Tecnologia em Design de Moda

Curso de Design de Moda: um mundo de possibilidades

Curso de Design de Moda: um mundo de possibilidades
Conteúdos envolvem o conhecimento para pesquisar, planejar, criar, desenvolver, gerenciar e comunicar o produto de moda (Foto: Agência Novo Texto) Mais imagens

A parceria entre a Unesc e o Senai tem sido sucesso na região. O curso de Design de Moda, criado em 2000, já formou, até o primeiro semestre de 2018, 536 profissionais e conta com uma das estruturas mais modernas de Santa Catarina. O tecnólogo se constitui como importante agente no desenvolvimento do setor do vestuário, formando profissionais para atuar a partir da realidade socioeconômica da região, contribuindo para o desenvolvimento do setor.

O curso busca contribuir para a formação de profissionais que sejam capazes de atuar em benefício da sociedade. De acordo com a coordenadora do curso, Charlene Vicente, o compromisso com a responsabilidade social é uma das principais diretrizes das disciplinas. “Temos o comprometimento com a formação profissional dos acadêmicos que implica na apropriação dos conteúdos e habilidades referentes ao exercício da profissão e na articulação dos conhecimentos com as demandas cotidianas da vida profissional”, explica.

A Matriz Curricular do Curso de Tecnologia em Design de Moda está estruturada em sete fases e os conteúdos curriculares estão distribuídos por área dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento das competências e habilidades do profissional. Os conteúdos envolvem o aprendizado para pesquisar, planejar, criar, desenvolver, gerenciar e comunicar o produto de moda.

Infraestrutura e metodologia

Entre os destaques da formação está a infraestrutura apresentada para os acadêmicos, como a utilização de laboratórios práticos de: Criatividade; Teciteca; Modelagem Informatizada; Modelagem Manual; Moulage; Corte; Confecção; Estúdio Fotográfico e laboratório aberto para criação de projetos.

A metodologia utilizada envolve vivências práticas por meio de projetos para mobilizar o aprendizado. Conforme a coordenadora, estes projetos são desenvolvidos durante todo o curso. “Realizamos atividades que permitem ao aluno desenvolver habilidades e competências para pesquisar, criar, desenvolver, gerenciar e comunicar uma coleção de moda”, completa Charlene.

Além disso, são inseridas práticas pedagógicas que possibilitam ao acadêmico desenvolver produtos de moda que virão ao encontro da realidade da empresa e que estimularão a atuação e interação em equipe. Desta forma, são desenvolvidos durante o curso projetos interdisciplinares, por meio de editais específicos, que possibilitam a vivência profissional integrando às áreas do conhecimento da profissão. Nestes projetos, os acadêmicos criam e desenvolvem coleções de moda, analisam a viabilidade técnica, potencial de venda, entre outros.

Entre os projetos interdisciplinares para os acadêmicos estão os de Design Experimental; Coleção de Bonecas; Eu que Fiz; Be Blue; Editorial Fotográfico; Organização de Desfile de Moda; Cápsula; EnModa. “Além desses, há possibilidade da participação de projetos de extensão, sociais e comunitários e da participação em projetos estaduais e nacionais, como o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) e Brasil SENAI Fashion”, acrescenta a coordenadora.

Da cadeira de acadêmica para a cadeira de professora

Maria Júlia de Lima Dassoler teve seu destino no mundo da Moda traçado ainda na infância. De acordo com ela, sua mãe costurava e desde então ela já desenhava suas roupas e passava para sua mãe costurar. Em 2014 foi a hora de iniciar seus estudos no mundo da Moda. Pouco tempo depois, em 2017, estava com o diploma na mão e em 2018 começou a dar aula no curso.  

Ela começou lecionando aulas no Senai para o curso de Aprendizagem Industrial e Qualificação Profissional, entre as disciplinas de Modelagem, Desenvolvimento de Produto, PCP (Planejamento e Controle de Produção) e Gestão de Estoque (Cronometragem e Costura). Além disso, no segundo semestre deste ano, começou a lecionar no curso de Design de Moda na disciplina de Materiais e Processos Têxteis e, junto a outro professor, na disciplina de Projeto. Maria Júlia também auxilia acadêmicos com a costura e modelagem. 

De acordo com ela, entre os principais diferencias do curso está a aplicação da teoria com a prática diária. “Eu trabalhava na indústria ainda na faculdade e conseguia ver o que estava na sala de aula, do que os professores me passavam com o que era feito na realidade”, comenta.

Esse diferencial apontado por Maria Júlia é um dos principais pontos seguidos em sala de aula. “Tudo o que eu aprendi no curso eu tento passar para os meus alunos, tanto o que eu aprendi em sala de aula quando o que eu aprendi no mercado de trabalho. Tudo o que ensino tento trazer essas experiências”, explica. 

Para Maria Júlia, o curso de Design de Moda fez toda a diferença na sua formação profissional. “Foi incrível e hoje tenho muito orgulho de fazer parte do corpo docente. O curso é um ótimo preparador de profissionais para a vida real”, enfatiza.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 13 de novembro de 2018 às 18:07
Compartilhar Comente

Palestra aborda a importância do direito na Moda

Palestra aborda a importância do direito na Moda
Evento que contou com a participação dos advogados Antonio Candal Garcia e Gisele Ghanem Cardoso foi realizado pelo curso de Moda Senai/ Unesc (Fotos: Jéssica Pereira) Mais imagens

O curso de Moda Senai/Unesc promoveu na noite de sexta-feira (14/9), a palestra “A arte de criar: moda como passível de proteção legal”. O encontro realizado pela professora da disciplina de Moda, Sociedade e Cultura, Bia Rodrigues, ocorreu às 19h30, no auditório da instituição de Criciúma.

A palestra foi ministrada pelos advogados Antonio Candal Garcia e Gisele Ghanem Cardoso, especialistas na área. “Abordamos temas como a criação de produtos passíveis de proteção, o que é considerado uma cópia, o que é um produto autoral e quais as implicações”, explica a advogada Gisele Ghanem Cardoso.

De acordo com o advogado Antonio Candal Garcia, foram apresentadas as principais informações sobre o assunto e quais as cautelas legais importantes que precisam ser tomadas nesta área. “Com a internet hoje é muito fácil copiar, por isso a importância de trabalharmos estes temas com os acadêmicos”, enaltece Garcia.

A coordenadora do curso superior em Tecnologia em Design de Moda Senai/Unesc, Charlene Vicente Amâncio Nunes, enalteceu a importância do encontro. “O conteúdo repassado nesse encontro é essencial para quem atua na criação de produtos e precisamos disseminar as implicações legais”, garante Charlene.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de setembro de 2018 às 13:46
Compartilhar Comente

Noite marca celebração de conquistas

Noite marca celebração de conquistas
Colação de grau especial em gabinete reuniu 92 graduandos, familiares e amigos (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Na noite desta sexta-feira (10/8) mais 92 profissionais entraram para a lista de egressos da Unesc. Em emocionante cerimônia no Auditório Ruy Hülse, a Universidade formou acadêmicos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais.

Na colação de grau especial em gabinete os graduandos viveram momentos especiais com direito a beca, capelo e certificado entregues um a um no palco. A cada nome chamado foi possível observar olhos marejados na plateia, lotada de familiares e amigos cheios de orgulho pelas conquistas dos graduandos.

Em seu discurso, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, responsável pela condução da cerimônia, destacou a alegria de celebrar tantas conquistas. “Vivemos hoje a celebração de vitórias. Vitórias de cada um de vocês, assim como de seus pais, professores e também da Universidade, que mais uma vez proporcionou o ensino de excelência”, comentou.

Conforme a diretora, com a responsabilidade de cada um a partir de agora atuando como profissionais nas áreas escolhidas, os formandos devem lembrar que a ética, em todos os setores, está além da formação técnica. “Vocês têm o conhecimento e a instrução da Universidade para atuarem, mas o êxito em suas profissões será alcançado apenas com dedicação e comprometimento com a profissão e tudo o que ela envolve e da atitude diante desses conhecimentos. Tenham empatia e principalmente muito amor a cada ação realizada”, completou.

Sonho realizado

Entre os acadêmicos que agora estão formados pela Universidade está a jovem Mariana Lopes Acordi, de 26 anos. Ela foi a única mulher formada na noite desta sexta-feira no curso de Tecnologia em Jogos Digitais. Com seu espaço devidamente conquistado, Mariana afirma que foi natural a convivência com os colegas da turma e que se sente muito feliz em celebrar essa conquista.

Conforme Mariana, a escolha do curso se deu pelo gosto pelos jogos desde muito pequena. “Isso sempre fez parte da minha vida e quando conheci o curso não tive dúvidas de que queria me qualificar nessa área”, comentou. A jovem ainda não trabalha no ramo, mas já desenvolve projetos por conta própria e pretende ainda colocar em prática tudo o que aprendeu na Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 10 de agosto de 2018 às 21:28
Compartilhar Comente

Exposição apresenta trabalhos dos acadêmicos de Moda da Unesc

Exposição apresenta trabalhos dos acadêmicos de Moda da Unesc
Atividade faz parte do projeto Trend Week no Criciúma Shopping (Foto: Jéssica Pereira) Mais imagens

O curso de Design de Moda Unesc/Senai realizou uma exposição de trabalhos na loja Chilli Beans do Criciúma Shopping. A iniciativa faz parte do projeto Trend Week, idealizado pela loja, onde foram realizadas durante toda esta semana exposições diferenciadas, sempre com o foco na moda, arte e estilo.

“Nós realizamos a apresentação dos trabalhos feitos pelos nossos alunos relacionados à Moulage Criativa e a coleção do projeto Be Blue. Estas ações são importantes para que os alunos possam expor os seus trabalhos das disciplinas e projetos integradores e possam levar os seus trabalhos para fora do ambiente acadêmico”, enaltece o professor Filipe Kanarek Brunel.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de julho de 2018 às 17:49
Compartilhar Comente

Alunos do curso de Moda da Unesc/Senai apresentam coleções voltadas ao jeanswear

Alunos do curso de Moda da Unesc/Senai apresentam coleções voltadas ao jeanswear
Desfile ocorreu no Nações Shopping (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Criatividade, conhecimento e trabalho de pesquisa estiveram em evidência durante o desfile do projeto Be BLue, desenvolvido pelos acadêmicos da quinta fase do curso de Moda da Unesc/Senai. O encontro ocorreu na noite de quarta-feira (27/6), no Nações Shopping, em Criciúma.

O trabalho de criação de uma coleção de moda voltado ao jeanswear foi apresentado em um desfile especial. “Este foi um trabalho interdisciplinar, onde foram apresentadas as coleções de produtos em jeanswear, confeccionadas pelos acadêmicos e direcionados para uma marca fictícia, fundamentada em pesquisa da história do jeans, tendências, aspectos técnicos e produtivos”, esclarece a coordenadora do curso de moda do Senai/ Unesc, Charlene Vicente Amâncio Nunes.

O projeto Be Blue tem por objetivo propiciar aos acadêmicos a aplicação dos conhecimentos no desenvolvimento de coleções em jeanswear, considerando a vocação em produção de vestuário da região Sul de Santa Catarina e contou com o apoio da Santista Jeanswear, Stone Wash lavanderia, Nações Shopping e AM Formaturas. “A Santista tem o intuito de cuidar e fortalecer ainda mais as escolas e dar ainda mais apoio aos acadêmicos, enaltecendo desta forma o ramo da moda”, esclarece a coordenadora de moda da Santista, Andrea Pécora.

Com contribuição da jornalista: Jéssica Pereira

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de junho de 2018 às 20:35
Compartilhar Comente