Para pais e filhos

Feira das Profissões

Está em dúvida sobre qual profissão seguir? O POP auxilia nessa escolha. Dúvidas sobre a carreira profissional, as alternativas do mercado de trabalho, incertezas e outros temas são focados, para que você se identifique e se conheça ainda mais nesse processo.

Para pais e filhos

Quais as diferenças entre as profissões de anos atrás e as de hoje?
No passado, as famílias que tinham a oportunidade de realizar um curso superior eram formadas por médicos, advogados, dentistas e outros profissionais de status social. A profissão passava de geração para geração. Com mudanças na economia, o mercado de trabalho se ampliou e os filhos passaram a se interessar por outras áreas, diante de tantas alternativas. Hoje não existe mais a máxima ?a profissão é para a vida toda?, pois a cada dia surgem novas tecnologias, novas profissões e novas oportunidades no mercado de trabalho.
Como os pais influenciam nas decisões dos jovens?
Geralmente os pais ou responsáveis expressam suas expectativas, ao pensarem no futuro dos filhos. Isso porque muitos pais não puderam realizar uma faculdade ou curso específico e, então, transferem seus sonhos para os filhos, ainda que com boas intenções.
Por que os pais não devem interferir nas escolhas dos filhos?
Muitos jovens têm habilidades, interesses e competências para determinada carreira, porém são tolhidos por pais ou pessoas próximas a eles, ainda que de forma despercebida. No momento da escolha profissional, os pais não devem apresentar seus próprios medos, pois a carreira escolhida pode vir a representar o futuro sucesso dos filhos. Porém, caso o jovem perceba que se enganou na escolha da carreira, não irá associar o fracasso aos pais, se estes não interferiram na opção do filho.
Qual atitude ideal dos pais frente às decisões dos adolescentes?
Os pais e as pessoas próximas aos adolescentes em fase de escolha da profissão devem ajudá-los no que for preciso. Trocas de experiências e diálogos são bem-vindos e, a partir dessas conversas, deve-se deixar que os filhos tirem suas próprias conclusões sobre o que ouviram. Caso perceba que se enganou na escolha por determinada profissão, o jovem tem a opção de mudar de curso, ou realizar outra graduação posteriormente.
Quais os conselhos práticos para os adolescentes em fase de escolha profissional?
Pessoas próximas dos jovens, como pais e amigos, podem aconselhá-los a participar de cursos e programas de orientação para a busca do melhor caminho a ser seguido. Há uma série de orientações para os adolescentes que estão em fase de escolha profissional, veja:
  • cursos preparatórios para vestibular, que promovem oficinas nas quais profissionais expõem a rotina na carreira;
  • Programas de Orientação Profissional, não somente para que a pessoa conheça as áreas em que possui habilidades, mas para que amadureça um plano de carreira;
  • Guia das profissões.