Design

Papo sobre cidadania, política e gestão de cidades marca encerramento da Jornada das CSA da Unesc

Papo sobre cidadania, política e gestão de cidades marca encerramento da Jornada das CSA da Unesc
Evento contou com atividades ao longo de toda a semana com foco nas temáticas das Ciências Sociais Aplicadas (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A transmissão desta sexta-feira (31/7) no canal da Unesc TV marcou o encerramento da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc. A ação reuniu dezenas de convidados de diferentes áreas ao longo de toda a semana, planejada e executada com foco no compartilhamento de conteúdos aos acadêmicos e professores dos cursos de Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Econômicas, Direito, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, além da comunidade externa.

A última noite de encontros, 100% virtuais, foi ministrada pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, em torno da temática “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”.

Ainda na manhã desta sexta-feira a Jornada contou com a participação de Nelson Bittencourt, Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), que abordou o assunto “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”.

Os eventos que finalizaram a semana de atividades, para a presidente da Comissão Organizadora da Jornada, Gabrielle Cardoso Machado, são bons exemplos que representam o excelente conteúdo gerado em torno da Jornada. “Foram dias muito produtivos principalmente pela riqueza dos conteúdos dos palestrantes. Tivemos diversas pessoas de diferentes visões e opiniões debatendo assuntos, o que tornou os encontros ainda mais ricos. Expectativas alcançadas e superadas com certeza”, afirmou a acadêmica.

Conforme Gabrielle, foram inúmeros aprendizados que já serão colocados em prática na realidade de cada um. “A palestra sobre gestão de pessoas e inteligências emocional, por exemplo, foi cheia de conteúdo. Aprendemos sobre o que devemos valorizar como seres humanos e pontos para motivar colaboradores neste período, o que se mostrou um tema extremamente pertinente. Já no encerramento, com Caio Cunha, tão importante quanto, ouvimos sobre nosso papel como cidadãos transformadores. Conteúdos muito ricos”, completou.

Todas as atividades da primeira Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc podem ser acessadas no canal da Unesc TV no YouTube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de julho de 2020 às 22:15
Compartilhar Comente

Curso de Design da Unesc comemora dez anos com lançamento de portfólio virtual e um diálogo sobre o futuro da profissão

Curso de Design da Unesc comemora dez anos com lançamento de portfólio virtual e um diálogo sobre o futuro da profissão
Momento contou com a participação de alunos, egressos e personagens que marcaram esta década (Imagem: Reprodução YouTube) Mais imagens

O curso de Design – enfase em projeto de produtos da Unesc apresentou, na manhã deste sábado (25/7), um portfólio em comemoração aos seus dez anos de história. Neste momento especial, alunos, egressos e personagens que marcaram a história do curso puderam prestigiar momentos com as conquistas, recordações e construções dos estudantes. Logo em seguida, o webinare intitulado “Design daqui para a frente” foi ministrado pela business designer e especialista em Marketing Digital, Glaucia Blinda.

O diretor de Ensino e Graduação, professor Marcelo Feldhaus, reiterou, por meio de gratidão e carinho, a importância do curso de Design para a Unesc. “Dez anos de muita reflexão e projetos inovadores. É muito importante que este evento aconteça para marcar e rememorar esta história, e ao mesmo tempo, no marco mundial que estamos vivendo em meio a pandemia, repensar como será esta profissão daqui para a frente, consequentemente percebendo como será o mundo logo no futuro”, enfatizou.

Desde o lançamento do curso de Design da Unesc, segundo o coordenador, João Rieth, semestralmente os estudantes são inseridos em projetos que envolvem mais de 30 empresas, em um sistema de colaboração entre disciplinas e participação em concursos nacionais e internacionais. “Ao iniciar o curso tinham um propósito, que foi se adaptando as realidades de mercado e local durantes estes anos. Isto proporcionou uma grande experiência, de como direcionar as nossas disciplinas e processos didáticos –pedagógicos visando a melhor formação”, destacou

Logo aos quatro anos, em 2014, o curso de Design da Unesc foi reconhecido com a nota quatro na avaliação do MEC (Ministério da Educação), em um máximo de cinco. A conquista, conforme o coordenador, veio no mesmo ano da parceria mais duradora entre o curso e uma empresa da região, a Ceusa Revestimentos Cerâmicos, do grupo Duratex, que permitiu potencializar a experiência acadêmica, por meio do contato com o mundo profissional e o desenvolvimento de ações.

O resultado de todos estes momentos de crescimento da graduação, construções de histórias de vida, desenvolvimento de projetos e muito mais foi retratado no portfólio virtual, que ficará disponível em unesc.net/design. “Neste espaço é possível evidenciar a quão diversa é a formação de nosso curso, em quantas áreas do conhecimento nós entramos e desenvolvemos soluções para problemas detectados”, afirmou.

Após a apresentação do portfólio, foi a vez do webinare do dia, com a business designer e especialista em Marketing Digital, Glaucia Blinda; a especialista em Design, Marcele Casagrande Brunel, e o estudante de Design da Unesc Caio Canarin. O momento também teve a participação da coordenadora adjunta do curso, Bárbara Alvarez.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de julho de 2020 às 11:01
Compartilhar Comente

Ensinamentos voltados ao cenário e as estratégias de mercado encerram Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc

Ensinamentos voltados ao cenário e as estratégias de mercado encerram Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc
Semana de programação contou com mais de 7.500 visualizações nas transmissões realizadas pela Unesc TV (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A atividade que encerrou a primeira Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc, na noite desta sexta-feira (24/7), levantou temáticas atuais voltadas à carreira. Sob comando e os diferentes pontos de vista do diretor técnico do Sebrae, Luc Pinheiro, e do engenheiro químico, André Ballalei, os espectadores puderam conhecer e analisar informações sobre os cenários nacional e internacional e estratégias para driblar as dificuldades em busca da realização profissional e do sucesso. O encontro virtual coroou o resultado expressivo da Jornada, que contou com mais de 7.500 visualizações nas transmissões realizadas diariamente pela Unesc TV.

Ao longo de toda a semana acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Design de Moda, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção e Jogos Digitais puderam aprender sobre novas temáticas e aprimorar conhecimentos dentro de suas áreas.

Participaram do evento grandes nomes de nível nacional e internacional por meio de transmissões virtuais abertas ainda ao público em geral. Para a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, esse foi mais um grande exemplo de reinvenção e superação da comunidade acadêmica em prol da busca pelo conhecimento. “Agradeço e cumprimento a nossa área de tecnologias e engenharias pela capacidade de integração, cooperação, congregação e união de esforços que se refletiu em um número tão grande de estudantes, professores e comunidade externa participantes diante de temáticas tão pertinentes”, destacou Luciane nesta última atividade da Jornada.

A avaliação da intensa semana de atividades, sob ponto de vista do líder da comissão organizadora do evento, Douglas Leffa, foi de um resultado ainda melhor que o esperado. “Essa primeira edição da Jornada Acadêmica de Tecnologia superou as expectativas no que diz respeito a participação, permanência dos ouvintes, bem como ao conteúdo repassado. Em tempos de pandemia garanto que muitas pessoas saíram mais motivadas, com muitas ideias e perspectivas futuras. Uma semente foi plantada na cabeça de muitos e renderá frutos”, analisou.

Para Douglas, essa foi uma nova oportunidade em que “a Universidade se mostrou não só uma academia teórica, mas, sim, um centro de transformação de pessoas”. A chave para tal resultado, conforme o acadêmico foi a união e a cooperação entre os cursos em prol do êxito, assim como destacado pela reitora. “Essa união e o verdadeiro trabalho em equipe foram pré-requisito para o sucesso. Deixamos nosso agradecimento sincero a todos pelo empenho e, aos nossos acadêmicos e comunidade externa, por participarem ativamente e, com isso, tornarem este evento o sucesso que foi”, finaliza.

Todas as palestras realizadas dentro da programação da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc podem ser assistidas por meio do canal da Unesc TV no YouTube. As conferências contaram com a participação dos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem (Sama) da Universidade.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de julho de 2020 às 22:15
Compartilhar Comente

Biônica e Evolução Digital na Jornada acadêmica de Tecnologia da Unesc

Biônica e Evolução Digital na Jornada acadêmica de Tecnologia da Unesc
Professores doutores Marlon Oliveira e Amilton Arruda ministraram as palestras da noite (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

A Jornada acadêmica de Tecnologia da Unesc segue fomentando diálogos sobre temas atuais das áreas de Engenharia, Ciência e Tecnologia. Na noite desta quinta-feira (23/7), foi a vez da “Biônica” e da “Evolução Digital” pautarem o evento. A condução ficou por conta da acadêmica de Design da Universidade Nathália Trautmann, e o tema central da Jornada é Inovação para um novo mundo.

A primeira palestra da noite, conduzida pelo professore doutor Marlon Oliveira, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a temática “Evolução Digital” foi destaque. Em sua fala, o docente compartilhou sua experiência acadêmica e profissional, seguindo com uma introdução ao tema e suas relações em mais de 70 países.

Ao trazer o assunto para o Brasil, Oliveira explica que o país pode ser considerado desenvolvido digitalmente, mas com pontos a serem melhorados. “O atraso digital pode ser percebido em atos rotineiros, como pagar um pedágio apenas em dinheiro. No transporte público o mesmo acontece. Apesar de existir o cartão, ele deve ser recarregado com dinheiro em algum lugar”, pontua.

Para o futuro, o professor aponta desafios a serem trabalhados - telemedicina, eComerce, ensino a distância e realidades aumentada e virtual, parte deles potencializados pela pandemia. Para o profissional da tecnologia, o inglês e programação passaram a ser imprescindíveis. A troca de conhecimentos foi acompanhada pelo coordenador adjunto do curso de Ciências da Computação, Luciano Antunes.

Amilton Arruda, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), iniciou a segunda palestra da noite buscando relacionar seu tema “Biônica” à apresentação anterior, e afirmou que a humanidade já ultrapassou a era do digital, e vive na era do conhecimento. O docente também abordou a pandemia, compartilhou pesquisas estudadas e tratou de revoluções biológicas. “Como, a partir de hoje, poderemos usufruir da melhor maneira o que a natureza pode oferecer à humanidade? ”, questionou. “O mundo e o futuro necessitam que tenhamos este tipo de compromisso”, completou.

A palestra teve a participação do coordenador do curso de Design – ênfase em projeto de produtor, João Rieth.

Jornada acadêmica de Tecnologia da Unesc

Como estamos nos preparando para o mundo pós-pandemia? Como será o novo normal? Na Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc, dos cursos das áreas de Ciências, Engenharias e Tecnologias será debatida a inovação para um novo mundo.

Nesta sexta-feira (24/7), a última noite de Jornada dá evidencia aos temas “Cenário de Mercado e Estratégias de Mercado” e as “Estratégias de mercado e papel da área tecnológica no cenário pós pandemia”

Assista ao vivo em Youtube.com/unesctv a partir das 19h15.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de julho de 2020 às 21:00
Compartilhar Comente

Webinar internacional integra programação da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc

Webinar internacional integra programação da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc
Profissionais da Dublin City University compartilharam conhecimentos com professores, acadêmicos e comunidade externa (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A participação de conferencistas internacionais na tarde desta quarta-feira (22/7), na primeira Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc qualificou ainda mais a programação que tem impressionado e atraído centenas de participantes a cada atividade. Neste terceiro dia de evento a Unesc recebeu de forma virtual os convidados Kieran Nolan, John Gallagher e Burcu Gunes, da DCU (Dublin City University) para um webinar sobre “Emerging Technologies in Water Treatment and Analysis” (Tecnologias Emergentes em Tratamento e Análise de Água).

Os professores doutores na universidade irlandesa compartilharam informações sobre a estrutura da instituição, dados sobre o país e especialmente detalhes de estudos realizados pela equipe de pesquisadores.

A aproximação da Unesc e da DCU foi iniciada em 2018 e já rendeu outros frutos positivos antes mesmo da participação dos pesquisadores na Jornada. Isso porque duas acadêmicas do curso de Engenharia Química da Unesc já tiveram a oportunidade de estudar e trabalhar em laboratórios da DCU como forma de complemento ao ensino de graduação na Unesc.

Em 2019 Kieran Nolan e John Gallagher estiveram em Criciúma e conheceram a estrutura do campus da Unesc pela qual demonstraram imensa admiração, e estreitaram laços com os cursos para possíveis parcerias em pesquisas.

O encontro desta quarta-feira, assim como a visita de 2019, foi mediado pelo coordenador adjunto do curso de Engenharia Química e representante das engenharias no Escritório de Relações Internacionais da Unesc, Michael Peterson.

Saiba mais:

Relembre a trajetória das egressas da Unesc, Juliane Comin e Karoline Benedet, que, ainda enquanto acadêmicas, tiveram trabalho elogiado pelos professores irlandeses:

Programação até sexta-feira

Na noite desta quarta-feira a partir das 19h uma nova atividade integra a Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc. Dessa vez o tema em destaque será Design Thinking e Relações Interpessoais com a participação dos profissionais Haro Schulenburg e André Casagrande.

Toda a programação está sendo transmitida pelo canal da Unesc TV no Youtube, no qual é possível acessar os conteúdos após os eventos.      

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2020 às 17:56
Compartilhar Comente