AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Recepção de Calouros: Embarque para uma viagem de emoção e conhecimento

Recepção de Calouros: Embarque para uma viagem de emoção e conhecimento
Calouros foram recepcionados pela reitoria e coordenadores no auditório Ruy Hülse (Fotos: Vitor Netto/Guilherme Hahn/Mayara Cardoso) Mais imagens

“É muito emocionante, uma felicidade enorme, pois sou atendida nas Clínicas Integradas há algum tempo e daqui a pouco pode ser meu filho fazendo esse atendimento como médico”. Esse é o sentimento de Albertina Rech Honorato tendo seu filho prestes a iniciar o curso de graduação de Medicina da Unesc. Ao longo da tarde e da noite desta quinta-feira (21/2) a Universidade recebeu mais de 400 pessoas no auditório Ruy Hülse para mais um dia da Recepção de Calouros da Unesc. Após o cerimonial, os participantes puderam realizar um tour pelo campus e conhecer a Instituição.

Com o tema “viagem ao mundo do conhecimento” a ação tem o objetivo de recepcionar os calouros e apresentar a Universidade. Nesta tarde, os novos acadêmicos de Medicina e Biomedicina participaram do evento e a noite os estudantes de Artes Visuais Bacharelado e Licenciatura, Ciências Biológicas Bacharelado, Educação F´sicia Licenciatura, Enfermagem, Farmácia Noturno, Fisioterapia Noturno, Geografia, História, Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa, Matemática, Nutrição, Pedagogia, Psicologia Noturno. Eles foram recepcionados pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, junto dos gestores e coordenadores dos cursos.

Para a reitora, o significado da Universidade são os alunos. “Aqui vocês estão iniciando sua trajetória de vida, um percurso muito importante dentro da nossa Universidade”, salientou. Além disso, Luciane prospectou sucesso aos novos alunos. “Estejam conosco, pois o novo a gente faz junto”, acrescentou.

Segundo o vice-reitor, Daniel Preve, o envolvimento da Universidade com os acadêmicos é de extrema importância. “Tudo na Unesc foi elaborado para vocês e ela tem sentido quando vocês estão aqui com a gente”, afirmou.

Um mundo de possibilidades

O calouro João Vitor Antunes de Lima tem 18 anos e vai cursar Medicina. Ingressante pelo Prouni, ele tem o objetivo de contribuir com a sociedade. “Sempre tive esse sentimento que com o curso eu posso contribuir e a Unesc tem esse sentido de acessibilidade, o que me chama muito a atenção”, comentou.

A caloura de Biomedicina, Tamires Urbano, de Criciúma, conheceu o curso no fim do seu Ensino Médio e ingressou na Universidade através do Escolha Unesc. “Eu sempre me relacionei com matérias que envolvesse o curso, então prestei vestibular uma vez, mas fui somente entrar na graduação através do Escolha Unesc”, afirmou. Outro ponto que fez Tamires escolher a Unesc foi a trajetória dentro da Instituição. “Minha família já passou pela Unesc, além de ser na minha cidade”, acrescentou.

Apresentando uma grande Universidade

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, apresentou o organograma da Universidade, uma visão geral e os projetos da Instituição. “Deixamos o campus especialmente arrumado essa semana para vocês e vocês são a parte brilhante de toda a Unesc”, explicou. “Mas vocês também terão que dispor de tempo, dedicação e organização nesta nova jornada da sua vida”, acrescentou.

Apresentando movimento estudantil aos novos colegas, o presidente do DCE (Diretório Central do Estudante), Alexandre Bristot, se colocou à disposição dos calouros. “A Unesc é uma Universidade democrática e que a participação do estudante é muito importante”, comentou.

A ação de recepção dos calouros segue até a noite de sexta-feira (22/02).

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 21 de fevereiro de 2019 às 21:54
Compartilhar Comente

Unesc tem vagas abertas para aulas de Natação e Hidroginástica

Unesc tem vagas abertas para aulas de Natação e Hidroginástica
Serviço é oferecido para o público interno e externo (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para as aulas de Natação e Hidroginástica oferecidas no Complexo Esportivo da Instituição. Os serviços, que podem ser acessados pelo público interno da Universidade e por toda a comunidade, tem como objetivo proporcionar aos frequentadores um atendimento de qualidade, orientado por profissionais qualificados e preocupados com a saúde e bem-estar de seus alunos.

Os valores cobrados mensalmente para participar das atividades variam de R$ 70 a R$ 150, variando entre a frequência das aulas e para o público interno ou externo. A idade mínima para a participação é de 14 anos.

As inscrições para as aulas devem ser realizadas na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) mediante apresentação de RG, CPF, comprovante de residência e atestado médico atual (2019).

Confira os horários oferecidos para cada modalidade:

Segunda feira:

Natação: 17:10 às 17:55 / 18:05 às 18:50

Terça-feira:

Natação: 17:10 às 17:55 / 19:05 às 19:50 / 20:15 às 21:00 / 22:10 às 22:55

Hidroginástica: 18:05 às 18:50

Quarta-feira:

Natação: 17:10 às 17:55 / 18:05 às 18:50 / 19:05 às 19:50 / 20:15 às 21:00 / 22:10 às 22:55

Quinta-feira:

Natação: 17:10 às 17:55 / 19:05 às 19:50 / 20:15 às 21:00 / 22:10 às 22:55

Hidroginástica: 18:05 às 18:50

Sexta-feira:

Natação: 17:10 às 17:55 / 18:05 às 18:50 / 19:05 às 19:50 / 20:15 às 21:00 / 22:10 às 22:55

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 21 de fevereiro de 2019 às 17:02
Compartilhar Comente

Programa PróUnesc concede bolsas de estudos de 50% de desconto para graduação

Programa PróUnesc concede bolsas de estudos de 50% de desconto para graduação
Benefício será concedido para os candidatos que se encaixarem nas determinações do edital (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

A Unesc lançou nesta quinta-feira (21/02) um novo programa que concede bolsas de estudos de 50% de desconto nas mensalidades durante todo o curso, para alunos ingressantes. Chamado de PróUnesc, o programa inclui as modalidades PróSaúde, PróEngenharia e PróGestão para ingresso em cursos que ainda possuem vagas ociosas em diversas fases para o primeiro semestre de 2019.

Para se inscrever no PróUnesc e garantir a bolsa de estudos de 50% durante toda a graduação, o candidato deverá ter renda bruta de até dois salários mínimos e meio por membro da família e realizar a contraprestação de realização de 30 horas semestrais de atividades junto a Unesc.

Conforme a Pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud, o edital atende a um universo muito grande de jovens que gostariam de ingressar em um curso superior e não conseguem por conta de dificuldades financeiras. “Desta forma, lançamos essa modalidade, para o ingresso pelo histórico escolar, com desconto de 50% do valor da mensalidade, de acordo com o perfil socioeconômico”, explica.

Dentro dos programas são oferecidas 295 vagas em 26 cursos de bacharelado e licenciatura. As vagas serão preenchidas pela ordem de chegada do candidato para realizar a matrícula.

Ainda de acordo com Indianara, a oportunidade é especial, mas é necessário estar atento e agilizar a documentação para garantir a vaga devido ao prazo de matrícula, que se encerra no dia 15 de março.

Para mais informações os interessados devem entrar em contato com a Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no telefone (48) 3431 2545 ou pelo e-mail centac@unesc.net. A Centac está localizada no Bloco do Estudante, com horário de funcionamento das 8h30 às 21h, sem fechar ao meio dia.

Confira os cursos participantes:

Vagas para o Pró-Saúde

Biomedicina - Vespertino

Ciências Biológicas – Bacharelado - Noturno

Educação Física – Bacharelado - Matutino

Educação Física – Licenciatura - Noturno

Enfermagem - Noturno

Farmácia - Matutino

Farmácia - Noturno

Fisioterapia - Matutino

Fisioterapia - Noturno

Nutrição - Noturno

Odontologia - Matutino

Psicologia - Matutino

Psicologia - Noturno

Vagas para o Pró-Gestão - Diversas fases

Administração - Noturno

Administração Comércio Exterior - Noturno

Ciências Contábeis - Noturno

Ciências Econômicas - Noturno

Gestão de Recursos Humanos - Noturno

Processos Gerenciais - Noturno

Vagas para o Pró-Engenharia - Diversas fases

Arquitetura e Urbanismo - Matutino

Engenharia de Agrimensura - Noturno

Engenharia Ambiental e Sanitária - Noturno

Engenharia Civil - Noturno

Engenharia de Produção - Noturno

Engenharia de Materiais - Noturno

Engenharia Mecânica - Noturno

Engenharia Química - Noturno

Ciência da Computação - Noturno

Design de Produto - Noturno

Jogos Digitais - Noturno

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 21 de fevereiro de 2019 às 16:23
Compartilhar Comente

Sonhos realizados em mais uma Recepção aos Calouros

Sonhos realizados em mais uma Recepção aos Calouros
Mais de 150 estudantes iniciaram a jornada na Unesc (Fotos: Leonardo Ferreira/Guilherme Hahn) Mais imagens

A Psicologia sempre foi a paixão da Rosane Brasil, de Arroio do Silva. Seu sonho, desde menina, foi ingressar na graduação da Unesc, porém a vida apresentou obstáculos nesta caminhada. Anos mais tarde, o amor pela profissão foi despertado em sua filha, Vitória de Oliveira, e na manhã desta quinta-feira (21/2) mãe e filha puderam realizar o sonho juntas. “É um dia muito feliz. Não pude realizar este objetivo, mas hoje estou na Universidade vendo minha filha começar sua graduação, uma conquista por qual batalhamos”.

Com lágrimas nos olhos, ela emocionou o Auditório Ruy Hülse enquanto recebia o abraço da reitora Luciane Bisognin Ceretta. “Conte com a gente. Aqui cuidaremos bem dela, será sua casa. Não mediremos força para tornar este momento ainda mais especial”, afirmou a reitora.

Um desejo de menina

Assim como Rosane, Vitória cresceu com a paixão pela Psicologia. Ela explica que ainda no ensino fundamental foi pega de surpresa pela curiosidade e despertou o interesse pela área. “É algo que não sei explicar, é como se fizesse parte de mim. A cada dia, cada busca, cada conversa me instigava mais pela Psicologia. Agora continuo na graduação, em busca da formação e de me tornar uma profissional qualificada”, conta a caloura.

Recepção aos calouros

Assim como Vitória, mais de 150 estudantes iniciaram a jornada na Unesc. Em um espaço com tema de viagem, reitores, pró-reitores, coordenadores e professores receberam os novos acadêmicos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física – Bacharelado, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Odontologia e Psicologia.

“É uma alegria tê-los conosco em um auditório lotado. Nossa Universidade só tem sentido quando os recebemos. Neste primeiro dia também temos a presença de familiares, que tornam este momento ainda mais especial”, frisou a reitora.

O vice-reitor, Daniel Preve, também deu boas-vindas, destacou a escolha dos acadêmicos e as oportunidades na Universidade. “Hoje ingressam em uma grande Universidade, onde nosso papel é auxiliá-los em busca dos seus sonhos. Para isso, temos à disposição uma estrutura de excelência, com laboratórios, salas de aula, uma grande biblioteca, um parque científico e muito mais. Aqui terão o que for necessário para atingir seus objetivos”, ressaltou.

Um novo tema

A ação leva o tema “viagem ao mundo do conhecimento” e convida os novos alunos a embarcarem em uma grande aventura na Universidade. De acordo com o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, responsável pela iniciativa, a ideia foi receber os novos estudantes de forma calorosa, mostrando o estilo Unesc de ser.

Ao serem recepcionados no Auditório Ruy Hülse, decorado de forma temática para se assemelhar a um grande aeroporto, convidados puderam conhecer mais sobre a Unesc em um tour pelo campus da instituição.

As ações de recepção seguem até sexta-feira (22/02), recebendo os novos acadêmicos das demais áreas do conhecimento.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de fevereiro de 2019 às 10:32
Compartilhar Comente

Unesc recebe calouros para “viagem ao mundo do conhecimento”

Unesc recebe calouros para “viagem ao mundo do conhecimento”
Acadêmicos e familiares foram acolhidos em ação especial na Universidade (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O casal Mário Sérgio Rocha e Silvia Rocha e a caçula da família, Letícia Back, estiveram na Unesc na noite desta quarta-feira (20/02) acompanhando a filha Larissa Back, que acaba de ingressar no curso de Direito. A família compareceu ao campus para a ação especial de recepção dos calouros da Universidade, que reuniu os novos alunos e seus convidados para vivenciarem juntos o momento marcante para a vida dos novos acadêmicos. A oportunidade de participar de perto deste dia na vida da filha, para Silvia, foi muito especial. “Nós nos sentimos muito felizes em estarmos aqui, pois não tivemos a oportunidade de cursar uma faculdade e agora nossa filha terá essa chance. É realmente um dia marcante na nossa família”, destacou.

Quem também aprovou a iniciativa foram as alunas Karina Valéria Coria, de 17 anos, e Natali Francisco de Freitas, de 20 anos. Elas, que cursarão Administração em Comércio Exterior e Ciências Contábeis, respectivamente, se conheceram ao chegar e já formaram uma nova amizade no primeiro dia na Universidade. O clima da recepção, conforme Karina, contribuiu para que o momento ficasse marcado de forma alegre. “Superou bastante a minha expectativa. Eu vim acreditando que seria algo mais direcionado para aula e me surpreendi com a estrutura montada para nos receber”, destacou.

A recepção antecipada dos calouros, que estão conhecendo a Universidade e tendo as primeiras experiências antes do primeiro dia oficial de aula ao lado dos veteranos, é inédita na Unesc. A ação leva o tema “viagem ao mundo do conhecimento” e convida os novos alunos a embarcarem em uma grande aventura da Universidade. De acordo com o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, responsável pela atividade, a ideia foi receber os novos estudantes de forma calorosa, mostrando o estilo Unesc de ser. “Neste primeiro dia, recebendo os alunos da área de Ciências Sociais Aplicadas, já podemos dizer que a participação foi muito positiva. Acredito que tenhamos conseguido passar o que queríamos, que é mostrar os diferenciais de uma Universidade como a nossa, acolhendo, integrando e mostrando a sua qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão”, salientou.

Ao serem recepcionados no Auditório Ruy Hülse, decorado de forma temática para se assemelhar a um grande aeroporto, os mais de 300 convidados puderam conhecer mais sobre a Unesc por meio de vídeos e do contato direto com a reitora, Luciane Bisognin Ceretta. Além de apresentar a Unesc de forma geral, Luciane fez questão de chamar os novos alunos ao compromisso de fazerem a diferença daqui em diante. “Hoje vocês começam um novo momento, que fará a diferença em suas vidas para sempre. Vocês passam a construir aquilo que de mais valioso podemos levar, o conhecimento. Aqui vocês serão ensinados a aprender muito mais do que como expectadores, mas como protagonistas que são”, pontuou.

As mais de 300 pessoas presentes neste primeiro dia de recepção participaram de um tour guiado pelos principais pontos do campus e de um momento de confraternização com a distribuição de picolés e pipoca em um espaço montado no Bloco Administrativo.

As ações de recepção de calouros seguem nesta quinta-feira (21/02) e sexta-feira (22/02) recebendo os novos acadêmicos das demais áreas do conhecimento.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de fevereiro de 2019 às 22:39
Compartilhar Comente