Colégio Unesc

Projeto “Janelas Abertas” leva estudantes do Colégio Unesc ao Uruguai

Projeto “Janelas Abertas” leva estudantes do Colégio Unesc ao Uruguai
Viagem passou por pontos históricos e turísticos do país vizinho (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O Colégio Unesc segue ofertando oportunidades diferenciadas de aprendizado fora da sala de aula. Desta vez, 23 estudantes do Ensino Médio puderam conhecer a história, cultura, idioma e economia uruguaia de perto. Acompanhados por quatro professores do Colégio, eles passaram uma semana viajando pelas cidades do país vizinho, através do projeto “Janelas Abertas, desenvolvido pela professora de Língua Espanhola, Marianela Marana Vieyto. Também participaram da viagem 23 alunos do Cedup Abílio Paulo.

Para a estudante do 3º ano do Colégio Unesc, Hellen Aparecida Manenti, a viagem marcou uma oportunidade única de vida. “Aprendi muito mais do que imaginava, pensei que seria algo mais próximo de férias, mas vi que estava errada, pois aprendemos muito sobre o Mercosul, as relações diplomáticas entre os países, a cultura local, linguagem e câmbio, a história do país, entre outras coisas,” relatou.

A arquitetura foi um dos pontos que mais chamou a atenção da aluna. “Visitamos o teatro da capital, Montevidéu, um símbolo de status no século passado, uma construção muito bonita, assim como o Palácio do Estado, sede do governo e que já havíamos visto nas aulas de atualidades, com a professora Wania Ramos”, relembrou Hellen.

O aluno do 2º ano do Ensino Médio, Marco Antônio Dagostim, também acredita que a troca de experiência com o povo uruguaio foi essencial para executar os ensinamentos das aulas de Língua Espanhola, ministradas pela idealizadora do projeto, Marianela Marana Vieyto. “Vimos exatamente o que aprendemos aqui no Colégio Unesc, além de podermos nos comunicar de maneira eficiente com os moradores do país”, afirmou Dagostim, que também pontuou a importância de realizar o câmbio entre o Real e o Peso. “Foi algo que me chamou atenção, pois aí consegui notar a diferença de valores entre os países”, completou o estudante.

Ambos os alunos do Colégio Unesc acreditam que a viagem é essencial para um olhar mais crítico sobre as relações internacionais entre Brasil e Uruguai, além do próprio Mercosul. “Sem essa oportunidade, nunca teríamos a chance de conhecer outra visão de mundo, outro país e outra cultura”, observou Hellen. “Acredito que a viagem foi muito bem planejada, pois sabemos que nem todos os estudantes possuem acesso a oportunidades como esta, que é uma forma totalmente diferente de se aprender, por isso sabemos que o Colégio está sempre buscando o melhor para nos ensinar de maneiras diferentes e fora da sala de aula”, completou Marco Antônio.

Projeto busca oferecer oportunidade única

O roteiro levou os estudantes para diversos pontos turísticos, históricos e culturais do Uruguai. “Passamos pela Praça de Touros, Teatro Solís, Feiras de Antiguidades e Museus, dentre outras coisas”, elencou a professora Marianela Marana Vieyto.

Ela também ressaltou a importância do compartilhamento de experiências com os alunos do Cedup. “Um grupo de 46 alunos composto por dois colégios geograficamente tão próximos e que só faltava um empurrãozinho para estreitar laços de uma amizade duradoura. Colégio Unesc e Cedup em sintonia. É isso que devemos ensinar aos nossos adolescentes: compartilhar”, exclamou.

O projeto “Janelas Abertas” buscou ofertar uma viagem de puro conhecimento, mas com base no respeito e união. “Sem dúvida nada se compara com o registro que ficará nas lembranças do coração e da alma. Gratidão é a palavra que deixo para cada pai e mãe, que permitem que este projeto continue dando seus frutos”, disse a docente.

O projeto janelas Abertas necessitou de autorizações do setor jurídico da Unesc, autorização dos pais e seguro de vida de todos os estudantes. “Tudo para que pudéssemos garantir a segurança dos alunos, além dos quatro professores que acompanharam a viagem”, explicou a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires.

Ela acredita que a viagem proporcionou vivências diferenciadas para os estudantes. “É uma viagem que proporciona muita experiência, como na questão linguística, de câmbio, mas eles se viraram muito bem, pois vimos eles interagindo com os uruguaios muito bem, utilizando os conhecimentos adquiridos na sala de aula”, relatou Marlene.

A coordenadora geral também aproveitou para agradecer a confiança que os pais dos alunos demonstraram para com o Colégio Unesc. “Houve uma confiança por parte dos pais, em o Colégio estar com os filhos deles fora do país. A viagem foi muito tranquila e os alunos aprenderam muito, pois o roteiro abordou diversos aspectos histórico-culturais. É uma experiência que diz muito para um colégio, pois quando nos organizamos, podemos ir além, uma viagem internacional não é algo comum, que encontramos em qualquer escola, e no Colégio Unesc pudemos proporcionar esta viagem com muita organização e o companheirismo dos alunos e das famílias”, reiterou.

Segundo Marlene, o projeto “Janelas Abertas” será continuado. “Pretendemos continuar, pois deu certo e, mesmo não sendo uma experiência simples de ocorrer, trouxe muito para os nossos estudantes, vale a pena continuar”, pontuou.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 30 de novembro de 2019 às 16:25
Compartilhar Comente

Evento marca lançamento de documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze”

Evento marca lançamento de documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze”
Atividade realizada na Unesc fez parte da programação alusiva ao Dia da Consciência Negra (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Emoção, compartilhamento de experiências e sentimentos e muito engajamento. Assim foi a noite desta quarta-feira (27/11) no Auditório Ruy Hülse, na Unesc, no evento que marcou o encerramento das atividades alusivas à passagem do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Levantando o tema “Consciência e Negritude: Identidade e Direitos nas Políticas Afirmativas”, o evento, organizado pelo Neab (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Minorias) e pela Secretaria de Diversidades e Ações de Políticas Afirmativas, contou com extensa programação ao longo de todo o dia, sendo encerrado com o lançamento do documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze” seguido de uma roda de conversa sobre “Protagonismo Negro”. A abertura das atividades ficou por conta de uma apresentação de dança das crianças do segundo ano do Colégio Unesc.

O material lançado oficialmente nesta noite é fruto da dedicação e do envolvimento de dezenas de pessoas ao longo dos últimos meses e em breve estará disponível no site da Universidade. Ele foi construído com o envolvimento da Unesc TV, do Neab, da Secretaria de Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade e da Ong Voz do Gueto e tem o objetivo de mostrar a história contemporânea dos negros brasileiros e suscitar a reflexão sobre desigualdade e direitos humanos. Ao final da exibição nos telões a público presente aplaudiu de pé ao que assistiu.

Para a integrante Neab, Janaina Damásio Vitório, a noite serviu um divisor de águas no entendimento das pessoas que estão inseridas e pretendem se inserir na luta antirracista. “O vídeoclipe e documentário trouxeram elementos para os negros e não negros poderem reavivar e compreender em uma nova perspectiva o real significado do Racismo Estrutural. Se nós compartilhamos ali nossas lutas, mesmo sendo algo que mexe com o nosso íntimo, é porque é dessa forma que vamos conseguir conscientizar e fazer, iniciando por nós mesmos, a diferença nesse cenário”, salientou.

Compartilhamento e união

Integraram o grupo de convidados especiais para o debate da noite o repórter EdSoul, o compositor e interprete do Grupo Voz do Gueto, Alex Gabriel e o professor doutor em Sociologia, Wagner Miqueias. Com espaços para suas ponderações e compartilhamento de experiências, cada um, diante do cenário em que vive, destacou opiniões e informações importantes em prol da luta conjunta.

Conforme Edsol, é emocionante participar de um encontro como esse. “Quando nós decidimos unir forças para ainda mais estarmos juntos na luta incansável por aquilo que merecemos, assim como hoje, percebemos ainda mais o quanto somos fortes. O atleta corre tanto atrás do ouro que acaba esquecendo que o bronze também é tão nobre, rico, como o negro, que tem muito valor”, comentou.

Após as falas dos convidados a plateia também pôde deixar sua mensagem e avaliação do encontro. Na oportunidade, a professora Emili Deisi dos Passos Simão, compartilhou com o grupo o sentimento de motivação ao assistir o documentário tão bem produzido e estar entre o debate da noite. “Diante de tudo isso hoje eu vi que não posso parar. Eu me sinto cansada, mas tenho filhos que estão aí e não devem passar o mesmo. Nós, mães, somos guerreiras de bronze e somos a base. Precisamos lutar para os nossos filhos e sermos exemplo. Eu digo para eles que não somos mesmo iguais. Somos diferentes e cada um tem a sua luta. Essa é a nossa”, destacou.

De acordo com a enfermeira do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc, Maria Madalena Santiago, que também fez questão de acompanhar o lançamento, a oportunidade também ascendeu em seu coração o desejo de buscar ir além no que diz respeito à conquista de espaços. “Não tem como nós não nos emocionarmos e nos identificarmos com muitos desses relatos ouvidos hoje. Mesmo diante de tantas batalhas enfrentadas, tenho muito orgulho de estar aqui e presenciar cada fala feita com o coração. Isso fez com que a partir de hoje tenha nascido uma vontade ainda maior de me posicionar como mulher negra e lutar pelos nossos espaços”, compartilhou com os presentes.

Emocionada, a representante da reitoria da Unesc, assessora do gabinete Tatiane Macarini, agradeceu o envolvimento e a presença de cada uma das pessoas que esteve no auditório. “Esse momento tem muito valor. Ver tudo isso me dá a vontade de criar um mundo novo. Juntar as pessoas que não aguentam mais ver e sentir essa intolerância, esse preconceito e todos os sentidos”, comentou. Mesmo sendo considerada esperançosa demais, conforme Tatiane, seu sonho é ver um cenário diferente muito em breve. “Eu tenho de verdade esse sonho e tenho a certeza de que todos nós podemos contribuir para que se torne realidade. Precisamos começar dentro das nossas coisas, nas coisas mais simples, e levarmos adiante em cada ambiente em que estivermos. Estamos juntos sempre e esse luta é nossa”, destacou.

União de esforços

O evento teve a organização do Neab e da Secretaria da Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, com o apoio do Colégio Unesc, do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), do PPGE (Programa de Pós-graduação em Educação), dos cursos de Ciências Contábeis, de Administração, de Pedagogia, de História, de Geografia, de Biomedicina e de Engenharia Química, da Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing, do Setor de Eventos, do Setor de Arte e Cultura, do Colégio Unesc e do Grupo de Estudos em Direitos Humanos, Relações Raciais e Feminismos.

A música

A canção “Guerreiros de Bronze” que ganhou versão em vídeoclipe aborda pautas e o cotidiano de pessoas descriminalizadas pela sociedade e que lutam pelo seu espaço e lugar de fala.

A música é de autoria de Alex Gabriel Rodrigues e Rinaldo Emílio de Andrade. A iniciativa para a participação da Unesc no projeto partiu de Rodrigues, que por sua atuação como educador social e participante da ONG Voz do Gueto, conhecia o trabalho da Secretaria de Diversidades e procurou nela o apoio para a produção.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de novembro de 2019 às 23:05
Compartilhar Comente

Dia da Consciência Negra Unesc inicia com lançamento de livro infantil

Dia da Consciência Negra Unesc inicia com lançamento de livro infantil
Obra baseada em conto africano foi totalmente ilustrada pela aluna do Colégio Unesc, Julía Zilli (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Comemorado na última semana, o Dia da Consciência Negra ganhou programação especial na Unesc. Coordenado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias (NEAB) da Unesc, o evento traz o tema “Consciência e Negritude: Identidade e Direitos nas Políticas Afirmativas”, e ocorre nesta quarta-feira (27), no auditório Ruy Hulse.

Após a dança de abertura, intitulada “Consciência Negra” e executada pelas integrantes do grupo de dança do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, o evento trouxe o lançamento do livro ilustrado “A nova casa da Água”. Ilustrado pela aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Unesc, Júlia da Luz Zilli, a obra retrata um conto de origem africana, que relata a criação do mundo e o posicionamento das águas na Terra e da Lua e do Sol nos céus. “É a construção do universo pela visão de outros povos”, colocou a estudante a estudante.

Para produzir o livro, ela pesquisou histórias infantis que oferecessem representatividade para as crianças, mas teve dificuldade no processo. “Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, todas estas histórias que nós já conhecemos não trazem representatividade, e eu queria algo diferente, fora do que todos conhecem”, relatou a artista.

Ela procurou, então, a professora Nórmélia Lalau de Freitas. “Eu sabia que a professora tinha muitos livros sobre o assunto e que poderia me guiar no processo de escolha, e ela então me apresentou diversos contos africanos, e acabei selecionando este por ser uma história simples, mas ao mesmo tempo muito lúdica”, disse Júlia.

O livro foi ilustrado em aquarela. “Foi tudo muito rápido, mas sem esquecer do estudo e dos testes de desenho”, relembrou. Júlia buscou finalizar o livro com cores suaves e desenhos leves para melhor entendimento da história. “Eu fiz as ilustrações com um toque lúdico, para que os professores pudessem utilizar o livro em sala de aula com as crianças”, acrescentou a estudante.

Debater desde cedo

O Dia da Consciência Negra do NEAB busca possibilitar o debate sobre assuntos étnico-raciais entre os acadêmicos da Unesc e alunos do Colégio Unesc. “Sabemos que é necessário abordar estes temas com os pequenos, pois assim a semente do debate e potencializamos a consciência sobre assuntos étnico-raciais desde cedo”, explicou a coordenadora do NEAB, professora Normélia Ondina Lalau de Freitas.

Uma exposição com os trabalhos com a temática realizados pelos alunos do Colégio Unesc durante o ano letivo de 2019 está montada na entrada do auditório Ruy Hulse. “Sabemos que os professores do Colégio desenvolveram atividades que abordaram a cultura afro-brasileira, religiões de matriz africana, comunidades quilombolas, entre outros temas que acendem o debate ainda na fase de alfabetização”, completou Normélia. O Dia da Consciência Negra segue durante a noite desta quarta-feira.

Confira o cronograma do Dia da Consciência Negra do NEAB:

Até 28/11 – Exposição de trabalhos dos alunos do Colégio Unesc – Hall da Reitoria;

27/11 (19h15) – Apresentação Cultural – Grupo de dança do 2º ano do Ensino Fundamental Colégio Unesc;

27/11 (19h30) – Lançamento do documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze”, mesa redonda com os acadêmicos, comunidade e convidados: Edsoul, Alex Gabriel e Prof. Dr. Wagner Miqueias.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Gregório Dos Santos 27 de novembro de 2019 às 18:25
Compartilhar Comente

Dia da Consciência Negra: Unesc promove debates sobre identidade e direitos nas políticas afirmativas

Dia da Consciência Negra: Unesc promove debates sobre identidade e direitos nas políticas afirmativas
Lançamento do clipe “Guerreiros de Bronze” faz parte da programação do evento (Foto: Priscila Cardoso) Mais imagens

O dia 27 de novembro vai ser marcado na Unesc por uma intensa programação em torno do tema “Consciência e Negritude: Identidade e Direitos nas Políticas Afirmativas”. Em alusão do Dia da Consciência Negra (21/11), diversos setores, cursos, Programas de Pós-Graduação e grupos de estudo da Universidade se reuniram para a realização de um evento que envolverá alunos, professores e funcionários da Unesc, representantes de movimentos sociais e a comunidade. A programação é gratuita e aberta ao público e contemplará apresentações culturais, rodas de conversa, lançamento de livro e de documentário e exposição de trabalhos dos alunos do Colégio Unesc.

Segundo a coordenadora do Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias) da Unesc, que está à frente da comissão organizadora do evento, Normélia Ondina Lalau de Farias, novembro é um mês muito significativo, pois busca o resgate da cultura negra e mostra resistência de seu povo ao levar adiante a riqueza e importância da cultura afro e do povo negro, que ajudou e ajuda a construir o Brasil. “Se reconhecer como negro, se autodeclarar negro, entender a questão da negritude e resgatar a cultura, combater a violência às religiões de matriz africana e poder mostrar que somos um povo que pertence a esta terra e quer ter a sua cultura respeitada é muito importante. Somos mais de 53% da população brasileira que ainda é invisível na sociedade. Mas queremos dizer que estamos aqui buscando e que ocupamos os mais diferentes espaços”, afirma.

O evento pelo Dia da Consciência Negra iniciará às 14 horas, no Auditório Ruy Hülse, com apresentação cultural dos alunos do Colégio Unesc. A programação seguirá até à noite, com lançamento de livro, debates sobre imigração e direitos dos refugiados, além de uma roda de conversa sobre “Protagonismo Negro”, com o repórter EdSoul, o compositor e interprete do Grupo Voz do Gueto, Alex Gabriel e o professor doutor em Sociologia, Wagner Miqueias.

A programação trará ainda o lançamento do documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze”, às 19h30. O projeto tem o envolvimento da Unesc TV, do Neab, da Secretaria de Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade e da Ong Voz do Gueto e tem o objetivo de mostrar a história contemporânea dos negros brasileiros e suscitar a reflexão sobre desigualdade e direitos humanos.

O evento tem a organização do Neab e da Secretaria da Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, com o apoio do Colégio Unesc, do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), do PPGE (Programa de Pós-graduação em Educação), dos cursos de Ciências Contábeis, de Administração, de Pedagogia, de História, de Geografia, de Biomedicina e de Engenharia Química, da Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing, do Setor de Eventos, do Setor de Arte e Cultura, do Colégio Unesc e do Grupo de Estudos em Direitos Humanos, Relações Raciais e Feminismos.

Programação


Dia 27 de novembro

14h – Apresentação cultural do grupo de dança do quinto anos do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. Tema: Consciência Negra. Autoria da aluna Naomi Ayana Cardoso Ribeiro. Local: Auditório Ruy Hulse;

14h15 – Lançamento do livro “A Nova Casa da Água”, conto africano ilustrado pela aluna do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Unesc, Julia Zilli. Local: Auditório Ruy Hulse;

15h – Apresentação do documentário “Nós”, de Thiago Simas, sobre a trajetória cíclica dos refugiados através dos tempos e roda de conversa sobre “Cinema e Direitos Humanos” com acadêmicos da Unesc e alunos da Escola de Imigrantes. Local: Auditório Ruy Hulse;

17h – 2º Cara Gente Branca: Consciência e Negritude. Roda de conversa na Praça do Estudante;

19h15 – Apresentação cultural do grupo de dança do quinto anos do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. Tema: Waka Waka. Autoria das professoras Ana Karen Rosado e Juliana Pereira Guimarães Local: Auditório Ruy Hulse;   

19h30 – Lançamento do documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze” e mesa-redonda sobre “Protagonismo Negro”, com o repórter da NSCTV, EdSoul, o compositor e interprete do Grupo Voz do Gueto, Alex Gabriel e o professor doutor em Sociologia, Wagner Miqueias. Local: Auditório Ruy Hulse;

Até 28 de novembro

Exposição de trabalhos de estudantes do Colégio Unesc, como fotos da visita à comunidade quilombola São Roque, ilustrações em aquarela para o livro “A Nova Casa da Água” e símbolos Adinkras.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 22 de novembro de 2019 às 12:31
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc Viajam ao Uruguai

Alunos do Colégio Unesc Viajam ao Uruguai
Estudantes permanecem até o próximo domingo (24) no país vizinho (foto: Carina de Freitas) Mais imagens

Chuí, Punta del Este, Colonia del Sacramento, Rivera e Montevideo. Este é o roteiro de viagem de 23 dos alunos do Ensino Médio do Colégio Unesc para os próximos dias. Através do projeto “Janelas Abertas”, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar novas experiências no Uruguai, país vizinho ao Brasil.

Acompanhados da professora de Língua Espanhola do Colégio Unesc e idealizadora do projeto, Marianela Marana Vieyto, do professor de Educação Física, Márcio Justo Evaldt, e da coordenadora geral, Marlene Pires, os alunos partem para a viagem neste domingo (17), e permanecem no Uruguai até o próximo domingo (24).

A viagem tem como principal objetivo oferecer possibilidades para que os estudantes possam praticar, em um ambiente real, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Conhecer, reconhecer, comparar e respeitar semelhanças e diferenças entre os países é o que faz deste projeto um incentivo para que os alunos se dediquem, entendam a importância de dominar algumas das habilidades da língua espanhola como comunicação oral e compreensão auditiva”, explicou Marianela, que é natural do Uruguai.

Projeto interdisciplinar

 As atividades de viagem foram planejadas para funcionarem de forma interdisciplinar, integrando algumas disciplinas do currículo dos estudantes. “Artes, matemática, história, geografia, atualidades, dentre outras disciplinas. A viagem vai englobar diferentes olhares e aspectos da relação entre Brasil e Uruguai”, colocou a docente.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas, o projeto “Janelas Abertas” é importante para que os alunos possam vivenciar o que observam diariamente nas aulas de Língua Espanhola, bem como colocar em prática o que aprenderam sobre o idioma e a cultura do Uruguai. “Também queremos proporcionar uma semana de diversão e interação entre os colegas”, completou Carina.

A saída de estudos é mais uma das muitas no calendário do Colégio Unesc, de acordo com o planejamento pedagógico. “Os alunos vivenciam a cultura, a arte, os costumes dos povos, cidades e até país”, comentou a coordenadora geral do Colégio, Marlene Pires.

Para ela, o projeto “Janelas Abertas” mostra que o Colégio Unesc busca ofertar oportunidades de crescimento e aprendizado diferenciadas aos estudantes. “Queremos ousar pedagogicamente, porque os alunos desejam buscar conhecimento, e os pais ficaram felizes em poderem proporcionar aprendizado in loco aos filhos. Serão sete dias de envolvimento, alegria e muitas recordações”, finalizou a gestora.

Também farão parte da viagem alunos do Centro de Educação Profissional (Cedup) Abílio Paulo, convidados pela professora Marianela.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 18 de novembro de 2019 às 09:45
Compartilhar Comente