imagem do site

Metodologia

O processo de mentoring ocorrerá durante um período de 9(nove) meses. Neste período ocorrerão 2(dois) momentos distintos no processo de mentoria. O primeiro momento (primeiros três meses) consistirá na preparação da ideia e plano de negócios, o segundo momento (últimos seis meses) consistirá na pré-incubação com apoio técnico em gestão da equipe do programa.

a) A Pré-Incubação poderá ser realizada com residência na Incubadora Tecnológica ou não residência, cujos contemplados poderão utilizar outros espaços fora das dependências da Incubadora da Unesc para o aprimoramento da ideia.
b) Os contemplados para a Pré-Incubação na modalidade de não residentes, receberão as orientações para o aprimoramento do Plano de Negócio nas dependências do Núcleo de Empreendedorismo.

Primeiro momento

O primeiro momento (primeiros 3 meses) consistirão nas seguintes etapas:

Etapa 1: Definição da Ideia: esta é a primeira fase do programa, cujo(s) inscrito(s) selecionados participarão da realização do diagnóstico inicial para a estruturação da árvore dos problemas: O diagnóstico será realizado em 2 dois encontros com duração de 2 horas cada. É nesse momento em que o(s) inscrito(s) será(ão) estimulados, com base na metodologia específica, para o desenvolvimento da ideia.

Etapa 2: Definição do Modelo de Negócio: na segunda fase será realizado o modelo de negócios: serão 2 dois encontros com duração de 2 horas cada, com o objetivo de orientar o(s) inscrito(s) através da metodologia específica o desenvolvimento da modelagem do negócio.

Etapa 3: Mentoria apresentação do modelo de negócios: nesta etapa o Programa Mentoring oportunizará momentos de mentoria com profissionais do mercado para refletir, apoiar e sugerir aprimoramentos no modelo de negócios: com base no banco de dados dos mentores inscritos, serão organizados 2 encontros dos o(s) inscrito(s) com 2(dois) mentores distintos. Nestes encontros, o(s) inscrito(s) apresentará(ão) a ideia ao mentor e este estará contribuindo a partir de suas experiências, na validação da ideia ou sugestões de melhorias na proposta.

Observação: nesta fase serão realizadas oficinas e minicursos que oportunizarão o acesso aos conhecimentos em gestão para os inscritos no Programa Mentoring: no decorrer dos encontros serão identificadas demandas de conhecimentos específicos necessários. A partir destas constatações, os serão organizadas oficinas e/ou minicursos com vista ao empoderamento dos participantes aos conhecimentos específicos para a gestão do novo negócio.

Etapa 4: Revisão do Modelo de Negócios: após a mentoria o modelo de negócio passará por uma revisão, ondes serão corrigidos e/ou adaptados (quando existirem) as observações apresentadas pelos mentores. A revisão do negócio ocorrerá em 1(um) encontro com duração aproximada de 2 horas.

Etapa 5: Elaboração do Plano de Negócios: esta etapa consiste no apoio técnico para a elaboração do plano de negócios. Serão 12 horas para a realização das seguintes fases do plano de negócios:
1) Análise do comportamento do mercado;
2) Análise da previsão de demanda;
3) Análise da organização funcional e logística do empreendimento;
4) Análise da viabilidade econômica do negócio;
5) Identificação das oportunidades de captação de recursos.

Etapa 6: Simulação da apresentação do Plano de Negócio para a banca examinadora: após a elaboração do plano de negócios será realizada uma simulação de apresentação em que o(s) inscrito(s) demonstrá(ão) todo o trabalho elaborado durante o programa para toda a equipe do Núcleo de Empreendedorismo e demais convidados.

Etapa 7: Defesa do plano de negócios para a banca examinadora: nesta etapa o(s) inscrito(s) irá(ão) realizar a defesa do plano de negócio para uma banca examinadora composta por dois examinadores que analisarão os planos de negócios com base nos seguintes critérios de avaliação:

Total máximo de pontos: 100 pontos

Etapa 8: Divulgação da lista dos planos de negócios aprovados para a pré-incubação.

As etapas serão realizadas conforme descrito no edital.

Segundo momento

O segundo momento do Programa de Mentoring ocorrerá em 6(seis) meses. Neste momento do Programa de Mentoring ocorrerá a pré-incubação na Incubadora Tecnológica da Unesc que está localizada no I.Parque, Parque Tecnológico e Científico da Unesc.

a) Os planos de negócios pré-incubados terão apoio do Núcleo de Empreendedorismo para a maturidade da ideia, consolidação e revisão contínua do plano de negócio.
b) Os contemplados nesta etapa utilizarão um espaço coletivo na Incubadora Tecnológica para estudar e receber o apoio técnico da equipe do Núcleo de Empreendedorismo na maturidade do plano de negócios.
c) O processo de pré-incubação não resultará em custos para os contemplados.
d) Os contemplados na Pré-Incubação terão a oportunidade para melhorar o Plano de Negócios com vistas a participação do processo seletivo da Incubadora Tecnológica para a Incubação de novos negócios, a partir de Edital específico