Colégio Unesc

Atualidades: Notícias pautam debates entre alunos do Colégio Unesc

Atualidades: Notícias pautam debates entre alunos do Colégio Unesc
Alunos participaram de série de palestras sobre temas atuais. (Foto: Wânia Ramos) Mais imagens

A internet faz parte do cotidiano de muitas pessoas. E ela é ainda mais presente quando se trata de adolescentes nas mídias sociais. Mas quando a internet pode ser tornar um problema? Esse foi o questionamento que trouxe a palestra do professor doutorando Luciano Antunes, que debateu "Internet, Redes Sociais e Fake News" com a Terceira Série do Ensino Médio do Colégio Unesc, na última sexta-feira (26/04). 

O debate ocorreu na aula de atualidades dos estudantes, ministrada pela professora Wânia da Silva Ramos. "O evento faz parte de uma proposta de estudos, no qual os estudantes buscam se atualizar, procurando estar por dentro de notícias atuais no âmbito de Criciúma, Santa Catarina, Brasil e do mundo", colocou a docente. Para tanto, discussões com base em notícias polêmicas são realizadas. 

Quem ministra as palestras são profissionais da Unesc, especializados em cada temática. Além da última palestra, os alunos do Colégio já participaram, também, de debates com os temas "Policiamento, sistema prisional brasileiro, leis de punição e as facções criminosas", com o professor Dr. João Mello, e o projeto "Amora", com o tema "Feminicídio". "Essas palestras tem sido enriquecedoras, contribuindo para preparação dos nossos estudantes para vestibulares e o Enem, com produções textuais explorando a temática em parceria com a professora de produção textual do Colégio.", finalizou Wânia. 

​Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 29 de abril de 2019 às 11:35
Compartilhar Comente

Família, formatura e vestibulares pautam encontro de pais de alunos do Colégio Unesc

A noite da última terça-feira (16/04) foi de confraternização para os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Unesc e seus familiares. Reunidos com o corpo docente e direção da instituição de ensino, eles discutiram pontos pedagógicos de ensino, tais como propostas pedagógicas, formatura e vestibulares. A reunião fez parte de uma série de encontros com os pais e responsáveis por todos os estudantes do Colégio Unesc, que discutem temas pertinentes a cada série.

A coordenadora geral, Marlene Pires, fez a abertura da reunião dando as boas-vindas e agradecendo a parceria dos pais. “Somos gratos pela confiança na proposta pedagógica e nos profissionais do Colégio Unesc e aos alunos, por estarem encerrando um ciclo no Colégio e abrindo outro ciclo na Universidade”, disse. Marlene ainda destacou o apoio da Reitoria e da Diretoria de Ensino da Unesc em relação ao novo planejamento do Colégio. A coordenadora pedagógica do Colégio, Carina de Freitas também recepcionou os pais e alunos. "Família e escola precisam caminhar juntos para o sucesso escolar e o bem estar de todos", ponderou, também agradecendo a confiança dos presentes. 

Os professores regentes da turma do 3º ano prosseguiram com a pauta da reunião. Em um primeiro momento, a professora Wânia Inácio da Silva Ramos agradeceu a parceria dos familiares nas questões escolares dos alunos. “É de extrema importância que os pais continuem oferecendo este apoio para os filhos, fortalecendo os laços familiares e educacionais”, colocou.

Em seguida, a professora Mainara Figueiredo Cascaes expôs a importância dos vestibulares e da preparação exigida dos alunos. “Grande parte do que é abordado com o 3º ano tem relação com os vestibulares”, disse. “É necessário conhecer as provas e, sobretudo, ter incentivo dos pais para um bom resultado”, completou Mainara.

Família em foco

A professora Normélia Ondina Lalau de Farias foi a responsável por comandar uma dinâmica com os pais. “Cada um recebeu um post-it e uma caneta, onde escreveram uma palavra de inspiração para seus filhos e os outros alunos. Depois, as palavras serão coladas numa árvore, dando vida e inspiração para a sala do 3º ano”, explicou a docente. A brincadeira focou em desenvolver o afeto familiar e criar um ambiente de incentivo aos alunos.

Questões referentes à formatura dos alunos também foram discutidas. Com uma comissão voluntária de seis pais, assuntos como arrecadação de recursos para diminuição do valor total da formatura entraram em pauta. Rifas, venda de doces, barracas de cachorro quente, abraço e correio elegante na Festa de Inverno, patrocínios e uma mensalidade voluntária de R$ 50 por família formarão o fundo monetário para alcançar o objetivo.

Ao final da reunião, o professor Márcio Justos Evaldt foi o responsável pela música ao vivo durante o lanche oferecido aos pais e alunos. Acompanhado da aluna Júlia Borges Cechella, ele embalou os estudantes e seus familiares com sucessos da música brasileira. O sorteio da rifa de páscoa também foi realizado durante o encontro, tendo premiada a cartela vendida pela professora Normélia.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 18 de abril de 2019 às 11:01
Compartilhar Comente

Ambiente politizado marca debate entre chapas do Grêmio Estudantil no Colégio Unesc

Um ambiente politizado, respeitoso e plural. Assim percorreu o debate entre as chapas que concorrem à Presidência do Grêmio Estudantil do Colégio Unesc. O evento ocorreu nesta terça-feira (9), e buscou oferecer espaço para apresentação de propostas, discussão de ideias e interação entre as chapas e os alunos do Colégio. As eleições ocorrem na próxima terça-feira, 16 de abril. A posse da chapa vencedora será no dia 8 de maio, no Auditório Ruy Hülse.

As chapas “Nova Geração”, “Renovação” e “Voz Estudantil”, homologadas na última semana, participaram do debate. Cada uma delas apresentou suas propostas para a melhoria do convívio social dentro do Colégio Unesc, tais como eventos e arrecadação de verba, além de ideias para aproximar os estudantes da comunidade externa do Colégio, realçar destaques estudantis, entre outros.

Os alunos votantes, por sua vez, buscaram tirar dúvidas. “Como imaginam melhorar o Intercolegial (evento esportivo)?”, questionou uma estudante. “ Eu quero saber como será a arrecadação de dinheiro”, indagou outra. “E a representatividade das minorias, como fica?”, demandou um terceiro. “Foi um debate muito produtivo, todos com respeito às ideias opostas”, elogiou a diretora do Colégio Unesc, Marlene Pires, que também parabenizou o interesse dos estudantes em participar. “Além do respeito e da participação de todos, fluiu com a harmonia que prezamos no Colégio”, destacou.

Mediação estadual

Quem mediou o debate foi o presidente da União Catarinense das e dos Estudantes Secundaristas (UCES), Eduardo José Mariuzza. Ele ressaltou a importância do debate para o Grêmio. “Um Grêmio Estudantil não é algo novo e, além de vir até a escola para aprender, o aluno faz parte dela”, disse, elencando a necessidade da participação dos estudantes no Grêmio.

A professora responsável pela coordenação dos trabalhos do Grêmio e que leciona a disciplina de História no Colégio, Wânia Inácio da Silva Ramos, elogiou a vontade dos estudantes de politizar o ambiente. “É interessante ver que todos estão buscando participar, expor ideias, discutir medidas para o bem comum. O debate mostrou que as chapas e os alunos respeitam os adversários e ideias contrárias, mantendo o alto nível da conversa”, colocou.

O mediador do debate completou: “É importante que estejam buscando o melhor. Foram muitas propostas apresentadas e sairemos daqui sabendo que o Grêmio não é uma chapa ou outra, mas sim cada um dos alunos, da direção, todos”. Mariuzza também colocou a UCES à disposição do Grêmio Estudantil.

Fagner Santos - Assessoria de imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Gregório Dos Santos 10 de abril de 2019 às 14:15
Compartilhar Comente

Aulão traz dicas de redação e para manter a calma no dia do ENEM

O primeiro aulão Prepara ENEM, promovido gratuitamente pela Unesc, recebeu mais de 70 estudantes que vão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio nos dias 4 e 11 de novembro. No encontro, foram passadas dicas sobre redação e também sobre como se manter tranquilo na hora das provas.

O aulão reuniu estudantes de toda a região, como Ana Carolina Defani, 18 anos, que veio de Içara e está se preparando para ingressar no curso de Direito. Ela conta que essa oportunidade oferecida gratuitamente é fundamental para os alunos que estão a pouco mais de duas semanas da prova. Niriã Montovani, 18 anos, estudante do colégio Inácio Staukoski, também avalia que a iniciativa vai ajudar muito os participantes.

O aulão foi ministrado pelas professoras Katiana Possamai e Eloisa da Rosa Oliveira. Na primeira parte do encontro, os estudantes acompanharam atentamente as dicas sobre uma das grandes dificuldades do Enem, a prova de redação. A professora do Colégio Unesc, Katiana Possamai, repassou aos participantes orientações sobre regras da redação e também atendeu as dúvidas levantadas pelo grupo. A segunda metade da aula foi para repassar aos presentes boas dicas sobre como relaxar e enfrentar a maratona de provas, de forma mais tranquila. A professora Eloisa da Rosa Oliveira, que coordena o projeto Prepara Enem, apresentou dez passos sobre como manter a calma nessa hora, por meio da inteligência emocional. Entre elas, #ficaadica para: manter-se hidratado tomando bastante água, respirar, descansar bastante na véspera das provas, evitar se comparar com outros concorrentes e desenvolver uma estratégia na hora da prova na passagem para o gabarito.

Neste sábado (20/10) e no dia 27, a Unesc promove mais dois encontros, também no campus da Universidade. Nesses aulões, mais professores da Universidade e do colégio Unesc darão dicas importantes para todas as áreas do Enem.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de outubro de 2018 às 10:40
Compartilhar Comente

Jogos do Colégio Unesc - EF II e Médio

O JECOUN - JOGOS DO COLÉGIO UNESC 2018 realizado com as turmas do Ensino Fundamental II e Médio teve um novo formato neste ano, o qual possibilitou aos alunos escolherem em quais modalidades queriam participar podendo montar as equipes com alunos de turmas diferentes. Assim, a integração entre as turmas fortaleceu as relações e o desenvolvimento integral dos alunos. As turmas foram orientadas pelo professor Márcio Justo Evaldt e dentre as atividades tivemos: futebol suiço, basquetebol, Handebol, Queimada, Polo aquático, Roda de capoeira e entre outros, além dos jogos digitais que "incendiaram" a galera!

Por: Daiani Colombo Ferreira 04 de outubro de 2018 às 15:43
Compartilhar Comente