Colégio Unesc

Esporte e brincadeiras nos Jogos do Colégio Unesc

Esporte e brincadeiras nos Jogos do Colégio Unesc
Atividades das mais diversas modalidades ocorrem até sexta-feira Mais imagens

Interação e diversão com espírito esportivo. Na última segunda-feira (26/9) teve início os Jogos do Colégio Unesc. Os alunos, do Ensino Fundamental ao Médio vão disputar jogos em diversas modalidades até sexta-feira (29/9), quando ocorre a entrega das medalhas para os campeões.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 28 de setembro de 2016 às 11:53
Compartilhar Comente

Alessandra aproveitou um dos Aulões da Unesc para se preparar para o ENEM

Alessandra aproveitou um dos Aulões da Unesc para se preparar para o ENEM
Aulas itinerantes percorrem escolas da região (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Alessandra Florêncio é um dos candidatos, que nos dias 5 e 6 de novembro, vão fazer o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Com o resultado da prova, ela quer conseguir uma bolsa de estudos para o curso de Ciências Biológicas e assim concretizar um desejo antigo de fazer um curso superior. E na noite desta segunda-feira (26/9), Alessandra deu um impulso em sua preparação. Ela participou de um dos Aulões Itinerantes gratuitos para o ENEM que a Unesc oferece em setembro e outubro para escolas da região. “Nunca havia participado de um aulão como este e gostei porque tirei dúvidas importantes”, afirmou.

A aluna do curso técnico em Análises Clínicas do Cedup Abílio Paulo, mora em Turvo e comentou que quer fazer um curso superior na Unesc. “Atualmente já trabalho e estudo e sei que vou ter que me dedicar mais ainda. Mas tudo vai valer a pena. Gosto muito de análises clínicas e de trabalhar com o meio ambiente. No curso de Ciências Biológicas vou conseguir ter várias áreas de atuação”, comentou.

A coordenadora Pedagógica dos Aulões Itinerantes, a professora da Unesc Andréia Rabelo, deu as boas-vindas aos alunos do terceiros ano do Ensino Médio e do Ensino Técnico do Cedup e entregou aos participantes do Aulão um kit com o roteiro de estudos, elaborado por professores do Colégio Unesc e da Universidade e publicado pela Editora Unesc, pasta e demais materiais didáticos.

O Aulão do Cedup abordou Matemática e suas Tecnologias, com o professor Adriano Paulo da Silva e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com as professoras Mainara Cascaes e Normélia Lalau de Farias. Os participantes ainda conheceram as possibilidades de saber mais sobre os cursos pretendidos, por meio de Aulas Experimentais, realizadas pelos Programas de Relacionamento, vinculados ao Secom (Setor de Comunicação Integrada da Unesc).

Os Aulões Itinerantes ocorrem sempre das 19 às 22 horas, na própria escola. Após o Cedup, a próxima a receber a iniciativa da Universidade é a Escola Coronel Marcos Rovaris, de Criciúma, nesta quinta-feira (29/9). Entre setembro e outubro, cerca de mil alunos de sete escolas de Criciúma, Morro da Fumaça, Içara e Orleans vão participar dos Aulões da Unesc.

A ação é desenvolvida pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), com apoio do Colégio Unesc e da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão). As atividades integram o projeto de extensão  “Curso Preparatório Enem”, dentro da  campanha da UNA HCE “Professor, Orgulho de Ser", uma iniciativa de valorização da profissão e do papel de transformação que o professor tem na sociedade.

Confira a programação dos Aulões

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de setembro de 2016 às 22:07
Compartilhar Comente

Aulões Itinerantes do ENEM chegam ao Cedup

Aulões Itinerantes do ENEM chegam ao Cedup
Até outubro, cerca de mil estudantes vão participar das aulas (Foto: Arquivo) Mais imagens

Estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Cedup Abílio Paulo vão ter a oportunidade de “turbinar” a sua preparação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Na próxima segunda-feira (26/9), a escola recebe um dos Aulões Itinerantes gratuitos que a Unesc realiza em setembro e outubro em sete escolas de Criciúma, Morro da Fumaça, Içara e Orleans.

Cerca de mil estudantes do Ensino Médio vão participar dos Aulões Itinerantes e vão receber um exemplar do roteiro de estudos para o ENEM, produzido por professores do Colégio Unesc e da Universidade e lançado pela Editora Unesc.

Os Aulões ocorrem sempre das 19 às 22 horas, na própria escola. Após o Cedup, a próxima a receber a iniciativa da Universidade é a Escola Coronel Marcos Rovaris, de Criciúma, na próxima quinta-feira (29/9).

A ação é desenvolvida pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), com apoio do Colégio Unesc e da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão). As atividades integram o projeto de extensão  “Curso Preparatório Enem”, dentro da  campanha da UNA HCE “Professor, Orgulho de Ser", uma iniciativa de valorização da profissão e do papel de transformação que o professor tem na sociedade.

Confira a programação dos Aulões

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de setembro de 2016 às 16:42
Compartilhar Comente

Prepara ENEM: Unesc lança um roteiro de estudos para alunos do Ensino Médio

Prepara ENEM: Unesc lança um roteiro de estudos para alunos do Ensino Médio
Publicação foi apresentada nesta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade deu mais um passo no sentido de colaborar com a preparação de estudantes do Ensino Médio para a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesta sexta-feira (16/9), a Editora Unesc e a UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) lançaram o “Prepara ENEM”, um roteiro de estudos com explicações e resoluções das atividades da prova, além de dicas e explicações de termos que serão encontrados, análise de provas anteriores e outros meios do estudante adquirir o conhecimento fora do material.

O caderno será distribuído para os cerca de 1.000 estudantes que participarão dos Aulões realizados pela Universidade e será disponibilizado em forma de e-book. Exemplares impressos poderão ser adquiridos na Livraria da Unesc e na Fátima Bookstore.

O “Prepara ENEM” faz parte do Projeto ENEM, desenvolvido há quatro anos pela Unesc com estudantes e professores da rede pública de ensino, que incluem capacitação para os professores do Ensino Médio e Aulões para quem está se preparando para fazer o exame. A Gered (Gerência Regional de Educação) é parceira do projeto.

Para o reitor Gildo Volpato, o livro reforça o compromisso da Unesc na qualificação de jovens que não possuem acesso fácil a materiais e preparação para o ENEM. “O ENEM é a porta de entrada para o Ensino Superior com a possibilidade de benefícios como bolsas. E isso pode ser a oportunidade para muitos destes estudantes melhorarem a vida deles e de sua família”, considerou.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, afirmou que o projeto colabora com o fortalecimento da Educação Básica e transcende o que até então era feito, uma vez que sai do campus para ir até as escolas e se preocupa não apenas com os estudantes, mas também em capacitar os professores. A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, ressaltou que o livro traz a mensagem de que a Universidade tem condições de produzir materiais de muita qualidade e coloca em evidência a Editora e o grupo de professores, além de reforçar o compromisso institucional com a formação de pessoas.

A supervisora de Educação Básica e Técnica da Gered (Gerência Regional de Educação), Carla Michels, salientou a importância do trabalho que a Unesc vem realizando com professores e estudantes do último ano do Ensino Médio. “O Projeto ENEM vem para contribuir muito e queremos dar continuidade a esta parceria”, comentou.

A coordenadora do Projeto ENEM, Ana Lúcia Cardoso, comentou que a ideia central da  iniciativa oportunizar mudanças na vida das pessoas. “Com o “Prepara ENEM” colocamos no papel as experiências que estamos tendo ao longo de quatro anos do projeto. Milhares de pessoas foram beneficiadas e temos muita satisfação em ver esses jovens voltando ao campus da Unesc como alunos da graduação”, Já o editor-chefe da Editora Unesc, Dimas de Oliveira, salientou que o roteiro de estudos irá colaborar para que muitos jovens que não tem condições de participar de um curso preparatório possam ter oportunidades mais igualitárias. O “Prepara ENEM” foi a terceira obra lançada esta semana pela Editora Unesc.

O livro teve a autoria de professores do Colégio Unesc e da Universidade e organização dos professores Marcio Carlos Just, Mainara Cascaes, Eloisa Oliveira, Angela Back, Andréa Rabelo e Ana Lucia Cardoso.

Participaram do evento a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato, o supervisor de Ensino da Gered, Valdecir Mariana, a diretora geral do Colégio Unesc, Daiana Colombo e as coordenadoras Pedagógicas do Projeto ENEM, Andréia Rabelo e Eloisa Oliveira, além de todos os professores que contribuíram para que o roteiro de estudos virasse realidade.

Professor, orgulho de ser

O lançamento do livro fez parte das ações da campanha “Professor, orgulho de ser”, realizada pela UNA HCE. As ações ocorrem até novembro dentro e fora do campus. A programação inclui ainda palestras sobre alfabetização, ENEM Itinerante nos municípios, Aulão do ENEM e evento na Praça Nereu Ramos pelo Dia do Professor. O foco da campanha é chamar a atenção da comunidade para o papel do professor como agente de transformação social.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de setembro de 2016 às 19:28
Compartilhar Comente

Aulão Itinerante Gratuito para o Enem chega em Morro da Fumaça

Aulão Itinerante Gratuito para o Enem chega em Morro da Fumaça
Encontro ocorreu nesta segunda-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

Agora é a vez de Morro da Fumaça receber o Aulão Itinerante gratuito da Unesc. Nesta segunda-feira (19/9), os estudantes da Escola de Educação Básica Princesa Isabel irão receber os professores do Colégio Unesc, que vão preparar os participantes para a prova do Enem, que se tornou uma das maiores portas de entrada para o Ensino Superior, garantindo bolsas de estudo com o Prouni.

Durante o encontro, os alunos também vão receber um exemplar do caderno de resumos do Enem, que foi produzido pela Editora da Unesc. “Este projeto representa a possibilidade de integrar e qualificar a relação entre a Universidade com docentes e discentes da escola, que é um campo profissional dos cursos da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) ”, comentou a coordenadora da Unidade Acadêmica, Angêla Back.

A ação é desenvolvida pela UNA HCE, com apoio do Colégio Unesc e da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão). As atividades integram o projeto de extensão “Curso Preparatório Enem”, dentro da campanha da UNA HCE “Professor, Orgulho de Ser", uma iniciativa de valorização da profissão do professor.

Informações pelos telefones 3431-2610 e 3431-2615 ou pelo e-mail cursoenem@unesc.net.

Cronograma de Aulões

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 15 de setembro de 2016 às 15:51
Compartilhar Comente