imagem do site

Acervo

Entendemos que objetos vão para um museu por terem sido, de alguma forma, importantes para alguém.

O acervo do Museu da Infância é todo fruto de doações feitas por homens, mulheres e crianças, brasileiros e estrangeiros, que queriam compartilhar com o público aquilo que tinham guardado consigo – seus “tesouros”. Assim, cada peça que nos chega é cadastrada de forma a tentar manter viva a sua importância.

A maior parte do acervo é de objetos para crianças, principalmente brinquedos. Hoje reunimos aqueles produzidos no Brasil e no exterior; alguns antigos (como a boneca datada do final do séc. XIX) e outros bem recentes. Ainda temos muitos livros, que também variam em época e local de edição. Na área de música e filmes, por enquanto, temos apenas alguns CDs brasileiros e filmes infantis.

O outro tipo de acervo que temos é de desenhos e pinturas – as produções das crianças. Eles foram feitos por meninas e meninos brasileiros, de diferentes partes do país, desde a década de 60 até hoje. Eles mostram personagens da mídia, o cotidiano da vida infantil, pessoas da família, lugares visitados, entre tantos temas. Cada um foi criado em situações variadas: em casa, na escola ou após visitações de museus. Em alguns, as crianças colocam títulos ou escrevem suas histórias. Afora os desenhos e pinturas, também guardamos cadernos e provas de diferentes anos escolares.

O acervo sobre a infância possui alguns livros teóricos, filmes que têm as crianças como protagonistas, esculturas de argila mostrando as brincadeiras infantis e, ainda, reproduções de obras de arte do Portinari (autorizadas pelo Projeto Portinari), bem como do acervo do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC); e uma grande coleção de postais estrangeiros com reproduções de obras variadas retratando a infância.

No ano de 2023 o Museu da infância desenvolveu sua Política de Aquisição e Descarte de Acervos através do Projeto cultural "Museu da Infância: Conservação, Adaptação e Exposição do Acervo" selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura - Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Acesse as listas de inventários que compõe o acervo do Museu da Infância Unesc:

Acervo Bibliográfico       

Acervo Museológico      

Política de Aquisição e Descarte de Acervos do Museu da Infância