Design

Alunos de Design propõe inovação em embalagens de produtos artesanais

Alunos de Design propõe inovação em embalagens de produtos artesanais
Protótipos foram desenvolvidos para Coofanove (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc firmou mais uma parceria para desenvolver produtos para o mercado. Desta vez o trabalho é com a Coofanove (Cooperativa de Produção Agroindustrial de Nova Veneza), que até o fim de 2017 vai lançar novas embalagens para seus biscoitos artesanais, desenvolvidas pelos acadêmicos da quarta fase do Design Unesc. Os protótipos das embalagens foram apresentados esta semana na Universidade.

O projeto desenvolvido em conjunto com a Coofanove e a microempresa Pasetto, segue as normas da Vigilância Sanitária no que se refere ao tipo de material utilizado e propõe valorizar o produto artesanal criando um maior destaque na gôndola dos supermercados, além de otimizar seu transporte e processo de execução das embalagens. “Projetos como este demonstram como o design de produtos pode se inserir nos mais variados segmentos produtivos, diferenciando e valorizando nossos produtos regionais”, afirma o coordenador do curso da Unesc, João Rieth.

A coordenação dos projetos foi feita pelos professores e designers Fabio Brodbeck e Haron Fabre, acompanhados pela direção da empresa. Das 13 propostas desenvolvidas, uma delas deve participar ainda na campanha de Natal, sendo que as demais serão utilizadas a partir de 2018.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de setembro de 2017 às 21:09
Compartilhar Comente (1)

Designer de Portugal faz palestras esta semana em Criciúma

Designer de Portugal faz palestras esta semana em Criciúma
Antônio Cruz Rodrigues participa de eventos realizados pela Unesc e parceiros (Foto: Divulgação) Mais imagens

O professor doutor do IADE, escola de Design de Portugal, Antônio Cruz Rodrigues, está em Criciúma até esta quarta-feira (13/9), para falar sobre “Trend Profile: Da tendência ao produto”. TrendProfile é um programa de Design para uso nas empresas e durante as palestras, realizadas pelo curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), La Moda e Triple C, Rodrigues abordará este método desenvolvido por ele com o objetivo de auxiliar as empresas a decidir quais produtos oferecer aos seus clientes, cruzando as macrotendências e tendências do Design com os perfis de consumidor.

Na sede da ACIC, Rodrigues estará nesta segunda-feira (11/9), às 19 horas, para a abertura da Semana Acadêmica da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias da Unesc). Nesta terça-feira (12/9), o designer português visitará o Bairro da Juventude e a partir das 19h, fará uma palestra para empresários e gerentes de pesquisa e inovação na ACIC. Já nesta quarta-feira (13/9), o professor doutor participará de workshop com os designers da empresa La Moda e acadêmicos do curso de Design da Unesc.

Segundo o coordenador de Design da Unesc, João Rieth, o objetivo do curso é oportunizar novas estratégias para melhor perceber como os mercados e usuários se comportam e devolver em produtos e novas abordagens. “Rodrigues é um expert internacional e doutor em Design e vai apresentar a iniciativa que já levou para a Itália e a Espanha com ótimos resultados. Com as palestras, levaremos o método para os principais setores de Criciúma”, ressalta.

O evento tem o apoio da UNA CET e do Bairro da Juventude.

O designer

Antônio Cruz Rodrigues é professor no IADE – Creative University, localizada em Lisboa e uma referência em ensino na Europa tanto em Design quanto em Publicidade, Marketing e Fotografia. Rodrigues é também coordenador da área científica de Design, do Mestrado em Design Management e do Mestrado em Design de Produto e do Espaço. Possui mais de 20 anos de experiência profissional e acadêmica, tendo colaborado com mais de 250 empresas internacionais.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de setembro de 2017 às 14:10
Compartilhar Comente

Projeto Olimpo é o vencedor do Talento Ceusa 2017

Projeto Olimpo é o vencedor do Talento Ceusa 2017
Equipe recebeu premiação nesta terça-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os vencedores da quarta edição do Projeto Talento Ceusa, uma parceria entre o curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc e a Ceusa Revestimentos Cerâmicos receberam a premiação na noite desta terça-feira (5/9). A equipe vencedora apresentou o projeto Olimpo e foi composta por acadêmicos da sexta fase. O concurso reconhece a capacidade criativa dos alunos e oportuniza estágios remunerados, além de levar os alunos da Unesc para uma visita a Feira Revestir em São Paulo.

Segundo o coordenador do curso, João Rieth, atualmente cinco egressos do curso de Design da Unesc integram o quadro profissional da Ceusa.

A equipe vencedora da edição de 2017 do Talento Ceusa é composta pelos alunos: Pierri Scot Antunes, Wendell de Oliveira Motta, Jhonata Gislon Formentin e Maicon Marcelo Scarsi. Dos acadêmicos que apresentaram seus projetos para o concurso, foram escolhidos pela empresa para realizar um estágio remunerado Pierri Scot Antunes, Wendell de Oliveira Motta e Maria Emília dos Santos Fernandes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de setembro de 2017 às 21:40
Compartilhar Comente