AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Ciências Contábeis promove palestra com foco no combate a fraudes e lavagem de dinheiro

Curso de Ciências Contábeis promove palestra com foco no combate a fraudes e lavagem de dinheiro
Evento fez parte da programação da Semana Acadêmica do curso (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A 27ª edição da Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Unesc ganhou na manhã de sábado (21/11), mais uma importante ação. O curso, junto do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), promoveram, nesta data, uma palestra que tratou do tema “O Contador e o Combate às Fraudes e a Lavagem de Dinheiro”. O evento foi conduzido pelo Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil em Florianópolis, Rogerio Adriano Castelpoggi Penna, e mediado pelo coordenador do NAF, Leonel Luiz Pereira.

Os participantes do encontro tiveram a oportunidade de entender que o papel do contador, além de gestor burocrático da área fiscal e tributária.
Conforme Rogerio, “o contador bem informado evita que os clientes e as empresas sejam alvos de fraudadores”.

O evento realizado de forma virtual teve a participação de mais de 140 pessoas. O encontro contou com a presença da coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, do coordenador-adjunto, Manoel Menegali, assim como da Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC SC), Rúbia Albers Magalhães, do Auditor-Fiscal e Delegado da Receita Federal do Brasil em Florianópolis, Saulo Figueiredo Pereira e do Assistente na Receita Federal em Florianópolis, Odimar Alves.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de novembro de 2020 às 15:17
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica do curso de Educação Física inicia com um dos maiores nomes do treinamento de força do Brasil

Semana Acadêmica do curso de Educação Física inicia com um dos maiores nomes do treinamento de força do Brasil
Professor doutor Belmiro de Salles abriu os trabalhos do evento, nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de Bacharelado em Educação Física estarão reunidos de forma virtual até esta quarta-feira (25/11), para debater temas como força e hipertrofia muscular, carreira de personal trainer e a responsabilidade do profissional da área na promoção e prevenção da saúde. Os temas fazem parte da Semana Acadêmica 2020 do curso de Educação Física da Unesc, que iniciou na manhã desta segunda-feira (23/11) com a participação de um dos maiores nomes do treinamento de força do país, o treinador, professor doutor e pesquisador do Stlab, Belmiro de Salles.

Além de palestras virtuais, a Semana Acadêmica contará com gincana entre os estudantes e sorteio de brindes. Toda a programação será realizada de forma online pelo canal da Unesc TV no YouTube. O evento seguirá com palestras na terça-feira (24/11), com o professor mestre Leonardo Lima e na quarta-feira (25/11), com Cristiano Parente, eleito o melhor personal trainer do mundo em 2014. Mais detalhes da programação estão disponíveis na página (clique aqui). 

Ao abordar o tema “Intervalos entre séries e repetições para força e hipertrofia”, na manhã desta segunda-feira, Salles salientou que o controle dos intervalos entre as séries faz a diferença no resultado do treino. “Na literatura temos que intervalos longos são mais utilizados para força e potência, contribuindo com a recuperação do sistema neural e dos fosfagênios. Já para hipertrofia, intervalos menores. No entanto, especialmente para a hipertrofia, ainda tentamos responder se deveríamos utilizar intervalos mais curtos ou mais longos”.

O palestrante tratou ainda sobre densidade do treino e estímulo e trouxe os fatores causados por intervalos longos, de 3 a 5 minutos, recomendados para treinos que buscam a força: ótimo recrutamento neural; recuperação neural; recuperação energética; manutenção da carga e manutenção de volume. Já no caso de intervalos curtos, de até 1 minuto e indicados para a hipertrofia, os principais fatores seriam: fadiga; dano muscular; resposta hormonal; resposta metabólica e “pump” hiperemia.  

A palestra de abertura do evento foi mediada pelo professor da Unesc, Lucas Helal.

Ciência e prática

A abertura do evento contou com a participação da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que parabenizou professores e acadêmicos pelo evento e salientou a capacidade de superação de estudantes e professores neste ano. “Nos reinventamos em curto espaço de tempo e organizamos uma estrutura tecnológica que além das aulas mediadas por tecnologia, permitiu eventos como esse. Todo esse cabedal de conhecimento em ensino, pesquisa e extensão precisa estar disponível para as pessoas e contribuir com o desenvolvimento regional. Vejo isso no curso de Educação Física e inclusive nesse evento, que é um dos claros exemplos das potencialidades de uma universidade comunitária”, afirma.

A reitora salientou ainda a importância do profissional de Educação Física para a qualidade de vida e saúde da população, ao colaborar com a promoção da saúde e da prevenção de doenças e complicações decorrentes delas.

O coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Márcio de Farias, salientou a importância do evento para a formação de novos profissionais de Bacharelado e para o compartilhamento de informações também com os profissionais da área. “A Semana Acadêmica traz um grande conhecimento prático, aliado ao científico, para estabelecer diálogos e reflexões sobre temas relevantes”, considera.

A Semana Acadêmica 2020 ocorre dentro da disciplina de Organização e Administração Desportiva, ministrada pelo professor Tiago Lock Silveira, presente na abertura oficial dos trabalhos. O momento teve ainda a participação da representante do Centro Acadêmico (CA) de Educação Física, Daiana Ramos Martins.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de novembro de 2020 às 11:50
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis promove mais uma atividade alusiva à Semana Acadêmica

Curso de Ciências Contábeis promove mais uma atividade alusiva à Semana Acadêmica
Ação foi realizada no último sábado (10/10) de forma virtual (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A temática “Custeio da Seguridade Social no Brasil – A Evolução Tecnológica das Declarações e a Dinâmica do Trabalho Pós Reforma Trabalhista” foi a norteadora de mais uma ação da 27ª Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Unesc. O evento, realizado de forma virtual na manhã do último sábado (10/10), foi promovido em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

O tema da noite foi abordado pelo Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil em Florianópolis, Marcus Gaudenzi de Faria. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o contexto histórico e a evolução da Previdência Social no mundo e no Brasil, destacando os agentes que financiam a Seguridade Social.

Na manhã de aprendizados foram abordados temas como o déficit previdenciário, suas possíveis causas, a necessidade da Reforma Previdenciária para sustentabilidade dos futuros beneficiários da Previdência Social. Entre as ênfases de Faria, esteve a evolução tecnológica utilizada pela RFB no gerenciamento das informações prestadas pelos profissionais da contabilidade, evidenciando a importância na gestão dos dados que serão transformados em declarações.

A palestra contou com a ilustre presença de Roseli Fabrin, Auditora Fiscal da Receita Federal de Florianópolis, profissional que também ministrou atividade do curso em junho de 2020.

Conforme a coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, mais uma vez a coordenação de forma geral agradece a comunidade acadêmica pela participação e interação. “Deixamos nossa gratidão ainda ao professor Leonel Luiz Pereira pela mediação do evento e, em especial, ao auditor e professor Marcus pela excelente palestra concedida”, completou.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de outubro de 2020 às 18:07
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis inicia atividades de Semana Acadêmica diferenciada

Curso de Ciências Contábeis inicia atividades de Semana Acadêmica diferenciada
Atividade virtual em parceria com a Uniarp foi a primeira, de uma série de ações ao longo do semestre (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os aspirantes a contadores que integram os cursos de Ciências Contábeis da Unesc e da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), de Caçador, tiveram, na noite de quinta-feira (24/9), momentos de inspiração e injeção de ânimos. Eles participaram, assim como toda a comunidade da área, de evento virtual promovido em parceria pelas universidades, que receberam três jovens profissionais para compartilharem suas histórias de superação e sucesso em suas carreiras.

A atividade, transmitida ao vivo no canal Unesc Oficial no YouTube, foi a primeira, de uma série de ações que irão integrar a Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis de Unesc, em formato diferenciado em sua edição 2020. Abrindo a programação, o evento levantou a temática “Jovens contadores: sucesso e realização” com a participação de Stephanie Kalynka, João Carlos Brandalize da Silva e Ingrid Ohana.

O encontro virtual foi prestigiado não só por acadêmicos, mas por professores e profissionais da área, além dos reitores da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e da Uniarp, Anderson Antônio Matos Martins.

Para Luciane, essa foi uma grande oportunidade de união de instituições de referência. “É um momento especial de união entre instituições de Ensino ligadas à Acafe, entidade fortíssima do nosso Estado que integra 16 instituições de ensino superior comunitárias e que contribuem muito para o desenvolvimento de suas regiões”, salientou.

A atividade, de acordo com Luciane, se mostra grandiosa por dois motivos em especial. “Pelo necessário destaque ao profissional contador dentro das instituições, celebrando a passagem do Dia do Contador, e pela interação entre as duas instituições comunitárias, que formam contadores com excelência. Desejo que essa parceria tenha vida longa e que tenhamos outras tantas oportunidades de estarmos juntos construindo e compartilhando conhecimento”, acrescentou a reitora.

Ao agradecer o empenho de todos os envolvidos na realização do encontro virtual, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Mila Lúcia Ferreira Guimarães, lembrou a passagem do aniversário de 45 anos de atividade do curso e a linda trajetória construída até os dias atuais.

“Precisamos ser gratos por estarmos vivos, com saúde e celebrando mais um aniversário. Em um momento totalmente diferenciado para todos nós, pensamos em promover um evento também diferente. Diante do novo cenário estamos propondo uma Semana Acadêmica que na verdade será diluída ao longo dos meses, com ações especiais que irão comemorar em diferentes momentos”, explicou Mila.

Lançamentos Saberes Contábeis

Ainda na noite de celebração a Universidade lançou os volumes 6 e 7 do livro Saberes Contábeis. O responsável pelo lançamento oficial e apresentação das obras foi o professor Silvio Parodi Oliveira Camilo que, junto dos professores Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, Cleyton de Oliveira Ritta, organizou, ao longo de todo o ano, os conteúdos para as publicações.

As obras Saberes Contábeis Volumes 6 e 7 estarão disponíveis na página do Curso de Ciências Contábeis e serão encaminhados, em forma de e-book, aos estudantes da Uniarp.

Noite prestigiada

Compuseram a mesa de honra virtual do evento desta quinta-feira a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Uniarp, Emilene Murer; o coordenador adjunto do curso da Unesc, Manoel Vilsonei Menegalli; o representando do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Edio Silveira; a delegada do Conselho Regional de Contabilidade de Caçador, Juliane Parisotto Binotto; o presidente do Sindicato dos contabilistas (Sindiconti) de Criciúma e Região de Criciúma, Fernando Marcos Garcia; o Presidente do Sindiconti de Caçador, Cleverson Silva; a presidente do Núcleo dos Contadores Associação Empresarial de Caçador, Franciane Luiza Salamoni Pioli.

As experiências compartilhadas pelos palestrantes da noite, Stephanie Kalynka, João Carlos Brandalize da Silva e Ingrid Ohana, podem ser assistidas no vídeo completo disponível no canal Unesc Oficial.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de setembro de 2020 às 16:06
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Design é marcada por oficinas e atividades práticas

Semana Acadêmica de Design é marcada por oficinas e atividades práticas
Troca de conhecimentos ocorreu entre estudantes e professores de Design e Artes Visuais (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos das mais diversas fases do curso de Design – Ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, estiveram reunidos nesta segunda e terça-feira (4 e 5/11) para a Semana Acadêmica do curso. Nesta edição, o evento focou na prática e no intercâmbio de conhecimentos entre os cursos de Design e de Artes Visuais, com oficinas ministradas por professores das duas graduações. O evento ainda comemorou o Dia do Designer (5/11).

Em dois dias de evento, os estudantes participaram de quatro oficinas: “Sketches de Produtos”, “Cerâmica Artesanal”, “Ferramentas Básicas de Photoshop” e “Serigrafia”.

Segundo o coordenador do curso, João Rieth, a intenção foi realizar um evento voltado para a prática, oportunizando que os alunos de Design tenham contato com conteúdos que complementem as disciplinas dadas em sala de aula. E a aproximação com o curso de Artes Visuais vai aumentar mais ainda. Os dois cursos criaram o Núcleo Indústria Criativa, com a participação de professores e alunos e em 2020, devem ter disciplinas compartilhadas, aumentando a interação e a troca de conhecimento entre as duas áreas profissionais.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 06 de novembro de 2019 às 16:14
Compartilhar Comente