Design

Alunos de Design desenvolvem embalagens para a maior importadora de sal do Deserto do Atacama

Alunos de Design desenvolvem embalagens para a maior importadora de sal do Deserto do Atacama
Apresentações das propostas ocorreram nesta terça-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os alunos do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, foram desafiados mais uma vez pela coordenação e professores do curso a aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com uma generosa dose de criatividade. Desta vez, os estudantes criaram uma embalagem de sal de 1kg que pudesse ser utilizada na cozinha e na mesa. As propostas, desenvolvidas durante o segundo semestre de 2019, foram apresentadas nesta terça-feira (17/12) para dois representantes da Empória Branding.

O foco do desafio é design de embalagens para a Refisa, maior importadora de sal do Deserto do Atacama e empresa com maior capacidade de refino de sal do Brasil. A empresa é representada na região pela Empória Branding, responsável pelo posicionamento de marca e branding da Refisa e de seus produtos. O professor da Unesc responsável por orientar os estudantes foi Fabio Brodbeck.

 O coordenador do curso, João Rieth, explica que os alunos receberam a visita de um dos profissionais responsáveis pela manutenção da marca e que, além do briefing do projeto, receberam uma aula sobre expressão de marca, linguagem, comunicação com o mercado e como as embalagens influenciam na criação da imagem de uma marca. “O desenvolvimento do projeto se deu focado em pesquisas de mercado, inovação e tecnologias de embalagem, e inspirações de assuntos relevantes à realidade e posicionamento da Refisa”, afirma.

Segundo Rieth, o retorno obtido dos representantes da Empória Branding foi extremamente positivo e, em depoimento, um dos profissionais afirmou ver potencial mercadológico em todos os projetos apresentados e possíveis aplicações de elementos de todos eles nas linhas atuais da Refisa. “Após considerações com outros membros da equipe e representantes da própria Refisa, a Empória nos dará feedbacks pontuais e pessoais no início de 2020, com o retorno das atividades letivas”.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 19 de dezembro de 2019 às 20:28
Compartilhar Comente

Estudantes do curso de Design da Unesc desenvolvem propostas de móveis para empresa de Urussanga

Estudantes do curso de Design da Unesc desenvolvem propostas de móveis para empresa de Urussanga
Apresentações ocorreram no Laboratório de Design, no Parque Científico e Tecnológico (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, está encerrando o ano letivo com uma aproximação cada vez maior com o mercado e na noite desta quinta-feira (12/12), mais uma parceria rendeu bons frutos para estudantes e o setor produtivo da região. Acadêmicos da sexta fase apresentaram propostas de móveis para banheiro e cozinha compactos para a Mazzu, de Urussanga, e a empresa abriu duas vagas de estágio para os participantes do projeto desenvolvido no segundo semestre de 2019.

As atividades iniciaram em agosto, com uma visita dos alunos e professores da Unesc a sede da empresa. No local, os estudantes puderam conhecer mais sobre a marca e o processo de produção de móveis em série. A partir da visita à fábrica, os futuros designers iniciaram os trabalhos para a elaboração dos projetos com as soluções para a Mazzu.

Em setembro, as primeiras ideias foram apresentadas em escala reduzida para uma avaliação técnica e nesta quinta-feira, quatro propostas foram apresentadas em escala real, com a descrição técnica com as especificações necessárias para a produção dos móveis. A apresentação desta semana ocorreu no Laboratório de Design, localizado no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) e contou com a presença do proprietário da Mazzu, Ronaldo Mazzucco.

Os trabalhos foram realizados por alunos da sexta fase, dentro da disciplina de Projeto de Produto IV, ministrada pelo coordenador do curso de Design, João Rieth e ocorreram de maneira interdisciplinar. Segundo Rieth, as disciplinas de Projeto de Produto são denominadas articuladoras e promovem a interdisciplinaridade com as demais do mesmo semestre, o que ocorreu com Projeto de Produto IV, Marketing, Ergonomia, Gestão da Produção e Laboratório de Design.

 Ele explica que os três modelos de cozinha e um de banheiro foram pensados para atender as necessidades das residências modernas, especialmente apartamentos, que estão cada vez mais compactos e por isso, precisam de móveis planejados e funcionais.

Além de proporcionar aos acadêmicos do curso de Design novas experiências, a parceria com a Mazzu resultou em oportunidades. A empresa abriu duas vagas de estágio e quer contar com a ajuda dos estudantes da Unesc para a construção do projeto de um showroom na sede da Mazzu. “O curso quer estar cada vez mais próximo das empresas. Essa aproximação do meio acadêmico com o mercado tem resultados interessantes tanto na formação de novos profissionais quanto para o setor, que consegue se observar sob um outro ângulo, e ver o que pode mudar ou reorganizar para ser mais competitivo. A Mazzu foi mais uma parceria exitosa e estamos muito felizes com a oportunidade que foi aberta por ela para nossos estudantes”, afirma Rieth.

Segundo Mazzucco, faz parte da política da empresa estar aberta para parcerias e estágios, que colaboram com a formação de profissionais diferenciados, aumentando a oferta de pessoas qualificadas no mercado. “A Unesc é uma fábrica de talentos e abrir as portas para seus estudantes auxilia tanto a eles quanto a nós. Lá atrás tiveram pessoas que me deram a oportunidade de aprender e com isso, crescer. Sei o quanto isso é importante e tento fazer aqui na Mazzu”, comenta.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 13 de dezembro de 2019 às 16:00
Compartilhar Comente

Alunos de Design desenvolvem embalagens para cervejaria artesanal

Nesta terça-feira (3/12), estudantes do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos, apresentaram as embalagens criadas para a empresa de cervejas artesanais Blend Bryggeri, de Criciúma. As propostas foram desenvolvidas ao longo do segundo semestre de 2019, dentro da disciplina de Introdução ao Design II, ministrada pelo professor Haron Fabre.

Os bags de malte importado foram reaproveitados para as novas soluções que poderão se constituir em brindes promocionais e produzidos por grupos de produção artesanal, enfatizando assim a responsabilidade social da empresa e redução do impacto ambiental em razão do descarte da matéria prima.

Os produtos foram apresentados aos sócios da cervejaria, Miguelangelo Gianezini e Leonardo Stenberg Gonzales.

Por: Milena Spilere Nandi 06 de dezembro de 2019 às 10:56
Compartilhar Comente