AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Executivo de empresa incubada na Unesc apresenta ideias e objetivos durante evento do Centro de Inovação Regional de Criciúma

Executivo de empresa incubada na Unesc apresenta ideias e objetivos durante evento do Centro de Inovação Regional de Criciúma
Experiência de multinacional e startups regionais também foram destaque (Fotos: João Pedro Alves) Mais imagens

Debater o ecossistema de inovação no Sul do Estado, assim como a relação entre empresas consolidadas e os novos modelos de negócio. Este foi o objetivo do evento que ocorreu na noite dessa segunda-feira (16/05), na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Promovido pelo Comitê de Implantação do Centro de Inovação Regional de Criciúma (CRIO), o encontro reuniu empresários e especialistas com o intuito de fomentar o empreendedorismo, o conhecimento e, principalmente, a inovação na região.

Entre os destaques da noite esteve o empresário Fábio Feltrin Silveira, CEO da startup iForth Sistemas Inteligentes, uma das empresas incubadas na Incubadora Tecnológica da Unesc. A iForth, fundada em 2015, atua na gestão do processo cerâmico e colabora com os bons resultados do setor que é uma das fortalezas do Sul de Santa Catarina.

Durante o encontro, Fábio fez uma breve apresentação com foco nas ideias, objetivos de mercado e o status de crescimento e simulou uma rodada com investidores. Também participaram das pitches os representantes das startups Nextfit, Team Move e Proxpect.

Com a aproximação com a Universidade, Fábio encontrou no Talent Lab, espaço especialmente pensado para um ambiente de inovação, o lugar ideal para o dia a dia da empresa. Foi ali, na sala localizada no Parque Científico e Tecnológico (IParque) da Unesc, que a rotina da iForth contou com apoio e orientação de todo o ecossistema de inovação oferecido por meio de professores e colaboradores para seu crescimento.

Palestra

Ainda durante o evento, o gerente executivo de planejamento estratégico, inovação corporativa e corporate venture na Dexco, Renato Maruichi, abordou a experiência da companhia, que vem avançando em políticas de incentivo a ideias de colaboradores, além de investimentos em startups.

“Nesse processo aprendemos a necessidade de se conhecer boas práticas de outras organizações, mesmo quando não são do nosso setor, fazer esses exemplos circularem. Assim como internamente os setores de comunicação e recursos humanos são fundamentais. As áreas de inovação têm que saber para que existem e principalmente saber se comunicar”, orienta.

O propósito de todas as políticas articuladas pela Dexco interna e externamente visa alçar a condição de protagonista nos mercados de construção civil, materiais de construção e decoração quando o assunto é inovação. “A área de inovação precisa estar intimamente conectada a quem está nas decisões estratégicas das organizações. Uma das definições, por exemplo, foi que as startups, para receberem investimentos nossos, precisam resolver problemas relacionados ao nosso core business (negócio principal)”, frisa Maruichi.

Inauguração

O CRIO deve ser inaugurado no primeiro trimestre de 2023, mas desde já vem realizando atividades para conectar o ecossistema regional, fomentando-o cada vez mais. De acordo com o presidente do Comitê de Implantação do CRIO, Valmir Cabral, a obra está em andamento e deve ser entregue nos próximos meses. “Mas enquanto isso não acontece, nos mantemos firmes no propósito de consolidar nossa região como inovadora, geradora de conhecimento e de inteligência. O CRIO já nasce capacitando e, principalmente, unindo talentos em busca de uma comunidade cada vez mais promissora”, complementa.

Colaboração: Alfa Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de maio de 2022 às 15:56
Compartilhar Comente

Museu de Zoologia da Unesc prepara programação especial

Museu de Zoologia da Unesc prepara programação especial
Visitas e atividades lúdicas fazem parte da ação (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Para celebrar o Dia Internacional dos Museus comemorado nesta quarta-feira (18/05), o Museu de Zoologia Prof.ª Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc preparou uma programação especial para os visitantes. Exposições, seminários e palestras fazem parte da 20ª Semana Nacional dos Museus que traz como tema: O Poder dos Museus.

Visitas mediadas nas exposições de longa duração do Museu: “Animais da Mata Atlântica, “Ecossistema Marinho” e “Vida Selvagem” estão programadas até sexta-feira (20/05). Objetivo é dar ênfase ao poder transformador que a educação ambiental se propõe ao atingir mentes e corações e tem ainda a intenção de apresentar a importância do Museu de Zoologia como local de conhecimento, sensibilização e conscientização ambiental. As visitas ocorrem das 8h30 às 17h.

Luciana Kohlrausch, mãe do pequeno Davi de sete anos esteve pela primeira no local e disse estar encantada com tudo que presenciou na manhã desta terça-feira (17/05). “Meus filhos sempre amaram ter esse contato com a natureza. Estar aqui é uma oportunidade gigantesca porque é a primeira vez que visitam um lugar com tanta diversidade. Uma experiência maravilhosa”, comentou. Ela e a família são de Osório, no Rio Grande do Sul, e estão morando em Criciúma há oito meses.

Conforme ela, o museu é um grande espaço para despertar a curiosidade e uma grande oportunidade para trazer o conhecimento. “Ensinar a partir da curiosidade da criança, então quanto mais despertar isso é fundamental para o conhecimento”, enfatizou ela, que estava ainda com os filhos Ester de 10 anos e João, de três anos e meio.

Na quinta-feira (19/5), para dar ênfase ao poder que o Museu de Zoologia possui em suas ações de sensibilização e conscientização ambiental, a equipe do local realizará uma atividade lúdica em seus espaços expositivos com a participação de super-heróis com seus superpoderes. Na data, das 14h às 16h, haverá apresentação de um grupo artístico temático de super-heróis em quadrinhos com o objetivo de relacionar seus superpoderes ao poder que os museus possuem em diferentes áreas. A iniciativa é idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

De acordo com Ibram, o poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de funções sociais e criação de repertórios para o futuro. 

Agendamento

Agendamentos podem ser feitos pelo telefone (48) 3431-2573 ou pelo museudezoologia@unesc.net

Acesse também: http://museudezoologia.unesc.net/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de maio de 2022 às 15:19
Compartilhar Comente

PPGD da Unesc realiza diálogos sobre Direitos Fundamentais Trabalhistas e discriminação da mulher no trabalho

PPGD da Unesc realiza diálogos sobre Direitos Fundamentais Trabalhistas e discriminação da mulher no trabalho
O webinário contou com a participação de cerca de 250 ouvintes oriundos de 15 estados brasileiros (Fotos e reprodução: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unesc e o Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito (Nuped), em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Direitos Humanos e Cidadania (Nupec), curso de Direito, Ordem dos Advogados do Brasil(OAB- Criciúma) e Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, promoveram na noite de segunda-feira (16/05), o painel “III Diálogo em Direitos Fundamentais Trabalhistas” O webinário abordou o tema “Direitos Fundamentais do Trabalhador e Reforma Trabalhista: Um Olhar Crítico e Discriminação da Mulher no Trabalho e Ações Afirmativas”, ministrados pelos professores; doutor Rodrigo Goldschmidt e pela mestre Maria Helena Pinheiro Renck.

O evento foi voltado para estudantes de graduação e pós-graduação da área do Direito e de outras áreas; movimento sindical e movimentos sociais, profissionais do judiciário trabalhista e advogados. O webinário despertou muito interesse e recebeu cerca de 250 inscrições, com a participação de ouvintes de 15 estados da Federação (SC, PR, RS, MA, BA, PB, PI, PE, CE, SE, RO, AM, MS, MG e SP).

A mediação ficou a cargo do coordenador adjunto do PPGD, Reginaldo de Souza Vieira. Em sua abertura o professor destacou a importância da realização desses encontros virtuais e a proposta de capacitação para todos que acompanharam o painel. "Esse é o papel da academia. Aqui fazemos uma troca de um ambiente acadêmico com a vida cotidiana que existe para além do campus. O conhecimento, quando apropriado de forma coletiva, pode impactar de forma a melhorar a vida das pessoas, impactar a sua ação na sociedade”, pontuou.

Representando a OAB Subseção de Criciúma, o presidente da Comissão da Advocacia Atuante na Justiça do Trabalho, Rodrigo Custódio de Medeiros, destacou a honra de como representante da instituição da categoria, poder participar como incentivador do enriquecimento do currículo de todos, “É uma honra para nós advogados, na condição de trabalhistas, podermos participar ativamente desses atos, desses importantes eventos. Porque o desafio do operador do Direito é se reinventar, se renovar e se atualizar diariamente”, comentou.

Direitos Fundamentais

O encontro da noite ocorreu em duas etapas. No primeiro momento, o professor Goldschmidt abordou a temática dos direitos fundamentais. “Durante este diálogo vou delinear as dimensões desse tipo de direito e trabalhar o plano da eficácia dos direitos fundamentais, porque isso é relevante quando a gente fala de Direito do Trabalho no âmbito das relações privadas”, destacou. No segundo momento o professor abordou tópicos relevantes da reforma trabalhista, com análise crítica e contextualização crítica, inclusive à luz dos direitos fundamentais.

Discriminação da mulher no trabalho

Na segunda etapa do webinário, a mestre Maria Helena Pinheiro Renck, apresentou a temática “Discriminação contra as mulheres no trabalho e ações afirmativas”. A essência da palestra foi retirada do livro com o mesmo título, de autoria do professor Rodrigo Goldschmidt e da expositora. Na obra, como na apresentação, a escritora retrata a discriminação contra as mulheres, incluindo aquelas em estado gestacional, nas relações de trabalho. Em sua participação a palestrante transmite as diversas formas de discriminações sofridas pelas mulheres no mercado de trabalho.

XXIII Diálogo em Direitos Humanos e Sociedade

Nesta terça-feira (17/05) pela manhã, o PPGD, o Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania (Nupec) em parceria com o Nuped e o curso de Direito, realizam mais um importante webinário, das 10 às 11h30min. Desta vez o encontro será internacional e com o tema “Direitos Humanos, Interculturalidade e Direito da Natureza” ministrado pela professora doutora Adriana Rodríguez Caguana, docente da Universidade Andina Simon Bolivar (UASB), com sede no Equador.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de maio de 2022 às 14:09
Compartilhar Comente

Acadêmicos da 5ª fase de Artes Visuais apresentam a exposição “Ruído Branco” na Sala Edi Balod

Acadêmicos da 5ª fase de Artes Visuais apresentam a exposição “Ruído Branco” na Sala Edi Balod
Mostra faz parte de trabalho de sala de aula unindo a teoria com a prática (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Sala Edi Balod da Unesc, se transformou desde a última sexta-feira(13/05), em uma só obra. A exposição "Ruído Branco”, projeto de experiência sensorial dos alunos da quinta fase de Artes Visuais - Bacharelado, na disciplina de Laboratório Formativo II: Museologia em Arte, Expografia e Ação Educativa, fica aberta para a visitação até sexta-feira (20/05), das 13h até as 18h30min, no Bloco Administrativo.

A proposta dos acadêmicos é permitir ao público experimentar o espaço e se conectar ao máximo com seus sentidos, através de imagens, sons, toques e vibrações. A exposição é a combinação de todas as frequências que podem ser percebidas pelos ouvidos humanos, segundo os idealizadores.

A atividade faz parte de um exercício realizado por uma equipe acadêmica, sendo que cada estudante foi responsável por uma função, assim distribuídas para a execução da Mostra. A curadoria é desenvolvida por Lara Marcelino e Rafaela Barcelos. A comunicação está a cargo de Amarie Rocha e Bianca Nogueira. A gestão está aos cuidados de Ana Maria Ghellere e Gabriel Augusto, sendo os trabalhos supervisionados pela professora da disciplina, Daniele Zacarão.

Segundo Rafaela Barcelos, uma das curadoras, a ideia da exposição é atender a uma aluna de classe, com deficiência auditiva. “Nossa proposta, no geral, é trabalhar com a  acessibilidade dentro da arte, uma coisa que não é comum. Então trabalhamos nesse sentido, através de projeções e som, propiciar a todas as pessoas escutar e sentir a arte”, comentou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de maio de 2022 às 14:04
Compartilhar Comente

Jornada Acadêmica celebra os 20 anos do curso de Enfermagem da Unesc

Jornada Acadêmica celebra os 20 anos do curso de Enfermagem da Unesc
Enfermeira por formação a deputada participou ainda de debate em torno da profissão (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A força da categoria de Enfermagem foi celebrada na noite desta segunda-feira (16/05) na Unesc. O Auditório Ruy Hülse esteve lotado nesta data para a abertura da 20ª Semana Científica do curso de Enfermagem Unesc, que segue a 83ª Semana Brasileira de Enfermagem e 13º Encontro de Egressos do curso de Enfermagem da Unesc. A noite foi marcada por homenagens e troca de experiências de profissionais referência na região. 

Grande convidada da noite, a deputada federal Carmen Zanotto, além de compartilhar experiências profissionais enquanto enfermeira e seus pontos de vista sobre o papel da profissão no enfrentamento da pandemia de Covid-19, recebeu homenagem da Universidade em agradecimento ao repasse de R$ 2,5 milhões para investimento nas clínicas na área da saúde e qualificação dos profissionais em educação na saúde. “Nós temos certeza de que as Clínicas qualificam os recursos humanos que formamos aqui e, acima de tudo, dão muita vazão ao nosso Sistema Único de Saúde. Lá no mês de abril de 2021 a reitora me procurou explicando a importância desse investimento e o que ele poderia trazer para a comunidade, sendo, assim, uma satisfação de poder fazer essa destinação”, salientou.

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, desde o tempo em que lutavam pelos serviços de saúde de seus municípios de atuação, Criciúma e Lages, conhece o perfil de Carmem de coragem e determinação em prol das suas bandeiras.  “Tens aqui uma legião de seguidores que te admiram, respeitam, contam contigo e têm muitas expectativas de tudo o que faz, não só pela enfermagem, mas por Santa Catarina e pelo Brasil. Registramos aqui com esse singelo momento nossa enorme gratidão”, destacou ao entregar uma placa de homenagem à deputada.

Mais tarde, ao final do debate, a homenageada foi a própria reitora, que recebeu, das mãos da representante dos acadêmicos, a aluna Gabriela Minhos, um presente e, principalmente, uma notícia que a emocionou. “Tu fazes parte do nosso curso, da nossa Universidade, construiu a saúde pública do nosso Município e do nosso Estado, faz hoje da Unesc essa Universidade baseada em ética, compromisso, política, gestão e muito amor, uma grande inspiração de onde nós queremos chegar”, destacou de forma inicial.

Complementando a fala, Gabriela anunciou ainda que a estrutura do Centro Acadêmico do curso de Enfermagem que está em construção já tem o nome com o qual será chamado. “Ele levará o nome Centro Acadêmico Luciane Bisognin Ceretta com muito orgulho”, acrescentou, surpreendendo e emocionando a reitora.

A noite de troca de experiências foi abrilhantada ainda com as participações no painel da primeira coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc, Maria Tereza Leopardi, e a representante do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren) doutora Helga Bresciane.

O evento completo com importantes pontuações sob os pontos de vistas de cada uma das painelistas pode ser acessado no canal da Unesc TV no Youtube:

Confira a programação para os próximos dias de evento:

Terça-feira (17/05)

 13h30 às 17h – Roda de conversa “A enfermagem pelo mundo; a experiência frente ao contexto pós-pandêmico”, com egressos do curso de enfermagem da UNESC e conferencistas enfermeiros com vivências internacionais.

19h às 21h – Sala Temática II

Quarta-feira (18/05)

13h30 às 17h – Apresentação de trabalhos científicos

19h às 21h – Conferência com o tema “A enfermagem no contexto da pandemia pela covid-19: geração de conhecimento em enfermagem e a translação nas políticas públicas, na pesquisa e nas práticas em enfermagem pós-pandêmica e seus desafios e lutas” com a presidente da ABEN, Sonia Alcioli. A mediadora será a professora Fabiane Ferraz.

21h às 21h30 – Encerramento

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de maio de 2022 às 09:59
Compartilhar Comente