Colégio Unesc

Colégio Unesc oferece aulas de karatê com campeão mundial

Colégio Unesc oferece aulas de karatê com campeão mundial
Professor Everaldo passou as primeiras técnicas aos seus novos atletas(Fotos Décio Batista) Mais imagens

O karatê é a mais nova modalidade esportiva oferecida aos alunos das séries iniciais do Colégio Unesc. Na tarde desta segunda-feira (25/10), cerca de 30 crianças começaram seus treinamentos com a orientação do professor e campeão mundial de karatê por equipes Everaldo Pereira, da Associação Team Everaldo/Unesc.

Neste primeiro encontro, o professor buscou despertar o interesse e a concentração dos seus novos atletas. “O projeto é muito bacana, ensinar a arte milenar que é o karatê e é muito legal. Todo esporte vindo da arte marcial e do Japão foca na concentração, no trabalho e no respeito. As primeiras aulas são as mais difíceis, pois  eles precisam entender que o objetivo não é só dar chute e soco, mas sim aprender que a disciplina e o caráter são mais importantes. Para mim, o karatê é uma arte primorosa e vai ajudar bastante esses alunos, foi impressionante o comprometimento dos pais e da criançada. Além dos que estão aqui hoje, já tem mais 18 na fila de espera", contou Everaldo. O professor traz a experiência de pai, mestre e grande incentivador das caratecas Sabrina e Carolaini Pereira, campeãs que representam a Unesc e a região. "Esse projeto no Colégio Unesc era um projeto que já estava sendo esperado há muito tempo. Agora, esperamos tirar futuros campeões, não só para conquistar medalhas, mas para serem futuros campeões na vida”, destacou.

As aulas de karatê são a contrapartida da Associação Team Everaldo ao apoio da Unesc. Para o coordenador do curso de Educação Física da Universidade, professor Joni Marcio de Farias, a modalidade colabora para diversificar a oferta de esportes para os estudantes do Colégio Unesc, representando mais um de tantos diferenciais do colégio que tem ao dispor a estrutura de uma Universidade. “Hoje já temos handebol, futsal e na semana que vem, provavelmente, iniciaremos o futebol de campo. Nossa proposta é oferecer aos nosso acadêmicos de Educação Física a vivência na prática, sobre aquilo que eles aprende na teoria. A parceria com o mestre Everaldo é uma troca onde a Unesc disponibiliza o nosso conhecimento por meio das bolsas e ele transmite sua expertise técnica para a criançada”, comentou o coordenador. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2021 às 16:03
Compartilhar Comente

Colégio Unesc em clima de Jogos Escolares

Colégio Unesc em clima de Jogos Escolares
Competições foram abertas nesta quarta com direito a pira olímpica e juramento dos atletas (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

A pira olímpica está acesa para os Jogos Escolares do Colégio Unesc (JECOUN). Em sua terceira edição, o evento esportivo teve início na manhã desta quarta-feira (13/10) e se estende até a próxima sexta (15/10). As competições envolvem estudantes do 1º ano do Fundamental até o terceirão, no Ensino Médio.

O diferencial dos JECOUN já veio na solenidade de abertura. Realizada em dois momentos nesta quarta, ela se realizou de forma híbrida, a partir do Auditório Ruy Hülse e com interação remota com as salas de aula, onde encontravam-se as turmas participantes das disputas. Tanto pela manhã quanto à tarde, um cordão de alunos foi formado, do auditório até a entrada principal o Ginásio Professor José Antônio Carrilho, para a passagem a tocha, de mão em mão, até o acendimento da pira. Durante as solenidades, houve também o juramento dos atletas.

Alunos do Ensino Médio competem pela manhã, enquanto à tarde é a vez dos estudantes do Fundamental. “Depois de 1 ano e meio de pandemia, estamos realizado aqui no colégio uma série de atividades esportivas, desenvolvidas ao longo do ano na aula de Educação Física, bem como atividades recreativas lúdicas”, afirma a professora Mainara Figueiredo Cascaes, coordenadora de Ensino do Colégio Unesc. “Os Jogos são um momento de integração e interação entre as turmas. Nesses três dias, todos do 1º aninho do Fundamental até o terceirão, sem exceções, estarão usando esse momento para diversão, pois os Jogos também fazem parte do aprendizado”, reforça. “Na nossa competição, a gente trabalha dnetro do aspecto cooperativo. Aqui todos ganham medalhas”, completa.

Ícones de atividades esportivas ligados ao Colégio Unesc participaram das cerimônias. Pela manhã, a atleta Luísa Lummertz Colares Lopes, que estuda no 2º ano do Ensino Médio, acendeu a pira. Luísa tem 16 anos e está entre as revelações do atletismo brasileiro no salto em altura. Ela tem no currículo títulos dos Jogos Escolares, dos Jogos Escolares da Juventude e outras competições estaduais e nacionais. A jovem atleta detém o recorde catarinense de salto em altura, está entre as primeiras do ranking brasileiro e representou o Brasil no Sul Americano de Atletismo, chegando à final na competição no Paraguai.

À tarde, o professor Alexandre Ghizi foi quem acendeu a pira. Além de trabalhar no Colégio Unesc, ele é treinador da equipe de tênis de mesa do Mampituba e integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. “Esses nossos nomes que se destacam no esporte servem de grande motivação para os atletas do Colégio Unesc, confirmando o quanto a prática esportiva contribui para a formação de cidadãos”, aponta a diretora do Colégio Unesc, professora Giselle dos Passos Vieira.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de outubro de 2021 às 18:48
Compartilhar Comente

Aluna do Colégio Unesc ganha bolsa de estudos em Cambridge

Aluna do Colégio Unesc ganha bolsa de estudos em Cambridge
Beatris orgulhosa do desempenho de Ester, mais um talento do Colégio Unesc (Foto: Daniela Savi) Mais imagens

Ester Schulter Serafim, 15 anos, é estudante do Colégio Unesc. Ela participou de um concurso on-line da Universidade da Cambridge, na Inglaterra, e conquistou uma bolsa de estudos parcial para o programa Immerse Education Female Future Leaders (Mulheres Líderes do Futuro).

A estudante participou gratuitamente do Immerse Essay Competition, uma competição de redações acadêmicas valendo bolsas de estudos para as duas semanas de imersão na instituição, em Londres. A bolsa inclui alimentação, estadia na universidade, 40 horas de sessões acadêmicas com tutores da Oxford University e da Cambridge University, materiais de estudo e aulas cuidadosamente elaboradas. Ao final, Ester vai trazer na bagagem o certificado e uma experiência única.

Isso é resultado de um trabalho feito pelo Colégio Unesc que atua em projetos que incentivam a busca pelo conhecimento. “Sempre incentivamos a aprofundar o interesse pelas linguagens e culturas desde as séries iniciais e que vai ao longo da vivência escolar. Quando esse resultado é alcançado, é motivo de muito orgulho e satisfação, pois valida todo o desenvolvimento de um trabalho feito em todos os segmentos”, enalteceu a diretora do colégio, Giselle dos Passos Vieira.

Redação em inglês

Ester resolveu se inscrever sem muita pretensão e ficou surpresa com a classificação. Para a redação, ela precisou escrever um texto em inglês com a temática “quais três pessoas históricas você escolheria para um jantar". Ela escolheu abordar as histórias da polonesa Marie Curie, que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade; de Mileva Maric, que foi a primeira esposa de Albert Einstein; e da escritora inglesa Jane Austen.

A resposta da sua classificação veio por e-mail e, ao abrir, a jovem aluna não conteve a emoção. “Quando recebi o e-mail fiquei muito emocionada. Foi uma comemoração na família e na escola. É a realização de um sonho”, disse, já adiantando que trará muito aprendizado e a certeza que está trilhando o caminho dos seus sonhos, ser historiadora.

Ela acredita que as oportunidades poderão ser maiores fora do país. “Lá, tem mais oportunidades para mim. História é uma ciência, tanto que temos cientistas que são historiadores. Eu amo ler e amo estudar, e a história aqui não é tão valorizada como deveria ser”, sublinhou.

Orgulho para o Colégio Unesc

A professora de Literatura do Ensino Médio, Beatris de Freitas, que foi convidada para ser a mentora de Ester, destacou, com o coração cheio de alegria, que está sendo muito gratificante ver alunos com potencial elevado avançando nos estudos. “Ela nos incentivou a olhar para esse concurso. Fiquei honrada em ser sua mentora, e mais feliz ainda em saber que temos alunos que estão buscando outra forma de aprender, tendo um olhar para os estudos e uma identificação com a nossa grade curricular”, disse.

O resultado obtido, para a professora, faz com que “acreditemos cada vez mais na nossa educação e no nosso trabalho e incentiva as pessoas a saber o que elas querem”.

Entusiasta e apaixonada por literatura, Ester contou que ganhou de seus familiares, aos 3 anos, o livro de Michelangelo, considerado um dos maiores representantes do renascimento italiano. Bem comunicativa, a estudante destacou que, particularmente, gosta de estudar mulheres que, para ela, “foram apagadas da história”.

Como funciona

A Immerse Essay Competition promove uma competição de redação ao redor do mundo para os estudantes conseguirem bolsas para fazer um curso de verão em Cambridge ou Oxford, universidades referências do Reino Unido, na área que o estudante preferir. A redação passa por avaliadores e estes determinam o percentual que a produção merece. No caso de Ester, foram 20%, além das 13 noites de acomodação em uma faculdade central de Cambridge ou Oxford. O embarque para a Inglaterra será em julho de 2022.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de outubro de 2021 às 16:43
Compartilhar Comente

Skatista olímpico Pedro Quintas dá o recado no Colégio Unesc

Skatista olímpico Pedro Quintas dá o recado no Colégio Unesc
Em bate-papo descontraído, alunos conheceram a história do atleta e puderam curtir algumas manobras(Fotos: Daniela Savi) Mais imagens

Eram pouco mais de 10 horas desta terça-feira (5/10) quando os alunos do Colégio Unesc viveram uma experiência diferente, que eles não esperavam. Os olhos dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio brilharam ao compartilhar de momentos especiais com o skatista Pedro Quintas, um dos atletas que representou o Brasil na estreia da modalidade em Jogos Olímpicos, em Tóquio. Quintas deu um show de simpatia. Conversou com os alunos, posou para inúmeras fotos, respondeu diversas perguntas e deu autógrafos, muitos autógrafos.

“Você já se lesionou em algum treino”, perguntou o estudante Luís Eduardo, de 16 anos. Essa e muitas outras questões foram encaminhadas e respondidas com paciência e muita atenção pelo convidado. A equipe do Colégio Unesc organizou uma roda de conversa na qual a curiosidade dos alunos foi saciada. Sobre a pergunta do Luís Eduardo, Quintas não economizou na resposta: “sim, mas levantei e continue em busca do meu sonho. E foi além. Contou que o primeiro skate foi um presente da sua tia, aos 3 anos. “E com a persistência do meu pai é que a paixão começou para valer”, detalhou. Daí veio o amor pelo skate, que levou Quintas a muitos lugares e tantas conquistas.

Essa persistência foi um dos muitos exemplos transmitidos pelo atleta no bate-papo. Em 2019, depois de muita dedicação e trabalho, Quintas chegou à seleção do Brasil. Em Tóquio, voltou com o 8º lugar na sua categoria. “Consegui me classificar para as Olimpíadas e a experiência se tornou cada vez melhor”, lembrou. “Eu estava lá, com os melhores do mundo, e a vivência da competição foi muito gratificante”, reforçou.

Ele sublinhou, em outra das perguntas dos estudantes do Colégio Unesc, o papel do skate na sua vida. “O skate foi minha paixão desde pequeno e foi um sentimento muito grande em poder representar o Brasil numa primeira Olimpíada”, contou, enchendo de entusiasmado os jovens. Quintas já adiantou que está treinando para as próximas competições. “Em 2022 vou ter um calendário bem apertado”, acrescentou.

Essa não é a primeira vinda de Pedro Quintas a Criciúma. Ele esteve competindo na cidade em janeiro, quando participou do STU National, no skatepark do Parque Altair Guidi, ficando na 3ª colocação. Daqui, levou amizades, que o mantém pela cidade até esta quinta-feira, para comemorar o aniversário de um amigo. “É muito bom poder incentivar essa nova geração. Vai que sai até um próximo campeão olímpico daqui, né!”, adiantou.

As manobras do Quintas

Para animar ainda mais os estudantes, Pedro Quintas fez algumas manobras. Ele compartilhou, ainda, o skate com alguns mais empolgados. O Luís Eduardo, que perguntou sobre as lesões do skatista olímpico, foi um dos animados que tomou emprestado o skate de Quintas e fez suas manobras também. Luís contou ao atleta que ganhou seu primeiro skate aos 9 anos. “Achei a visita dele muito legal, pois a gente via na TV e agora está aqui, na nossa frente, contando a sua trajetória”, apontou o aluno, fã das competições.

No final da visita, já na hora das fotos com os alunos, Marco Aurelio Zanette, de 15 anos, pegou o skate de Quintas e também partiu para manobras. “Eu não ando, mas eu conheço e gosto da modalidade. Ele tem estilo e essa experiência foi muito boa. Ele é um grande exemplo”, contou.

Experiência para os professores

A atividade realizada na manhã desta terça-feira tornou não somente a experiência dos alunos muito boa, mas também dos professores e funcionários do Colégio Unesc. A diretora Giselle dos Passos Vieira enfatizou que foi gratificante conferir o brilho nos olhos, o esforço de um jovem e o quanto o exemplo dissemina.

Giselle lembrou que essas visitas eram corriqueiras, mas escassearam por conta da pandemia de Covid-19. E são momentos que os estudantes guardam com muito carinho. “Ver um menino tão novo, o quanto conseguiu com muito esforço e, encontrando, principalmente, o propósito de vida dele é o que nos motiva cada dia mais. Por isso, se torna tão importante essa experiência, e isso é o que trabalhamos na escola, para que os alunos sejam as melhores versões de si mesmos e isso passa pelo projeto de vida, pelo propósito de cada um e fazer o que faz a gente feliz”, contou a professora. Ela entregou para Pedro Quintas, em nome da Unesc, uma camisa do Criciúma Esporte Clube, que carrega a marca da

Universidade no peito.

A diretora ainda enfatizou o clima divertido e o grau de interesse dos alunos na trajetória do skatista. “Estamos sempre de portas abertas para trazer esse tipo de experiência, que só é possível porque estamos dentro da nossa universidade que se preocupa com a qualidade do ensino”, finalizou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de outubro de 2021 às 19:32
Compartilhar Comente