O Transtorno Bipolar e todos os seus detalhes do ponto de vista científico foram foco do 21º Simpósio de Psiquiatria na Interface Cérebro e Mente, tradicional evento promovido pelo Laboratório de Psiquiatria Translacional da Unesc, realizado nessa sexta-feira e sábado (15 e 16/09).
De abrangência nacional e internacional, o Simpósio reuniu cientistas, profissionais e estudantes da área da saúde, além de membros da comunidade, para discutir o impacto do transtorno bipolar na vida dos pacientes.
Conforme a pesquisadora e membro do Laboratório, Samira Valvassori, este é um evento que tem objetivo reunir profissionais de vários setores, incluindo saúde, farmacêutico e educação, para compartilhar insights e explorar novas abordagens terapêuticas, para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados por esse transtorno mental. “Neste sentido, foi muito produtivo ouvir tudo o que os pesquisadores convidados tiveram a compartilhar acerca das suas pesquisas nessa temática. A área da Pesquisa é uma construção coletiva em que cada avanço individual representa um degrau que avançamos em busca de entender e encontrar soluções para os temas estudados”, destacou.
De acordo com a pesquisadora, a temática atrai olhares de todo o mundo pois é assunto cotidiano em consultório e demais espaços de saúde, já quie o transtorno afeta cerca de 1 a 2% da população mundial, o que representa cerca de 157 milhões de pessoas.
Entre as temáticas abordadas em torno do assunto estiveram prejuízo e reserva cognitiva; gestação; nutrição e exercício físico; bases genéticas e epigenéticas do transtorno; casos resistentes a tratamento, além de especificidades e similaridades da Esquizofrenia, Transtorno Esquizoafetive e Transtorno Bipolar, entre outros.
“A fisiopatologia do transtorno bipolar é complexa, e vários de seus aspectos permanecem desconhecidos. Em conjunto com esse fato, a sua sintomatologia caracterizada por episódios de humor cíclicos e antagônicos faz com que o transtorno bipolar seja um transtorno de difícil tratamento, o que aumenta ainda mais a necessidade das pesquisas em torno disso”, acrescenta Samira.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
18 de setembro de 2023 às 10:17Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.
Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica.
Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.
“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann.
Sobre os programas:
O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.
O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
Regras, editais e inscrições
São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.
As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.
Pibid
Professor supervisor
Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform
Aluno bolsista
Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform
Residência Pedagógica
Professor preceptor
Edital:
https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform
Aluno bolsista
Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
30 de setembro de 2022 às 13:10Um espaço de pausa e tranquilidade para os estudantes da Unesc foi entregue na manhã desta quinta-feira (29), no bloco S, onde são ministradas as aulas de cursos da área da saúde. Por meio de uma parceria com a Unicred Centro Sul, parte do segundo andar do prédio foi transformado em um ambiente de coworking, estudos e convivência. A inauguração também contemplou a reforma no Centro Acadêmico (CA) do Curso de Biomedicina da universidade comunitária.
As melhorias fortalecem a parceria entre a cooperativa de crédito e a universidade, a qual já contemplou o nascimento de um programa de educação financeira, o Unicred.Edu (hoje implantado em universidades de Santa Catarina e do Paraná pela Unicred Central Conexão), e as reformas dos CAs de Medicina e Odontologia. "Este elo e as realizações conquistadas nos últimos anos materializam nosso quinto princípio cooperativista, o compromisso em investir na educação, formação e informação dentro das regiões nas quais estamos inseridos. A participação no processo de desenvolvimento acadêmico, criando um ambiente confortável e agradável, posiciona a nossa marca de uma forma afetiva, em consonância com o nosso modelo de atendimento premium aplicado diariamente com nossos cooperados", pontua o presidente da Unicred Centro Sul, Marcos Aurélio Antunes Machado.
A conexão de princípios e valores entre as duas instituições, Unesc e Unicred, foi ressaltada pela reitora da universidade, Luciane Bisognin Ceretta. “Nós só somos a universidade que somos, com o posicionamento que temos na região, no estado e no país, graças a uma construção coletiva, como é essa parceria. Nossa universidade prega isso. Aqui temos mais um espaço acolhedor, propício ao fortalecimento de vínculos e que vai contribuir cada vez mais nesse movimento”, enalteceu.
O espaço assinado pela arquiteta Jamile de Bem disponibiliza mesas, cadeiras, puffs e estações onde se pode colocar livros, notebooks ou outros materiais em momentos de estudos. A estudante e presidente do Centro Acadêmico do Curso de Medicina da Unesc, Nicole Córdova Sartor, conta que o novo espaço já vem sendo desfrutado pelos colegas e alunos de outros cursos. “Está sempre bem ocupado, principalmente nos intervalos ou períodos de almoço. Vamos usar muito, principalmente pelo fato de o nosso curso ser em período integral. Um lugar confortável e bom para estudar, fazer revisões ou mesmo passar o tempo entre aulas”, diz.
O bem-estar oferecido pelo lounge vai contribuir para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, corroborou a coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa. “Os alunos merecem esse espaço para o conforto e qualidade de vida, tornando a universidade um espaço ainda mais agradável”, acredita.
Texto: João Pedro Alves/Alfa Comunicação
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
29 de setembro de 2022 às 15:56A contribuição da Unesc com a saúde de Criciúma é destaque mais uma vez. Agora com o recebimento do troféu “Líder em Saúde”, entregue pelo prefeito Clésio Salvaro à reitora Luciane Bisognin Ceretta durante evento realizado no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal, na tarde de quinta-feira (22/09).
O reconhecimento não é à toa. Além dos relevantes serviços prestados de maneira permanente, como nas Clínicas Integradas, a Instituição se dedicou intensamente no combate à pandemia. Exemplos não faltam: estudos com ozônio para desinfecção de espaços públicos, envolvimento nas campanhas de vacinação, distribuição de máscaras, além dos diversos profissionais que se tornaram destaques nacionais e internacionais devido aos estudos sobre a Covid-19.
“Somos uma Universidade Comunitária e, como tal, estamos constantemente contribuindo com a região na qual estamos inseridos, sempre visando o melhor para a comunidade. Agradecemos ao prefeito Clésio Salvaro e toda a sua equipe pelo reconhecimento. Não iremos parar por aqui, pois a Unesc seguirá se dedicando diariamente pelo bem de Criciúma, da região e de Santa Catarina”, fala a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.
O reconhecimento à Unesc se deu após Criciúma aparecer na liderança nacional em qualidade na saúde, com nota 90,76, número que consta no Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios, divulgado na última semana pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
O ranking analisa 415 cidades brasileiras (7,45% do universo de municípios), representando aquelas com mais de 80 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE para 2021.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
23 de setembro de 2022 às 13:43O médico e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e professor da Pós-Graduação de Emergência da Unesc, Vitor Machado Beninca lançou sexta-feira (16/09), no Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica e Congresso Brasileiro de Enfermagem de Emergência Adulto e Pediátrica (CBMEDE), o Guia de Ultrassom, material que faz parte da série de Guias de Medicina de Emergência, da Editora dos Editores.
Benincá é autor do volume em parceria do médico Luiz Ernani Meira Júnior e do editor da série, Hélio Penna Guimarães. No material os autores relatam trabalhos e envolvimentos com o uso da Ultrassonografia “Point of Care”, importante ferramenta de apoio diagnóstico e tomada de decisão na Medicina de Emergência.
O guia, tem linguagem objetiva e compreensível, trata de temas de complexidade intermediária e apresenta conceitos avançados.
Segundo Benincá os objetivos da publicação são a divulgação e consolidação da Ultrassonografia Point of Care, ferramenta poderosa e de fácil interpretação. “Utilizamos as melhores e mais atualizadas referências. Um conteúdo que extrapola os princípios básicos.Tudo isso, para que o leitor que ainda não tem experiência no tema possa construir seu conhecimento e, aqueles que já conhecem e aplicam a ferramenta, possam consolidar e aprofundar seu aprendizado. O Guia é o agrupamento de todos os entusiastas e defensores dessa técnica para que ela possa se desenvolver e estar disponível em todos os departamentos de emergência”, explicou.
O livro, de acordo com Benincá, é uma obra viva, em constante atualização e que será ampliada cada vez mais. “Permitindo, assim, abranger com mais profundidade todas as possíveis aplicabilidades da ferramenta, conforme se obtenha mais evidências e conhecimento técnico-científico que possam surgir”, acrescenta.
No Guia ainda são apresentados os princípios físicos da chamada “knobologia”, ou otimização de imagem; as principais janelas e cortes ultrassonográficos; os protocolos de utilização na insuficiência respiratória; no choque e no trauma. Também são abordadas diversas outras aplicabilidades da Ultrassonografia a Point of Care no departamento de emergência.
O 8º Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica e 4º Congresso Brasileiro de Enfermagem de Emergência Adulto e Pediátrica aconteceu neste final de semana em Florianópolis/SC, de forma híbrida. O evento foi uma realização da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
19 de setembro de 2022 às 22:08