Colégio Unesc

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Alunos do Colégio Unesc encantam pais e professores em uma noite de teatro

Alunos do Colégio Unesc encantam pais e professores em uma noite de teatro
Ainda no primeiro ano, elas apresentaram a peça “Baratinha e Ratinho” (Foto: divulgação) Mais imagens

Dona Baratinha encontrou uma moeda, achou que estava rica e decidiu se casar. Mas faltava um detalhe: o noivo. Com esse enredo, as crianças do Colégio Unesc realizaram a  cerimônia de casamento da “Baratinha e do Ratinho”, na noite desta terça-feira (21/11).

A professora Ana Karen Teixeira, que coordenou a peça, contou que a inspiração para espetáculo nasceu do projeto de Leitura do Colégio, que visa o encantamento pela literatura ainda na infância. “Começamos as atividades através de estudos sobre letramento, com referência da educadora Magda Soares. Desenvolvemos as partes teóricas e práticas, na leitura do texto e na escrita do roteiro, tornando a atividade completa para o aprendizado”, explicou.

Durante as falas, algumas das crianças, ainda do primeiro ano, apresentavam dificuldades, mas eram logo ajudadas com muito carinho pela professora Karen. “Percebemos que é um bom trabalho, eles ainda são muito novos e com muito amor da professora vem mostrando resultados. Algumas já leem bem, outras vão evoluir em seu tempo”, afirmou a coordenadora pedagógica do Colégio, Marlene Pires.

O primeiro passo iniciou em casa

A aluna Mariah Bergmann, de sete anos, interpretou a Dona Baratinha e arrancou aplausos do público. “Aprendi a ler em casa”, contou Mariah. “Comecei com meu pai, e agora gosto muito, tenho bastante livros”, completou ela.

No Colégio, os alunos também recebem um auxilio especial. Fora do horário de aula a equipe pedagógica oferece um acompanhamento para reforçar o aprendizado.

Além de proporcionar os sorrisos dos pais e professores que assistiam, os pequenos prepararam doces e um bolo para a plateia, nutrindo o corpo e a mente.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 22 de novembro de 2017 às 10:10
Compartilhar Comente

Universidade firma convênio com Sindicato dos Servidores Públicos para descontos no Colégio Unesc

Universidade firma convênio com Sindicato dos Servidores Públicos para descontos no Colégio Unesc
Alunos podem contar com a estrutura da instituição que é destaque no Sul de SC (Foto: Arquivo) Mais imagens

Filhos de funcionários, professores e servidores com vínculo com o Siserp (Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Criciúma) e com o Cedup Abílio Paulo, poderão estudar no Colégio Unesc com desconto de 35% no valor das mensalidades. O convênio com o Siserp e o Cedup foi firmado com a Reitoria da Universidade e começa a vigorar já no primeiro semestre de ano letivo de 2018.

A reitora Luciane Ceretta, afirma que a parceria foi pensada para facilitar o acesso dos filhos destes colaboradores a uma formação que oportunize o convívio com as possibilidades que o campus universitário oferece e que priorize o ser humano, as individualidades dos estudantes e o respeito à diversidade. “Este convênio reafirma o papel da Unesc, como uma Universidade Comunitária, em colaborar para o desenvolvimento de pessoas e da região”, considera.

A coordenadora geral do Colégio Unesc Daiana Colombo Dieter, lembra que os alunos podem usufruir da estrutura da Unesc, como a Biblioteca, laboratórios, complexo esportivo e demais ambientes de aprendizagem. Os estudantes ainda participam de atividades extracurriculares como futsal, xadrez, balé e oficina de informática. “O Colégio ainda oferece o (Com) Vivendo na Escola, todas as manhãs das 7h30 às 12 horas. Com ele, os alunos passam o período que não estão em sala realizando atividades como oficina de arte, fotografia e cinema, natação, informática e dança, além de participarem do ambiente verde, do espaço gourmet, utilizarem a brinquedoteca e terem um espaço de estudo”, conta.

Além do desconto de 35%, fruto do convênio com o Siserp e com o Cedup, o Colégio Unesc oferece 50% de desconto nas mensalidades para filhos de professores e funcionários da Universidade 35% para irmãos ou filhos de acadêmicos; 30% para empresas conveniadas e 10% para irmãos que estudam no local.

O Colégio oferece Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio e as matrículas já podem ser feitas na secretaria, localizada no Bloco T, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2530.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de novembro de 2017 às 10:46
Compartilhar Comente

Descobertas e aprendizados: Alunos do Colégio Unesc vão em busca das aves no campus

Descobertas e aprendizados: Alunos do Colégio Unesc vão em busca das aves no campus
Grupo utilizou o aplicativo SOS Biodiversidade em uma caçada pelo conhecimento (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Pelo campus da Unesc, descobertas e aprendizados sobre as aves e a preservação das espécies. Os alunos do Colégio Unesc conheceram o aplicativo SOS Biodiversidade, a ecologia e a biologia das aves, como preparação para a busca por espécies no campus da Universidade. A atividade ocorreu na última semana e teve como temática “A Importância da Preservação da Avifauna”.

A busca pelas aves


Os estudantes colocaram na prática o uso do aplicativo em uma saída ao campus. Em meio a diversão e conhecimento, eles fotografaram os pássaros e enviaram seus registros a profissionais, que vão identificar as espécies para compor o banco de dados da Universidade.

Outro objetivo da atividade foi aliar a tecnologia na educação, que também é um dos propósitos do Projeto de extensão SOS Biodiversidade, levando a construção de uma ciência com maior alcance à comunidade. Além dos extensionistas, a aula contou com a participação do acadêmico de Ciências Biológicos, Gustavo Piletti Plucenio.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 14 de novembro de 2017 às 18:09
Compartilhar Comente

Alunos do Colegio Unesc levam sorrisos ao Asilo São Vicente de Paulo

Alunos do Colegio Unesc levam sorrisos ao Asilo São Vicente de Paulo
Visita promoveu momentos de carinho, cuidados e aprendizados (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os alunos do Colégio Unesc realizaram um ato solidário em prol do Asilo São Vicente de Paulo, de Criciúma. Com o objetivo de doar materiais de higiene eles visitaram o local, mas ao fim da visita deixaram muito mais que doações materiais: deram carinho e levaram aprendizado. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (14/9).

Junto com os donativos, os estudantes levaram a vontade de zelar pelo próximo, e promoveram uma série de atividades, como maquiagens, músicas, brincadeiras, conversas e uma tarde com muitos sorrisos. “Enquanto alunos estavam na sala de convivência conversando, outros estavam no salão pintando a unha ou maquiando as mulheres. As mesmas sempre abriam um lindo sorriso com o resultado. Nós nos divertimos muito e tenho certeza que eles também. Foi uma experiência maravilhosa para todos, pois escutamos muitas histórias e obtivemos grandes aprendizados", comenta a estudante Catarina Bortolotto, do primeiro ano do Ensino Médio.

Catarina conta ainda que ao chegar no local ela e seus colegas foram tomados pela timidez, mas que não demorou para se soltarem com a alegria do ambiente. “Assim que chegamos, entregamos os donativos arrecadados para o responsável e as dependências do asilo nos foi apresentada. Nós estávamos com vergonha, mas mesmo assim soltamos nossa voz e cantamos algumas músicas para eles, que sempre nos aplaudiam no final de cada uma delas”.

A coordenadora do Colégio Unesc, Daiana Colombo Dieter, destaca a importância de os jovens realizarem ações como esta. “Eles vivenciaram o dia a dia da terceira idade no asilo e levaram carinho, atenção e amor aos moradores.  Na adolescência é muito importante estes aprendizados e eles gostaram tanto da visita que querem voltar a realizar a visita”.

Cultura e solidariedade

Os donativos doados ao asilo fizeram parte da Gincana Cultural do Colegio Unesc. Eles foram arrecadados durante a inscrição para estimular, além da competitividade, o espirito solidário nos jovens. A professora Mainara Figueiredo Cascaes acompanhou os alunos na visita.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 15 de setembro de 2017 às 18:27
Compartilhar Comente

Jogos Escolares movimentam o Colégio Unesc esta semana

Jogos Escolares movimentam o Colégio Unesc esta semana
Atividades ocorrem durante toda a semana (Foto: Leonardo Ferreira e Luan Aléssio) Mais imagens

Uma competição está movimentando o Colégio Unesc esta semana. Trata-se dos Jogos Escolares 2017, que reúnem mais de dez modalidades esportivas, integração e muitos sorrisos em um evento que iniciou nesta segunda-feira (11/9) e segue até sexta-feira (15/9).

Com a temática de comemoração dos 25 anos do Colégio, o evento busca promover, por meio do ensino das práticas pedagógicas da Educação Física, a aprendizagem das atividades e a integração entre os alunos, professores, pais e funcionários.

A coordenadora do Colégio, Daiana Silveira Colombo Dieter, conta que os Jogos são um dos eventos mais esperados do ano. “É aguardado pelos alunos e pelos professores. Conseguimos explorar todo o complexo esportivo da Universidade, envolvendo desde as provas de natação até as provas de atletismo. Mas a peça fundamental são os ensinamentos de respeito”, comenta.

25 anos de história

Daiana ressalta ainda o histórico de edições dos Jogos, que proporcionaram muito conhecimento em diversas áreas do esporte, e a história do Colégio. “Conseguimos oferecer uma grande diversidade de modalidades ano após anos, muitas medalhas e troféus. Neste ano, eles também marcam os 25 anos de história do Colégio”, ressaltou.

Além das competições, os Jogos também promovem atividades de solidariedade, artísticas e novas amizades. Integração que é destacada pela aluna do nono ano Samira Dagostin. “Estão sendo dias diferentes e gostei muito das provas de handebol e futsal, mas o melhor até agora foi que nos aproximamos de pessoas que não conhecemos e surgiram até novas amizades. Acho importante estimular este contato e também o esporte na nossa idade”, destacou.

Provas e parcerias


O evento tem o apoio dos cursos de Educação Física e Enfermagem da Unesc durante as provas de basquete, vôlei, futebol, velocidade, revezamento, salto em distância, mãe de rua, futebol de sabão, queimada sabão, esconde-esconde, arremesso de peso, pega-pega, dodgebol, pique bandeira e uma Gincana de encerramento.

“Os cursos estão ajudando na organização e na arbitragem. A Educação Física participa diretamente nos jogos e a Enfermagem garante os primeiros socorros caso ocorram imprevistos”, contou o professor de Educação Física e coordenador dos Jogos, Marcio Just Evaldt.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 13 de setembro de 2017 às 16:21
Compartilhar Comente