Coronavírus

Mesmo com mais estabelecimentos abertos, distanciamento social segue como orientação principal

Mesmo com mais estabelecimentos abertos, distanciamento social segue como orientação principal
Do ponto de vista médico, abertura de shoppings, templos religiosos, entre outros estabelecimentos, não pode significar sentimento de liberdade para ir às ruas (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

O governo de Santa Catarina publicou nesta semana um novo decreto referente às medidas de enfrentamento à Covid-19. Desta vez foram liberadas a abertura de estabelecimentos como shoppings centers, templos religiosos, academias e restaurantes, todos restritos a novas normas de funcionamento. Apesar da medida, para o pneumologista e professor da Unesc, Felipe Dal Pizzol, a orientação à comunidade segue sendo a de sair de casa apenas para aquilo que for essencial.

A situação da pandemia em Santa Catarina neste momento, conforme Felipe, se mostra melhor em comparação a muitos outros estados e por isso possibilitou a autorização para abertura de tais estabelecimentos, porém, isso não pode significar que o problema está diminuindo ou resolvido. “De qualquer maneira ainda estamos em alerta e a sugestão é de sair realmente apenas para o que for preciso. O isolamento social no Estado tem mostrado bons resultados, mas precisamos seguir com ele. O momento prevê cautela”, destaca.

Ao se dirigir a algum desses locais e em qualquer situação de saída de casa, como já vinha sendo exaustivamente alertado, as orientações de higiene, conforme o médico, devem ser seguidas à risca. “Em qualquer uma dessas situações as pessoas devem sair com máscaras, lembrar de higienizar constantemente as mãos, respeitar o distanciamento entre os demais presentes no local e fazer toda a higienização ao voltar para casa”, lembra.

Após mais de um mês de isolamento social decretado e rotinas completamente modificadas, conforme Felipe, infelizmente não é hora de pensar que o problema está resolvido. “Longe disso. Não podemos lotar lojas e shoppings imaginando que está tudo certo. É uma situação desafiadora para todos e é hora de permanecer em casa”, reforça.

Felipe Dal Pizzol foi um dos dez pesquisadores do país que colaborou na elaboração das “Diretrizes para Diagnóstico e Tratamento da Covid-19”, do Ministério da Saúde. O documento, com quase 400 páginas, é um manual pensado para colaborar com os profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia no país.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de abril de 2020 às 11:07
Compartilhar Comente

Deixe um comentário