AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc Profissões: Experiências bem aproveitadas

A quantidade de contatos feitos, conhecimentos adquiridos e experiências vividas ao longo dos últimos dois dias no Unesc Profissões não pode ser mensurada. O que é possível garantir, no entanto, é a influência positiva que o evento oportunizou a mais de seis mil estudantes nesta quarta e quinta-feira (18 e 19/9) na Universidade. Os visitantes vieram das mais diversas cidades do Sul de Santa Catarina e do Norte do Rio Grande do Sul para conhecer de perto a estrutura do campus e as possibilidades oferecidas pelos mais de 40 cursos de graduação, além das ofertas em pós-graduação e extensão nos modelos presencial e a distância.

A estrutura preparada pela Universidade, somada a atenção das mais de 450 pessoas engajadas na recepção, formaram um ambiente completo para auxiliar na escolha profissional dos visitantes. Já ao chegarem na Unesc, os grupos se dividiram de acordo com a área de interesse de cada integrante, sendo encaminhados para as Trilhas do Conhecimento definidas entre Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Educação e também pelo Iparque (Parque Científico e Tecnológico). Após o tour, todos passaram pelo Ginásio José Antônio Carrilho, preparado em um ambiente futurístico e cheio de atrações nos estandes dos cursos.

Após o intenso trabalho de preparação dos detalhes e acolhimento dos estudantes, a avaliação da resposta recebida não poderia ser melhor. De acordo com a presidente da comissão organizadora do evento, Camila Batanolli, nesta edição foi possível perceber o real interesse dos visitantes em aproveitar a oportunidade de conhecer a fundo os cursos e áreas do conhecimento. “Eles já chegaram muito interessados em fazer as Trilhas para poderem aproveitar ao máximo o que tínhamos a oferecer. Tivemos uma grata surpresa ao percebê-los tão interessados naquilo que preparamos”, salientou.

Além da busca por informações sobre as profissões, conforme Camila, a procura por explicações sobre as possibilidades de bolsas de estudos e políticas de desconto também chamou a atenção. “Isso nos deixa muito satisfeitos, pois sabemos que a Universidade oferece inúmeras possibilidades e essas informações podem mostrar a eles que é possível estar aqui vivenciando esse universo e isso está muito mais perto do que eles imaginam”, completou.

Conforme a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, a programação desta edição foi pautada na experiência do aluno, com foco em atividades paralelas que proporcionassem a possibilidade vivenciar algo mais aprofundado na área de interesse do estudante. “A avaliação dos alunos foi muito positiva a esse modelo. Nós sentimos que os estudantes estiveram muito mais focados, com dúvidas muito direcionadas a respeito dos diferentes profissões e carreiras. Eles de fato ficaram encantados com universitário. Toda a equipe envolvida conseguiu desenvolver um trabalho que sensibilizou os estudantes do Ensino Médio para a importância de uma de uma formação universitária e conseguiu dar subsídios pra que eles pudessem tomar uma decisão mais acertada a respeito da carreira profissional”, salientou.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o sentimento é de felicidade e de orgulho ao avaliar o sucesso de mais uma edição do evento. “O Unesc Profissões deste ano foi brilhante. Trouxe à Universidade mais de seis mil estudantes de diversas escolas da macroregião Sul, afora famílias inteiras que aproveitaram a oportunidade e vieram conhecer as possibilidades apresentadas pela Unesc. Neste ano inovamos, com as trilhas por áreas do conhecimento, ou seja, mais do que informação oferecemos experiências de formação num estilo mais tecnológico. Foi um verdadeiro sucesso”, pontuou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 19 de setembro de 2019 às 21:39
Compartilhar Comente

Unesc Profissões em pauta nas rádios da região

Unesc Profissões em pauta nas rádios da região
Programas trouxeram entrevistas com professores sobre os desafios das carreiras (Fotos: Emanuela Justino, Milena Nandi e Vitor Netto) Mais imagens

O Unesc Profissões, que ocorre nesta quarta e quinta-feira (17 e 18/9) trouxe até ao campus da Universidade várias emissoras rádios de Criciúma e região. A movimentação de acadêmicos, professores e alunos das escolas que participaram do evento contribuiu para uma programação diversificada, que abordou as diversas possibilidades encontradas na Unesc.

A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, o vice-reitor Daniel Preve, e a pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, além de professores e coordenadores dos cursos participaram dos programas falando sobre as diversas contribuições da Universidade para a comunidade e também dos cursos e desafios de cada profissão.

No primeiro dia do evento, a rádio Eldorado transmitiu na parte da manhã, o programa Direto do Campus, com o apresentador João Paulo Messer. Na primeira hora da tarde foi a vez da rádio Onda Jovem de Forquilhinha realizar o Debate da Onda com os apresentadores Eliane Gonçalves, Gilberto Custódio e Vanderlei Ricken.

A rádio Imigrantes de Turvo também esteve no campus, com o repórter Mauricio Sasso que levou aos ouvintes do Extremo Sul catarinense as informações do evento e de diversos cursos. Ao final da tarde foi a vez do programa Ponto a Ponto da rádio Som Maior, ao comando de Pity Búrigo, conversar com os convidados direto do Ginásio José Antônio Carrilho.

Na manhã do segundo dia do evento, foi transmitido o Difusora Notícias com o jornalista Anderson de Jesus, que conversou sobre as profissões com professores e coordenadores de curso. E no final da manhã e início da tarde, foi a vez da rádio Hulha Negra, com o programa Eu e Ela, sob o comando de Tony Marcos e Patrícia Vaz, levar aos seus ouvintes, de forma descontraída,  o que estava acontecendo no Unesc Profissões, entrevistando com professores de diferentes áreas do conhecimento. 

Emanuela Justino - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Emanuela Damaceno Justino 19 de setembro de 2019 às 19:03
Compartilhar Comente

Programa de Orientação Profissional realiza atividades durante o Unesc Profissões

Programa de Orientação Profissional realiza atividades durante o Unesc Profissões
Professores e estudantes de Psicologia ajudam estudantes a identificarem áreas de maior interesse (Fotos: Marvin Fortes, Milena Nandi e Vitor Netto) Mais imagens

Como o maior evento para concluintes do Ensino Médio do Sul do Estado, o Unesc Profissões não poderia deixar de colaborar com a escolha profissional daqueles que passaram e vão passar pela Universidade nesta quarta e quinta-feira (18 e 19/9). Por isso, o POP (Programa de Orientação Profissional) está recebendo estudantes do Ensino Médio e pessoas que já concluíram essa etapa, com aplicação de testes e diálogo com professores e acadêmicos do curso de Psicologia. Tudo para colaborar no processo de decisão da carreira a seguir.

A estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Milene Alves Sparremberger, 18 anos, veio de Torres na manhã desta quinta-feira para participar do Unesc Profissões. Ela e seus colegas de aula realizaram Trilhas Interativas, visitaram os estandes dos cursos no Ginásio José Antônio Carrilho e também passaram pela tendo do POP. E para Milene, a primeira vez na Unesc já foi importante para a escolha da carreira. “Eu gosto de coisas ligadas à arte e havia pensado em fazer Design. Aqui eu conheci mais sobre os cursos de Design de Produto e de Moda, Teatro e Artes Visuais, tirei dúvidas e passei pela orientação profissional. Fazendo o teste, analisando o resultado e conversando com o pessoal do POP, me senti mais segura para fazer a minha opção”, conta.

Uma das pessoas que recebeu Milene e seus colegas, foi a acadêmica da quarta fase de Psicologia, Sarah Dagostim Ferraz. Ela já esteve do outro lado e quando era estudante do Ensino Médio do Colégio Unesc, também participou da orientação profissional oferecida durante o Unesc Profissões. “Quando eu era aluna do Colégio Unesc aproveitei muito o evento para conhecer mais sobre os cursos e participar de orientação profissional e hoje vejo o quanto foi importante para a minha escolha. Percebemos que muitos alunos chegam aqui focados apenas no vestibular e não param para observar todas as oportunidades. Com a feira eles têm a possibilidade de ampliar essa visão”.

Segundo a coordenadora do POP, Denise Neurenberg, para escolher é preciso primeiro se conhecer. “Os estudantes têm acesso fácil a informações sobre as áreas de atuação profissional, mas de maneira superficial. As profissões tradicionais se ampliaram e hoje temos mais de 200 opções. É preciso ter conhecimento sobre as diversas possibilidades, mas é extremamente necessário se observar melhor e analisar do que se gosta”, afirma a professora da Unesc.

Denise ressalta ainda que é comum que mesmo pessoas já atuantes no mercado de trabalho queiram mudar de área ou de carreira. “O mundo está em constante mudança e temos que nos adaptar. Durante a vida a pessoa pode desempenhar várias funções dentro de uma mesma área profissional ou querer mudar totalmente. É comum que pelo menos de 10 em 10 anos movimentos desse tipo ocorram”.

Unesc Profissões

Em dois dias de evento, a Unesc recebeu quase 6 mil visitantes – entre turmas do Ensino Médio e pessoas que já concluíram essa fase – para conhecerem as oportunidades que a Instituição oferece no ensino presencial e a distância. Os visitantes da Amrec, Amesc, Amurel e de municípios do Rio Grande do Sul foram recepcionados em um ambiente futurístico, com realidade virtual e apresentação de robôs, além de experimentos e conhecimento de todos os cursos de graduação e pós da Unesc.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketin
g

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 19 de setembro de 2019 às 16:56
Compartilhar Comente

Unesc firma Termo de Cooperação Técnica com a Receita Federal

Unesc firma Termo de Cooperação Técnica com a Receita Federal
Universidade formalizou parceria voltada ao curso de Ciências Contábeis na noite de quarta-feira (18/9) (Fotos: Mayara Cardoso / Vitor Netto) Mais imagens

Foi oficializada, na noite desta quarta-feira (18/9), a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Unesc e a Receita Federal por meio do curso de Ciências Contábeis. O Termo, assinado no Gabinete da reitora Luciane Bisognin Ceretta, concretiza a criação do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com a Instituição, com o objetivo oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

A oficialização da parceria, que fez parte da programação da 26ª Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Unesc, contou com a presença do Delegado da Receita Federal do Brasil de Florianópolis, Saulo Figueiredo Pereira. Além de ter sido recebido no gabinete para encontro com a reitora Luciane, com a pró-reitora Acadêmica Indianara Reynaud Toreti e com os representantes do curso, Saulo participou da palestra da noite no Auditório Ruy Hülse e apresentou o projeto aos acadêmicos.

Nomeado pela coordenação, o responsável por colocar o NAF em prática na Universidade será o professor Leonel Luiz Pereira, figura também apontada como fundamental na consolidação do projeto.

Outro patamar para o curso

Para a coordenadora do curso, Milla Lucia Ferreira Guimarães, a assinatura do Termo de Cooperação marca um novo momento para os acadêmicos e professores. “É com muita satisfação que estamos vendo o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal se tornar realidade. Essa parceria vai colocar o nosso curso em outro patamar. Ela será importante principalmente para desenvolver nos estudantes competências diversas para além da nossa matriz curricular. É mais uma grande oportunidade para os acadêmicos irem além”, salienta.

De acordo com Milla, o projeto que envolverá os acadêmicos por meio da extensão estava nos sonhos da equipe desde 2016, quando a egressa Fernanda Pires usou a temática de um Programa de Extensão em Gestão Contábil na sua pesquisa de conclusão do curso. “Ela precisava de um tema para estudo e, ao pensar sobre o assunto, identifiquei que o curso de Ciências Contábeis não contava com um projeto de extensão que colocasse os alunos em contato direto com a comunidade desta forma. Foi quando propus a ideia, ela topou e fez uma pesquisa embasada nessa proposta, incluindo a possibilidade de instalação de um NAF”, relembra a coordenadora.

Após três anos de trabalho em outros setores de necessidades dos estudantes, conforme Milla, em 2019 a equipe de coordenadores foi instigada a buscar a inovação. “Recebemos essa missão do nosso diretor de Ensino, que nos indicou a necessidade de ir além, de desenvolver competências e atitudes em nossos estudantes, que chegam com pique na Universidade. Desta forma fomos em busca de projetos que estavam em espera para serem implantados. Esse foi um deles e felizmente já é realidade”, completa.

A parceria, para o delegado da Receita Federal do Brasil de Florianópolis, Saulo Figueiredo Pereira, demonstra o padrão de eficiência e qualidade da Unesc. “A comunidade está de parabéns por ter uma Universidade comunitária construída por pessoas dedicadas. A Unesc, com esse alto padrão, já estudou o Núcleo e quando chegamos aqui estava tudo pronto para que pudesse ser implantado. Agora ele já existe aqui”, salientou.

A noite especial para o curso de Ciências Contábeis contou ainda com a palestra de Geraldo Paes Pessoa, Analista tributário e Agente da Recita Federal do Brasil em Araranguá. Ele tratou sobre a temática Educação Fiscal e Cidadania.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 19 de setembro de 2019 às 16:55
Compartilhar Comente

Doações para “Desapega Literário” podem ser entregues até sexta-feira

Doações para “Desapega Literário” podem ser entregues até sexta-feira
Livros podem ser deixados na Biblioteca da Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Já pensou em dar a possibilidade para que outra pessoa também “viva” as suas histórias preferidas? Pois isso é fácil. Basta participar do “Desapega Literário” e levar livros até esta sexta-feira (20/9) na Biblioteca Professor Eurico Back, da Unesc. As obras doadas serão distribuídas pelo campus da Universidade para a ação “Leve se quiser”, no dia 21 de outubro.

O “Desapega Literário” e o “Leve se quiser” são iniciativa da Biblioteca da Universidade e da Editora Unesc.

Os livros doados no “Desapega” passarão por uma triagem para possíveis reparos, para que estejam em bom estado para a campanha “Leve se quiser”, na qual as obras serão disponibilizadas de forma gratuita.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 19 de setembro de 2019 às 15:26
Compartilhar Comente