que funciona, e pode proporcionar qualidade de vida aos usuários”, destaca.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, histórias como as Taira e Nayara se completam e dão vida ao Projeto. “A troca de conhecimentos resulta em contribuições para o município, para a trajetória profissional dos participantes e para a integração dos colegas e das áreas de conhecimento. É um novo olhar, que transforma realidades e relações ao aproximar a Universidade da comunidade”, afirma.

Nesta edição, os representantes da Unesc estarão presentes em Criciúma, Nova Veneza, Sangão, Jaguaruna, Turvo, Sombrio e Balneário Gaivota, comtemplando as regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).

Estão presentes no Projeto acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física - Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia da Universidade, e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Mental. Antes de os municípios receberem os visitantes, os integrantes participaram de uma capacitação.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 15 de julho de 2019 às 10:40
Compartilhar Comente

Unesc realiza ações de saúde nos bairros Maria Céu e Milanese

Unesc realiza ações de saúde nos bairros Maria Céu e Milanese
Atividades envolveram estudantes de saúde e o Programa de Residência Multiprofissional (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve presente na comunidade neste sábado (29/7), com ações de orientação e atividades voltadas a saúde. A data ficou marcada pelo encerramento da disciplina Interação Comunitária, que teve a integração dos cursos da saúde e envolveu mais de 200 acadêmicos.

No bairro Maria Céu, profissionais do Programa de Residência Multiprofissional socializaram conhecimentos com moradores do bairro. As atividades envolveram diálogos e ações práticas.

No bairro Milanese, estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Psicologia concluíram a última etapa da Interação Comunitária, com a entrega da cartilha “Analise de vida e saúde”. Clique aqui para ler.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 01 de julho de 2019 às 12:23
Compartilhar Comente

Unesc presente nas comemorações do aniversário de Morro da Fumaça

Unesc presente nas comemorações do aniversário de Morro da Fumaça
Equipe da Universidade promoveu ações de saúde e conscientização (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

O município de Morro da Fumaça está comemorando 57 anos de emancipação político-administrativa e a Unesc está fazendo parte deste momento. Professores e acadêmicos de Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia levaram seus conhecimentos e ações de saúde até a praça em frente à prefeitura.

Com atividades como tipagem sanguínea, auriculoterapia, avaliação nutricional e saúde bucal, os representantes da Universidade estão cuidando de quem passa pelo evento. “É um momento especial e nos alegra contribuir. São atividades gratuitas, que reforçam o elo entre comunidade e a nossa Unesc”, afirma a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.

A participação da Unesc no evento é uma parceria entre prefeitura de Morro da Fumaça e Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. A equipe da Universidade no local conta com mais de vinte pessoas.

Maio Roxo

Neste sábado, das 9 às 12 horas, a Universidade também será parceira da DII SC (Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina).  Entidades de educação e saúde estarão na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma, para conscientizar sobre doenças inflamatórias intestinais.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de maio de 2019 às 11:00
Compartilhar Comente

Projeto da Unesc ensina crianças do Bairro da Juventude alinhando cultura e diversão

Projeto da Unesc ensina crianças do Bairro da Juventude alinhando cultura e diversão
Alunos participaram de encontros com foco na saúde pessoal (Foto: Divulgação) Mais imagens

Por meio da cultura e da diversão, 210 crianças do Bairro da Juventude aprenderam sobre os cuidados com a saúde na Unesc. Foram quatro encontros com música, teatro, brincadeiras educativas e conversas, promovidas pelo projeto de extensão “Prevenção de doenças infecciosas e parasitárias”, em 2017. As atividades, orientadas pelos professores da Universidade, Cleonice Maria Michelon e Renan Antônio Ceretta, foram promovidas pelos alunos de Biomedicina, Medicina e Odontologia desde fevereiro de 2016, e serão encerradas em fevereiro de 2018.

Os encontros buscaram orientar as crianças, do 1º e 3º ano, sobre os meios de se prevenir contra doenças infecciosas e parasitárias presentes no dia a dia. As conversas foram divididas por temáticas.

Na primeira aula, os estudantes aprenderam sobre parasitas, como o carrapato, com teatro, música, brincadeiras lúdicas e uma oficina de higienização das mãos. 

No segundo dia de conversas, as crianças receberam conhecimentos sobre a prevenção do Aedes Aegypti. Após um teatro e uma caça ao tesouro, em busca dos focos dos mosquitos, eles reuniram os aprendizados para confecção de armadilhas contra o inseto.

O terceiro encontro foi sobre infecções respiratórias. A atividade propôs a montagem de um sistema respiratório gigante, em que os participantes entraram e tiveram a oportunidade de compreender melhor a anatomia e os mecanismos dos órgãos respiratórios.

Na última troca de conhecimento, os acadêmicos de Odontologia levaram informações sobre higiene e saúde bucal, com a realização do CPO-d (contabilização de dentes cariados, perdidos e restaurados) e orientações sobre escovação e o uso de fio dental.  Após a atividade foram doados kits de higienização bucal, disponibilizados pela prefeitura de Criciúma

 A coordenadora do projeto, Cleonice Maria Michelon, comenta que o conhecimento vai além dos encontros com os estudantes. “Os benefícios se estendem também aos educadores, que tiveram a possibilidade de vivenciar diferentes metodologias de abordagem sobre o tema, podendo compartilha-los com outras turmas. As informações também vão além dos muros da Instituição, uma vez que o conhecimento construído pelos participantes será transmitido aos familiares e amigos, refletindo em melhorias para a sociedade”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

15 de janeiro de 2018 às 18:11
Compartilhar Comente