Design

Design

Acadêmicos e professores do curso de Desing – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, estiveram sábado (25/8) nas unidades de Capivari de Baixo e São Martinho da Kleiner Schein, empresa catarinense que cria e produz móveis de estilo clássico e provençal. A visita foi mediada pela designer Carolina Haveroth.

O encontro fez parte das atividades do Concurso Design do Mobiliário, no qual os acadêmicos terão que desenvolver um produto ao longo de 18 encontros, partindo dos princípios mais básicos usados pela marca e criando uma metodologia de desenvolvimento completa. Os participantes podem ainda ser escolhidos para realizar estágio na empresa.

Por: Milena Spilere Nandi 27 de agosto de 2018 às 17:19
Compartilhar Comente

Design

A coordenação do curso de Design reuniu egressos, estudantes e professores nesta quarta-feira (8/8) em uma reunião com o objetivo de discutir melhorias para o curso.

Por: Milena Spilere Nandi 10 de agosto de 2018 às 16:49
Compartilhar Comente

Com acesso facilitado, Unesc pretende expandir utilização do Iparque

Com acesso facilitado, Unesc pretende expandir utilização do Iparque
Cadastro de acadêmicos com a ACTU foi realizado até a noite desta sexta-feira na universidade (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

A partir da parceria estabelecida pela Unesc com a ACTU (Associação Criciumense de Transporte Urbano) e a DTT (Diretoria de Trânsito e Transporte) de Criciúma, que irá criar a oferta de linhas de ônibus para acesso ao Iparque (Parque Científico e Tecnológicos), a utilização do espaço deve ser ampliada. O complexo, localizado na Rodovia Jorge Lacerda, nas proximidades da universidade, conta com salas de aula e de reuniões, biblioteca setorial, laboratórios, auditório e outros espaços e recebe aulas dos cursos de Design, Engenharia de Agrimensura,  Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Tecnologia em Jogos Digitais.

Além da melhoria nos horários do transporte municipal para o Parque, foram realizadas também mudanças na infraestrutura e serviços de alimentação, com a intenção de qualificar ainda mais o local para receber os acadêmicos, pesquisadores e comunidade.

Conforme o coordenador do Curso de Design, professor João Rieth, a possibilidade de utilizar uma estrutura diferenciada como a do Iparque é de extrema importância para as disciplinas. “Temos aulas todas as noites naquele e espaço e percebemos como faz toda a diferença. É um centro tecnológico que precisa ser valorizado”, afirma.

As adequações idealizadas em parceria entre a universidade, o Município e a ACTU, de acordo com Rieth, irão garantir uma facilidade para o deslocamento e, logo, um melhor aproveitamento de todo o complexo. “Até então alguns alunos tinham dificuldade de chegar lá por conta própria, especialmente aqueles que vêm de outros municípios. Com uma linha especial, esse problema estará superado e a tendência é que consigamos aproveitar ainda mais tudo o que a estrutura tem a oferecer. Por isso é que estamos fazendo um grande esforço para que os alunos entendam e se cadastrem”, completa.

Incentivo à pesquisa

A facilidade de deslocamento e todas as melhorias preparadas, para o coordenador do curso de engenharia civil, Márcio Vitto, irão, acima de tudo, incentivar ainda mais o desejo pela pesquisa. “Frequentando de forma mais assídua o Iparque o aluno passa a ver as oportunidades com outros olhos. Imagina poder explicar uma teoria e já mostrar a prática ali mesmo no laboratório para eles? É muito bom. Essa onda irá fortalecer o desejo por pesquisas, experimentos em busca de novos produtos, inovação e a sustentabilidade. Isso é o diferencial em uma universidade”, destaca.

Linha para o Iparque de segunda à sexta-feira

A nova linha sairá às 19h10 do Terminal do Pinheirinho e irá até o Iparque, com saída do local às 22h de volta à universidade. Ao longo desta semana os acadêmicos foram informados sobre a criação da linha e os interessados em utilizá-la ou fazer o cadastro para utilização do sistema de transporte de forma geral já puderam entregar à equipe da ACTU os documentos necessários para a emissão do Cadastro do Estudante. Nesta sexta-feira (3/8) foi realizada a última etapa da mobilização para cadastramento com ação no Bloco J.

Os estudantes que realizaram o cadastro receberão seus cartões já na próxima segunda-feira (6/8), quando será iniciado o funcionamento da nova linha.

Aqueles que perderam a oportunidade de realizar o cadastro facilitado na universidade podem procurar a sede da ACTU, na galeria do Terminal Central, de segunda à sexta-feira em horário comercial.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 03 de agosto de 2018 às 21:35
Compartilhar Comente

Alunos do curso de Design recebem desafio de surpreender a marca Kleiner Scheinm

Alunos do curso de Design recebem desafio de surpreender a marca Kleiner Scheinm
Projeto dá oportunidade para acadêmicos criarem peças (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Uma ideia que deu certo desde o início da implantação do curso de Design - com ênfase em Projeto de Produtos na Unesc teve mais um capítulo iniciado na noite desta quinta-feira (2/8). Isso porque o dia marcou o pontapé para mais um projeto teórico-prático que desafiará os acadêmicos da sexta a fase a superarem seus limites e criarem um produto que leve uma identidade e, ao mesmo tempo, surpreenda a empresa positivamente. Com tradição e renome no que se refere a criação e produção de móveis de estilo clássico e provençal, a marca Kleiner Scheinm, de digital Sul catarinense, abre sua história e suas portas e oferece a chance única aos alunos do curso.

No chamado Concurso Design do Mobiliário a turma irá desenvolver um produto ao longo de 18 encontros, partindo dos princípios mais básicos usados pela marca e criando uma metodologia de desenvolvimento completa. Conforme o professor da disciplina e coordenador do curso, João Rieth, inicialmente serão feitos modelos em escala reduzida e em uma segunda etapa os protótipos escolhidos em cada grupo ganharão tamanho real. “Em contrapartida ao empenho dos acadêmicos em oferecer as melhores criações para a marca, resultando em trabalhos incríveis, a empresa abre vagas de estágio para os alunos que se destacam no concurso. Isso é um grande incentivo para que eles se dediquem ainda mais e já tivemos muitos bons exemplos de criação por meio dessa atividade”, destaca.

Responsável pelo primeiro contato entre os estudantes e a empresa em aula no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), a gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Kleiner Scheinm, Bruna Casagrande, logo no primeiro momento com a turma fez questão de destacar a grande expectativa quanto ao projeto e as belas experiências que a marca já teve por meio de ações realizadas em parceria com a Unesc. “Para nós sempre foi muito produtivo e válido esse contato com os acadêmicos. Temos duas profissionais em nossa equipe que iniciaram por meio do concurso e nos mostram o quão completa é a formação da universidade, pois chegaram muito preparadas para as nossas demandas”, comentou.

Para complementar o conhecimento dos alunos sobre a marca a coordenação do curso organiza uma visita à uma das unidades fabris da empresa, em São Martinho, já para as próximas semanas.

A Kleiner Scheinm, criada em Capivari de Baixo como empresa familiar, conta com cinco unidades fabris, sendo todas no Sul de Santa Catarina. Atualmente a marca possui ainda representantes em todos os estados brasileiros e produtos sendo vendidos em grandes lojas de móveis e decoração de todo o Brasil.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 03 de agosto de 2018 às 09:13
Compartilhar Comente

Design e Farmácia realizam projeto em prol do uso racional de medicamentos

Design e Farmácia realizam projeto em prol do uso racional de medicamentos
Encontro para tratar do projeto ocorreu esta semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os cursos de Design – ênfase em Projeto de Produtos e de Farmácia firmaram uma parceria para a realização do projeto de um organizador de remédios para usuário de polimedicação. Nesta terça-feira (31/7) professores e alunos dos cursos tiveram uma reunião para tratar dos detalhes do projeto.

“A ideia é que o organizador possa comportar diversos remédios diferentes de maneira que o paciente entenda o que é e quando deve tomar o medicamento. Além disso, é importante que o local mantenha as propriedades químicas dos comprimidos”, explica o coordenador do curso de Design, João Rieth.

Esta será uma experiência piloto para depois os cursos analisarem novas parcerias. “As necessidades da população são diagnosticadas pelo profissional da saúde e o profissional do Design vai em busca da solução. Uma combinação perfeita!”, considera a coordenadora do curso de Farmácia, Juliana Lora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 02 de agosto de 2018 às 15:35
Compartilhar Comente