Tecnologia em Design de Moda

EnModa enaltece talento dos acadêmicos de Design de Moda

EnModa enaltece talento dos acadêmicos de Design de Moda
Tradicional evento do curso Senai/Unesc reuniu apaixonados por moda da noite desta quarta-feira (11/12) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A noite de quarta-feira (11/12) foi de muito glamour e, principalmente, demonstração de talentos no AM Master Hall. O local recebeu a 17ª edição do EnModa, evento produzido pelo curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do Senai/Unesc afim de fomentar e destacar o conhecimento e a participação dos acadêmicos evidenciando seus talentos. Participaram da noite especial, além dos acadêmicos e professores envolvidos, familiares, representantes da indústria e da sociedade de forma geral.

A atração principal da noite, como de costume, ficou por conta do desfile em que os acadêmicos da sexta fase do curso puseram na prática o resultado de seus projetos finais. Na passarela os alunos apresentaram as mais diferentes temáticas sob o olhar da criatividade e do conteúdo aprendido ao longo do curso.

Ainda levantando diferentes temas e reflexões aos visitantes, o EnModa contou ainda com o destaque da exposição fotográfica e exposição do projeto “Coleção Cápsula” com os alunos da quarta fase e da exposição de alunos da segunda fase acerca do projeto “(con.cei.to)”. 

A acadêmica Tatiane Vieira, que apresentou sua coleção na noite de desfile, resume a noite como “uma experiência e tanto”. Para ela, o processo intenso e trabalhoso realizado ao longo dos últimos meses se reflete em um aprendizado para a vida. “O sentimento é de realização ao ver na passarela o que nós idealizamos”, comentou.

Força do setor

Para o vice-presidente regional Sul da FIESC, Diomício Vidal, que prestigiou o evento, a força da indústria do vestuário na região se deve também ao fato da excelência na formação de profissionais para a área. “Essa formação oferecida em parceria com a Unesc tem nos mostrado, a nível internacional, o quanto somos capazes e temos força em nossa região. Sem ela jamais nós atingiríamos o patamar que nos encontramos, com quase 15 mil empregos diretos na indústria do vestuário”, destacou.

Graziela da Silva Branco, gerente executiva do Sesi/Senai, também participou de mais uma edição do EnModa e destacou a grandeza do evento que reflete a força do curso de Tecnologia em Design de Moda com quase 20 anos de história. “Este é um evento que já se tornou referência em todo o Estado, tamanha sua excelência e sucesso a cada edição. Só podemos parabenizar quem faz acontecer tudo isso, ou seja, os alunos, os professores e toda a equipe de colaboradores do Senai/Unesc nesta organização”, pontuou.

Também deixou seu agradecimento especial a todos que prestigiaram o evento e, em especial, a acadêmicos e professores, a coordenadora do curso, Charlene Vicente Amâncio Nunes. “Nossos alunos estão de parabéns pelo empenho ao longo de todo este segundo semestre para a concretização dos seus projetos, assim como os professores, que foram grandes mediadores e conduzirem com maestria essas coleções que foram apresentadas”, completou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 11 de dezembro de 2019 às 23:30
Compartilhar Comente

Exposição fotográfica traz mensagem de conscientização no Outubro Rosa

Exposição fotográfica traz mensagem de conscientização no Outubro Rosa
Curso de Moda da Unesc/Senai apresenta ensaio fotográfico produzido com mulheres vítimas de câncer (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Imagens servem para registrar momentos, fatos e acontecimentos do cotidiano. Além de servirem de registro, elas transmitem e contam mensagens para os seus expectadores. E se essas mensagens contarem a história de mulheres que lutaram contra suas doenças e hoje enxergam a vida com o ar de superação? Esse é o objetivo da exposição que está no hall da reitoria da Unesc e mostra um ensaio fotográfico de 11 mulheres que superaram ou ainda estão em tratamento do câncer. As fotos seguem expostas até o dia 15 de outubro.

A mostra faz alusão à campanha Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. A iniciativa é do curso de Moda do Senai/Unesc, que, por meio de uma atividade interdisciplinar com alunos da quarta fase, realizou 22 fotos de 11 mulheres com câncer, principalmente de mama. As modelos do trabalho fazem do grupo Amigas do Peito, de Cocal do Sul.

O principal objetivo da atividade é de contribuir com o mês e sensibilizar a população sobre o câncer de mama, de forma lúdica e criativa. “No começo de todo o semestre nós conversamos sobre atividades de responsabilidade social que o curso pode trabalhar e neste semestre optamos por fazer essa atividade referente ao Outubro Rosa”, coloca a coordenadora do curso, Charlene Vicente Amâncio Nunes.

A atividade foi realizada nas disciplinas de Moda, Sociedade e Cultura e Produção de Moda. Os acadêmicos instruíram as modelos sobre a produção das poses, das expressões corporais e os adereços. “Queremos despertar com essas fotos a sensibilização para que as pessoas tenham mais cuidado com a saúde e que essas mulheres possam contar a sua história”, acrescenta Charlene.

O ato de florescer

A fotógrafa Juli Marques foi a responsável por registrar em suas lentes todos os detalhes das 11 modelos. Foi a primeira vez que ela participou de uma produção deste estilo. “Fiquei muito contente com o convite e aceitei na hora. Sempre foi algo que eu tive em mente de produzir, porém não havia tido oportunidade ainda”, coloca.

Um adereço utilizado nas fotos que, de acordo com Juli, transmite uma bela mensagem são as flores. “Queria passar a mensagem de que as pessoas possam olhar para as flores e possam florescer”, comenta. “Além disso, com essa exposição nós vemos o quanto as pessoas podem ser fortes e que as coisas não precisam ser tão ruins assim, que eu posso ser transformador de ambientes”, enfatiza.

Exemplos de superação

Entre as modelos, está Fátima Rosani Cologni, de 51 anos. Com um sorriso largo no rosto, Fátima se mostrou realizada com a participação nas fotos. De acordo com ela, a ação foi como um dia de princesa. “É uma experiência muito gratificante, pois fomos atendidas com muito carinho e dedicação dos acadêmicos”, comenta. Conforme ela, as fotografias transmitem um forte sentimento. “Com essas fotos nós podemos passar a mensagem de que as pessoas não podem se sentir vitimizadas e com isso podemos nos sentir amadas”, completa.

Outra modelo que participou da produção das fotos foi Silvana Ghizzo, de 50 anos. Silvana acredita que a exposição pode incentivar as pessoas a valorizarem a autoestima. “Me sinto com dever comprido e mostrando tudo que eu posso e tudo o que eu quero fazer”, afirma.

Conforme Fátima, o grupo Amigas do Peito atua com 22 mulheres e sua principal bandeira é a de ser feliz e ter autoestima. “Trabalhamos com a vida e de promover a vida”, explica. “No primeiro momento a doença te tira do chão. Mas a vida não é assim. Temos que viver uma coisa de cada vez e ver tudo de bom que a vida te proporciona”, finaliza.

As fotos ficarão expostas na Universidade até o dia 15 de outubro e estarão no Nações Shopping de 21 a 31 de outubro.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 09 de outubro de 2019 às 08:00
Compartilhar Comente

Campus recebe exposição alusiva ao Outubro Rosa

Campus recebe exposição alusiva ao Outubro Rosa
Iniciativa dos alunos do curso de Moda valoriza a luta das mulheres contra o câncer de mama (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade recebeu nesta segunda-feira (7/10), a exposição alusiva ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, realizada por estudantes do curso de Moda Senai/Unesc. A mostra, montada no hall do Bloco da Reitoria, traz fotos que valorizam a história de luta de 13 mulheres contra o câncer de mama.

A exposição é fruto de um projeto dos alunos da quarta fase do curso de Moda Senai/Unesc, que exaltou a beleza das mulheres que fazem parte do grupo Amigas do Peito, de Cocal do Sul. No projeto, elas puderam fotografar, contar suas histórias de superação na luta contra o câncer e valorizar a beleza e a autoestima feminina.

As fotos ficarão expostas na Universidade até o dia 15 de outubro e estarão no Nações Shopping de 21 a 31 de outubro.

“Estamos muito felizes com este convite. Nos sentimos lindas, à vontade e fizemos as fotos do nosso jeito. Foi maravilhoso”, conta Fatima Rosani Cologne, de 51 anos. “É uma grande valorização da nossa autoestima. Algo que faz muita diferença para todas nós após o tratamento contra o câncer e todas as dores e problemas que ele nos traz”, complementa Maria da Glória Honorato, também de Cocal do Sul, que faz parte do grupo.

Segundo a professora Jadsnara Lunardi Brognara, os alunos ficaram responsáveis por toda a produção, como maquiagem, acessórios, entre outras ações. “Nossa intenção foi de fazer com que os nossos acadêmicos percebam os diferentes públicos e se sensibilizem com o que está acontecendo. Para as mulheres, é uma forma de valorizarmos a autoestima e desenvolvermos um olhar mais íntimo, mais humano e, desta forma, trazer para o debate a importância da prevenção ao câncer de mama com um olhar mais natural”.

Para a coordenadora do curso de Moda, Charlene Vicente Amâncio Nunes, é preciso pensar a moda em um contexto social e inclusivo. “Este projeto é um belo exemplo de dar significado para o aluno, em seu processo de aprendizagem e principalmente contribuirmos com a nossa sociedade”.

*Com colaboração da Novo Texto Comunicação

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de outubro de 2019 às 16:10
Compartilhar Comente

Unesc Profissões: Experiências de dentro para fora da Universidade

Unesc Profissões: Experiências de dentro para fora da Universidade
Força tarefa da organização com atenções voltadas à recepção de quase seis mil participantes (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O período da tarde do primeiro dia do Unesc Profissões reuniu professores e alunos de escolas de toda a região Sul de Santa Catarina, com participantes de municípios que vão desde Imbituba até São João do Sul. O evento iniciou nesta quarta-feira (18/9) e segue até quinta-feira (19/9). Uma força tarefa de acadêmicos, docentes e colaboradores da Universidade atua na condução das atividades para atender os quase seis mil visitantes esperados pela organização. 

Desde a chegada, os visitantes são recebidos por um grupo de apoio, que os direciona para o credenciamento do evento. Após este momento inicial, os visitantes participam de um tour interativo pelo campus, divididos por áreas do conhecimento. Por fim, eles são direcionados ao Ginásio José Antônio Carrilho, onde contam com estandes, apresentações e conversas sobre os cursos. 

A integração entre a Universidade e as escolas é percebida pelos olhos da professora do curso de Artes Visuais, Aurélia Honorato, como um momento especial de percepção de cenários. “Nós da Universidade percebemos a curiosidade e o desejo dos visitantes em conhecer a graduação. Além disso, é um momento ideal para os professores e para os alunos visitantes observarem que o ensino superior não está tão distante deles, que é possível que eles estejam aqui”, coloca.

Para a coordenadora do curso de Design de Moda, Charlene Vicente Amâncio, o Unesc Profissões também é uma oportunidade de a Universidade apresentar a sua atuação. “É um momento de se conhecer e de perceber as possibilidades do rumo que eles podem tomar na graduação”, comenta.

Acadêmicos atuando para melhor explicar a Universidade 

A acadêmica da 2ª fase do curso de Biomedicina, Maria Eduarda Magnus, está participando do evento pela primeira vez. A escolha pelo curso nasceu após uma visita orientada da sua escola na Universidade, evento semelhante ao Unesc Profissões. De acordo com ela, esta iniciativa abre as portas da Instituição para os possíveis futuros acadêmicos. “Nós, enquanto acadêmicos, estamos botando em prática o que aprendemos em aula. Além de apresentar os cursos e tirar dúvidas, sempre acabamos aprendendo mais”, enfatiza. 

Diferente de Maria Eduarda, o estudante da 10ª fase do curso de Engenharia Civil, Giscard de Emerin Sabino, está participando pela segunda vez do evento. “É uma oportunidade de passar para os visitantes o que eu sei do curso. A experiência de fazer visitas nos estandes e nos tours é o ponto chave, pois orienta os estudantes e deixa eles mais preparados”, afirma. Para Sabino, é perceptível uma evolução do Unesc Profissões ano após ano. “Nesta edição os estandes estão mais interativos e os cursos estão trazendo ainda mais novidades”, completa. 

Espaço voltado para o professor 

Os professores também têm um espaço especialmente montado para eles. Com atendimentos de auriculoterapia, limpeza de pele, massagem facial e maquiagens, os docentes podem tirar alguns minutos de descanso para realizar os procedimentos. Além disso, estão sendo sorteadas três bolsas de pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, três vagas de Graduação a Distância em Gestão de Recursos Humanos e outras três, também de Graduação a Distância, em Processos Gerenciais. 

A coordenadora pedagógica do Colégio Marista, Karin Patrícia Reis, também esteve presente no Unesc Profissões. Para ela, sempre é uma oportunidade de repetir a experiência. “Este momento é importante para tornar conhecida a estrutura acadêmica da Universidade”, comenta. Para ela, a interação está muito bem desenvolvida. “As pessoas que estão apresentando estão contextualização muito bem, estão abertos para todos os questionamentos”, completa. 

O Unesc Profissões ocorre também nesta quinta-feira (18/9) das 8h às 22h.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 18 de setembro de 2019 às 19:24
Compartilhar Comente

Trabalho de acadêmicos de Moda beneficiará recém-nascidos em hospital da região

Trabalho de acadêmicos de Moda beneficiará recém-nascidos em hospital da região
Iniciativa promoveu a ação em sala de aula com o objetivo de fazer a diferença fora dela (Fotos: divulgação) Mais imagens

Os estudantes de Design de Moda Senai/Unesc vivenciaram momentos especiais de aprendizagem e consciência social. O projeto, desenvolvido dentro da disciplina de Laboratório de Confecção de Protótipos III, desafiou os acadêmicos do curso a confeccionarem 60 peças de roupas para recém-nascidos.

A experiência, vivenciada pela turma da sexta fase do curso, promoveu a ação em sala de aula com o objetivo de fazer a diferença fora dela. “Lançamos a proposta no início do semestre e imediatamente a turma aderiu. Os jovens gostam de participar de ações concretas que contribuam para melhorar o mundo”, comenta a professora Vilma Marta Caleffi, que ministra a disciplina.

Os materiais serão encaminhados à doação pelos próprios acadêmicos do curso de moda a um hospital da região.

Informações de Jéssica Pereira - Novo Texto Comunicação
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 29 de agosto de 2019 às 17:11
Compartilhar Comente