AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Reitora Luciane Bisognin Ceretta é madrinha de formandos do Bairro da Juventude

Reitora Luciane Bisognin Ceretta é madrinha de formandos do Bairro da Juventude
Formatura de 294 jovens em cursos profissionalizantes ocorreu na noite desta terça-feira (10/12) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A vida de 294 jovens alunos do Centro de Educação Profissional do Bairro da Juventude contou com uma grande conquista na noite desta terça-feira (10/12). Eles passaram pela formatura nos cursos profissionalizantes e agora estão oficialmente preparados para iniciar a trajetória no mercado de trabalho. Escolhida como paraninfa da turma de Mecânica de Automóveis, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, prestigiou o evento, recheado de alegria e emoção por representar um sonho realizado para muitas famílias. A cerimônia de formatura foi realizada no Centro Multiuso Angela Elda Venditti e contou ainda com a presença de amigos e familiares dos alunos.

Os cursos de assistente administrativo; cozinheiro industrial; eletricista de manutenção eletroeletrônica; mecânica de automóveis; mecânica geral; padeiro e confeiteiro e programador de computador são de um e dois anos de duração e prepararam os alunos para diferentes áreas de atuação, sendo oferecidos de forma gratuita a partir de parceira com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Representando todos os padrinhos e madrinhas dos cursos, Luciane parabenizou a todos os alunos formandos e seus familiares pela importante conquista alcançada. “Essa noite é marcante para todos nós. Para o Sul catarinense, porque aproxima nossa cidade e a região da Meta de Desenvolvimento Regional Sustentável, para nós padrinhos, para o setor produtivo e para vocês e seus familiares. Agora vocês são profissionais formados com a chancela de duas das maiores instituições profissionalizantes do Brasil: o Bairro da Juventude e o Senai. Curtam esse momento, pois vocês são merecedores”, salientou.

Entre as felicitações aos novos profissionais, a reitora destacou ainda o desejo de que todos tenham força diante das dificuldades e não esqueçam do potencial de cada um de fazer a diferença. “Vocês podem transformar o mundo. Nunca pensem que podem menos que isso. Tenham muito sucesso e saibam caminhar em equipe pensando no bem comum. Desejo ainda que levem sempre consigo o sentimento universal: o amor no coração”, completou.

Também estiveram presentes no evento o presidente do Conselho Deliberativo do Bairro da Juventude, José Altair Back, a diretora executiva da instituição, Silvia Regina Luciano Zanette, o coordenador do Centro de Educação Profissional do Bairro, Marcelo dos Santos e o diretor do Senai, Maximiliano de Oliveira Alves, além dos padrinhos Adriano Boaroli, Fabio Medeiros Ferreira, Fabio Roberto Fernandes, Moacir Dagostim, Bernardo Pretto e Ezequiel Garcia, escolhidos pelas demais turmas.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 11 de dezembro de 2018 às 22:11
Compartilhar Comente

Unesc recebe visita de adolescentes para agradecimento especial

Unesc recebe visita de adolescentes para agradecimento especial
Grupo do bairro Nossa Senhora da Salete colaborou na arrecadação de materiais recicláveis para a decoração de Natal da Universidade Mais imagens

Aproximadamente 20 adolescentes de 12 a 16 anos do bairro Nossa Senhora da Salete e redondezas estiveram na Unesc para uma visita à reitoria na tarde desta terça-feira (11/12). Eles foram recebidos com um café especial em agradecimento pela dedicação em colaborarem com a arrecadação de garrafas pet para a decoração de Natal da Universidade. O empenho do grupo, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi surpreendente e essencial para que a decoração pudesse ser concretizada da forma como foi. “Agora vocês também fazem parte disso tudo. Vocês são amigos da Unesc e estamos muito felizes em recebê-los para que vejam de perto o que ajudaram a construir”, destacou.

A oportunidade de conhecer a estrutura da Instituição, de acordo com Luciane, deve servir ainda para o incentivo aos adolescentes para procurarem na Unesc a graduação que mais lhes agrade no futuro. “Quero que vocês já passem a olhar esse campus como a casa de vocês também. Estaremos de braços abertos esperando cada um daqui há alguns anos para construírem conhecimento conosco”, completou.

Para a coordenadora do grupo, que faz parte da ADC Teens Assembleia de Deus Criciúma, Maria Sidnei Goulart, esse foi um exemplo prático para a vida dos adolescentes. “Eles puderam ver que a união faz, de fato, a diferença e que devemos fazer o bem ao próximo. Mesmo sem conhecer ou ter relação com a Universidade, eles se dedicaram e ajudaram. Essa já foi a grande lição, mas estar aqui oportunizando essa vivência da visita foi ainda mais engrandecedor”, comentou.

Durante a visita, os adolescentes compartilharam com a reitora seus planos para o futuro profissional e visitaram o campus.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 11 de dezembro de 2018 às 18:22
Compartilhar Comente

Das mãos do ministro aos egressos da Unesc: Professores do Sul Catarinense recebem maior honraria da educação brasileira

Das mãos do ministro aos egressos da Unesc: Professores do Sul Catarinense recebem maior honraria da educação brasileira
Reconhecimento é entregue pelo Ministério da Educação e Gabinete da Presidência da República (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A noite desta quarta-feira (12/12) será marcada na história da educação Sul Catarinense e na vida de dois egressos da Unesc. Os professores Mikael Miziescki, graduado em Artes Visuais, e Cristiane Dias, formada no curso de Letras, estão em Brasília para receber a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, maior honraria da educação Brasileira, das mãos do Ministro Rossieli Soares da Silva. O presidente da República, Michel Temer, e outras autoridades políticas também participarão da solenidade.

O reconhecimento, entregue pelo Ministério da Educação e Gabinete da Presidência da República, será concedido aos professores pelo destaque no prêmio Educador Nota Dez, promovido pela Revista Abril e Rede Globo em outubro de 2018. A cerimônia de entrega da Medalha será realizada durante o 3º Encontro Formativo ProBNCC (Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular).

Momento único

O convite para receber a honraria foi uma surpresa para os professores. Cristiane conta que o chamado ocorreu durante a entrega do prêmio Educador Nota Dez. “O Ministro foi até o microfone, pediu a palavra e nos contou sobre a Medalha em meio a cerimônia, foi uma surpresa. Este tipo de reconhecimento impulsiona nosso trabalho e traz mais motivos para estar em sala de aula e fazer mais pelos estudantes”, destaca.

Veja o depoimento da professora 



Já para Miziescki, a surpresa foi um momento impar e recompensa a dedicação dos professores catarinenses. “Lidamos com muitas situações difíceis no dia a dia. Quando temos um reconhecimento como este não sabemos nem como reagir. Saber que seu trabalho está sendo reconhecido e a criação de seus alunos está recebendo visibilidade é gratificante, uma honra que jamais vou esquecer”, afirma.

Veja o depoimento do professor 



O Inglês como ferramenta de educação e inclusão



A iniciativa “We speak the same language” (Nós falamos a mesma língua), proposta pela professora de Inglês, desenvolve atividades interativas e explicativas, que retratam a importância da Língua Inglesa no dia a dia. “A intenção foi criar uma reflexão que vai da sala de aula, até a sociedade em que vivemos, colocando em pauta temas atuais como preconceito e educação”, conta.

Cristiane explica ainda que a ideia surgiu após presenciar a dificuldade de imigrantes se comunicarem com uma vendedora em um shopping da região. “Eles buscavam informações sobre empregos, mas nem a vendedora e nem ninguém conseguia ajudar. Então me ofereci para orientar. Quando estava indo para casa refleti sobre situação”, destaca.

Durante a atividade, os alunos escreveram diálogos e gravaram suas produções em áudio ou com ajuda de aplicativos, que permitiram criar “avatares” que ‘falam’ o texto digitado com diferentes sotaques, retratando as diversas possibilidades de conversação e sensibilizando os jovens para temas como empatia, respeito e diversidade.

Segundo a avaliadora do Educador Nota Dez, Laura Meloni Nassar, Cristiane dribla a ideia de que não se aprende Inglês em escola pública. “Ela mostrou a importância de ter uma língua em comum, trazendo para a aula conteúdos importantes para que as crianças pudessem conversar, pedir ou dar informações a quem precisasse, como a nomenclatura de lugares e as instruções para chegar até eles”, comentou Laura.

A atividade foi colocada em prática com alunos da escola Maria José Hülse Peixoto, do bairro Brasília.

Um novo olhar sobre a arte



A ideia de Miziescki utilizou da arte para desconstruir estereótipos e criar novos entendimentos sobre educação e criação de cultura. Por meio de estudos sobre a história da arte brasileira e mundial, produções de artistas catarinenses, visitas técnicas e atividades artísticas-culturais, que buscaram estimular um pensamento mais crítico nos pequenos artistas, o projeto “Morro Grande em Arte” questionou o que as crianças sabiam e revelou um novo olhar sobre a arte.

“Os alunos desconheciam artistas catarinenses e contemporâneos brasileiros. Existia um preconceito com relação ao abstrato e uma ridicularização da cultura local. Eles sofriam quando não atingiam suas expectativas perante a ideia de belo. Mesmo com todas as dificuldades, as produções e os conceitos foram me surpreendendo, quando percebi que eram muito inquietantes para ficar apenas restritas às paredes da escola”, frisa.

Implantada em 2014, a iniciativa propôs que os estudantes criassem sua própria versão da arte e resultou em mais de 800 produções, que já foram expostas para mais de 2.400 expectadores.

Após avaliar a iniciativa, a especialista de renome nacional em Educação Infantil e ensino de Arte, Marisa Szpigel – uma das avaliadoras do prêmio – destacou o projeto de Miziescki como inovador. “Ele coloca em foco os espaços e a curadoria, os tratando como conteúdo a ser estudado. Desde o início do ano os alunos sabem que seus trabalhos serão expostos, então se engajam em pesquisas sobre arte e a experimentam, com técnicas e linguagens ao elaborar suas criações”, destaca Marisa.

Educador Nota Dez

Em 2018, o Sul de Santa Catarina teve, pela primeira vez, professores reconhecidos como os melhores do Brasil pelo prêmio Educador Nota 10. Miziescki e Cristiane foram escolhidos, entres os dez projetos de destaque na Educação Básica Nacional, por suas práticas diferenciadas no ensino.

Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. Ao longo das 20 edições realizadas, foram premiados 221 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 2,58 milhões.

Na edição de 2018, além dos egressos da Unesc, oito educadores de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo foram escolhidos. Em 21 anos, apenas cinco professores catarinenses foram contemplados. Além da Editora Abril e da Rede Globo, o prêmio é concedido pela Fundação Roberto Marinho e FVC (Fundação Victor Civita).

Texto e fotos de Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Produção audiovisual de Gregori Flauzino e Janine Limas - Unesc TV - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de dezembro de 2018 às 16:35
Compartilhar Comente

Professores do curso de Administração e Comércio Exterior participam de formação continuada

Professores do curso de Administração e Comércio Exterior participam de formação continuada
Esse foi o segundo encontro da atividade, promovida pela Diretoria de Ensino de Graduação (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Diretoria de Ensino de Graduação da Unesc, por intermédio da Assessoria Pedagógica, realizou na noite de segunda-feira (10/12) o segundo encontro da agenda de formação continuada com os docentes do Curso de Administração e Comércio Exterior. A proposta reúne encontros com professores, alunos, egressos e organizações no intuito de discutir e reinventar o currículo frente aos desafios do mundo contemporâneo.

Para o Diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, atividades desse tipo são de extrema importância para a evolução do nível do ensino superior. “A formação no curso de Administração reflete um movimento institucional de inovação curricular e pedagógica protagonizada pela Universidade, no intuito de promover uma intensa discussão sobre o currículo na educação superior com foco em uma formação permeada pela experiência, práticas pedagógicas inovadoras, interlocução de teoria e prática, estreitando diálogos entre a universidade e a sociedade”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 11 de dezembro de 2018 às 14:13
Compartilhar Comente

Colaboradores da Unesc confraternizam em almoço da Aprofucri

Colaboradores da Unesc confraternizam em almoço da Aprofucri
Evento ocorreu domingo e também reuniu familiares de professores e funcionários (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Domingo é dia de encontrar a família e amigos e foi exatamente isso que aconteceu neste dia 9 de dezembro. Colaboradores da Universidade estiveram reunidos para a confraternização de fim de ano da Aprofucri (Associação de Professores e Funcionários da Fucri/Unesc), em um almoço com a participação de seus familiares, de gestores da Universidade e da reitora, Luciane Bisgonin Ceretta e do vice, Daniel Preve.

O evento foi uma realização da diretoria da Aprofucri, com a parceria da Reitoria da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 11 de dezembro de 2018 às 10:42
Compartilhar Comente