O SELEP (Seminário de Leitura e Produção Textual) chega à sua terceira edição em 2013 com o propósito de socializar os resultados decorrentes dos Grupos de Pesquisas associados junto aos cursos de Licenciatura e, em especial, do curso de Letras.
Nesta edição, o SELEP coloca em evidência a estreita relação entre Língua(gem), Literatura e Ensino, haja vista que as práticas de produção (escrita e fala) e de recepção (escuta e leitura), necessariamente, requerem interação entre essas dimensões nos espaços escolares. Em face disso, a conferência de abertura Sagração do Alfabeto contará com a presença da Doutora Leonor Scliar-Cabral e o encerramento com a palestra "O Vampiro na Literatura", com a Doutora Salma Ferraz.
Historicizando o percurso rumo à consolidação do evento, o 1° Selep ocorreu em 2008 e trouxe para a discussão os dilemas do ensino de gramática na sala de aula, com palestra proferida pelo professor Dr. Sírio Possenti da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. A segunda edição se deu em 2011 e ampliou-se em termos de estrutura, pois, além de agregar experiências do evento anterior, aconteceram mesas-redondas e minicursos, como parte da programação. A conferência de abertura abordou a produção de sentidos e o leitor, com a Professora Dra. Ana Cláudia de Souza, da UFSC.
O SELEP, portanto, constitui-se como mais um instrumento a fortalecer a relação entre a Universidade e a Sociedade, integrando o ensino e a pesquisa e garantindo, assim, o intercâmbio de conhecimento entre essas duas esferas sociais, de modo a permitir que ambas reflitam e repensem suas práticas.
O evento, enfim, tem como público-alvo, além dos estudantes, egressos e professores do Curso de Letras, também aqueles oriundos dos cursos de Pedagogia, História e Artes, e, também, o Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação - PPGE e professores das Redes Estadual e Municipal, com vistas a socializarem suas pesquisas. Para tanto, haverá grupos de trabalho ligados aos temas Literatura, Língua, Ensino, entre outros.