Design

Biblioteca da Unesc recebe exposição de cadeiras criadas pelos acadêmicos da primeira fase do curso de Design

Biblioteca da Unesc recebe exposição de cadeiras criadas pelos acadêmicos da primeira fase do curso de Design
Estudantes colocaram as mãos na massa para produzir seus projetos (Fotos: Décio Batista/Divulgação/Agecom/Unesc) Mais imagens
Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de novembro de 2023 às 18:39
Compartilhar Comente

Acadêmicos do curso de Design mostram habilidades em propostas de embalagens Pet Food

Acadêmicos do curso de Design mostram habilidades em propostas de embalagens Pet Food
As atividades da 3ª fase fazem parte da disciplina Projeto de Design II, ministrada pelo professor Fábio Costa Brodbeck em parceria com as empresas Canguru Embalagens e Adimax (Fotos: Décio Batista/Ag Mais imagens
Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de novembro de 2023 às 14:35
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Acadêmicos do curso de Design da Unesc visitam empresa do setor cerâmico

Acadêmicos do curso de Design da Unesc visitam empresa do setor cerâmico
Estudantes da 4º fase do curso conheceram as instalações da Torrecid, em Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Confira a matéria na íntegra aqui!

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de agosto de 2023 às 18:58
Compartilhar Comente

Inovação no Design: Acadêmicos da Unesc criam modelos de joias masculinas

Na aula de Introdução ao Design I, os acadêmicos da primeira fase do curso de Design da Unesc receberam um desafio único. Sob a orientação dos professores Fábio Costa Brodbeck e João Luis Silva Rieth, os calouros foram desafiados a criar joias exclusivas, direcionadas ao público masculino entre 35 e 45 anos.

O trabalho não apenas estimulou a criatividade dos estudantes, mas também incentivou a exploração de novos conceitos e tendências no design de joias masculinas. Com o intuito de atender às necessidades e preferências desse grupo específico de homens, os cerca de 40 acadêmicos mergulharam em pesquisas e desenvolveram peças inovadoras, combinando estética, funcionalidade e estilo.  

Os modelos de joias foram apresentados à diretora executiva da Alcidino Maison, Karen Brodbeck, que também é diretora criativa da empresa Diamant. K, de Tubarão, nessa quinta-feira (12/07), na Universidade.

Segundo o professor Rieth, a parceria com empresas desempenha um papel fundamental na aplicação da metodologia de design de produto pelos estudantes. “Trabalhar diretamente com uma empresa traz uma abordagem mais pragmática, estimulando os alunos a se envolverem de forma mais intensa no processo criativo”, descreveu, ele lembrando que todo o processo se dá por meio da Graduação Multi, um método inovador que propõe ainda maior envolvimento dos estudantes, desde a primeira fase, na prática e na resolução de problemas reais.

Durante a etapa de execução do projeto, os alunos se depararam com o desafio de escolher o material mais adequado para os modelos das joias masculinas. Nesse caso, a massa epóxi mostrou-se a escolha perfeita, devido à adequação ao tamanho e escala dos objetos criados, conforme o professor.

“Essa experiência prática permitiu aos estudantes adquirirem conhecimento sobre o uso dos materiais, preparando-os para sua futura vida profissional. A escolha da massa permitiu aos estudantes explorarem a versatilidade do material. Com ele, puderam moldar e criar peças únicas, aplicando técnicas de modelagem e expressando sua visão artística”, reforçou. 

Braceletes, anéis, colares, abotoaduras, pingentes e broches foram algumas das criações surpreendentes que estiveram em destaque.

De acordo com ele, o resultado alcançado superou as expectativas, com os acadêmicos demonstrando habilidade tanto no desenho quanto na execução dos modelos. “Essa conquista não apenas demonstra o talento e a dedicação dos estudantes, mas também evidencia a eficácia do desafio proposto e da abordagem de ensino adotada pela Unesc”, disse o professor Rieth.

“O conhecimento adquirido nesse contexto é inestimável e, sem dúvida, contribuirá para o sucesso futuro dos estudantes como designers”, complementou Brodbeck.

Experiência inspiradora

Para o acadêmico Guilherme Zanatta, o desenvolvimento do projeto trouxe uma experiência gratificante e inspiradora para todos os participantes e, segundo ele, a colaboração e o trabalho em equipe foram fundamentais, destacando a importância de compartilhar conhecimentos e habilidades para alcançar resultados excepcionais.

“Participar desse trabalho foi um momento verdadeiramente gratificante, pois conseguimos aplicar o que aprendemos em sala de aula em um contexto real. Essa experiência fortaleceu nossa confiança e nos proporcionou uma perspectiva prática sobre os desafios e as expectativas do mercado de trabalho”, expressou o acadêmico que produziu um anel.

Karen Brodbeck que representou as empresas Alcidino Maison e Diamant.K ficou encantada com o que presenciou. 

“A criatividade dos acadêmicos me impressionou profundamente, assim como sua capacidade de encontrar soluções para os desafios apresentados, desde a conceituação até a escolha do estilo. Eles não apenas lidam com o processo de design, mas também se dedicaram à resolução do problema que eu trouxe, relacionado à falta de opções de joias masculinas modernas e diferenciadas no mercado joalheiro”, disse Karen.

“Fiquei muito impressionada com os projetos e vendo essas peças executadas. Essas joias servirão de inspiração e de que forma levar projetos adiante e quem sabe fazer um minicolab do curso de Design”, finalizou.

Portas abertas para a transformação

As matrículas para o segundo semestre de 2023 já estão abertas na Unesc e podem ser obtidas pelo Whatsapp (48) 99915 0433. A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende os interessados pelo Whatsapp (48) 99644 1887 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h de segunda a sexta-feira. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de julho de 2023 às 15:48
Compartilhar Comente