Educação Física

Minicursos marcam abertura de Simpósio Nacional de Ciência e Cidades Sustentáveis e Saudáveis

Minicursos marcam abertura de Simpósio Nacional de Ciência e Cidades Sustentáveis e Saudáveis
Minicursos marcam abertura de Simpósio Nacional de Ciência e Cidades Sustentáveis e Saudáveis Mais imagens

Dois importantes minicursos abriram a programação do Simpósio Nacional de Ciência e Cidades Sustentáveis e Saudáveis (Sinsem), evento organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Promoção da Saúde (GEPPS) e o curso de Educação Física da Unesc. O evento, que conta com palestrantes de todo o Brasil, é voltado para a comunidade interna e externa e se estende até sábado (12/11) na Universidade.

Pela manhã, os participantes acompanharam debates sobre a fisiologia na prática com o professor doutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Luiz Guilherme Antonacci; e políticas públicas para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e saudáveis com o coordenador geral adjunto nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Santa Catarina, professor Fernando Barbosa dos Santos.

Dentro da fisiologia, o profissional falou sobre índices fisiológicos, prescrição da intensidade do exercício voltado para o condicionamento físico, a frequência cardíaca, ao treinamento intervalado para diferentes populações, entre outros pontos fundamentais para a área.   

Já no outro minicurso foram abordadas as políticas públicas para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e saudáveis e dentro das políticas públicas, como alcançar esses indicadores apontados pelo ODS. “O primeiro dia foi enriquecedor, com muita troca de conhecimento, aprofundamento, possibilidade de atuação do profissional de educação física nesses meios e contribuiu muito para a reflexão e melhor atuação desses futuros profissionais”, comentou a coordenadora do evento, professora Geiziane Laurindo de Morais.

O objetivo do simpósio é unir professores, pesquisadores, acadêmicos e gestores para discutir um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) e o impacto do desenvolvimento de cidades sustentáveis para um mundo mais saudável, com ênfase em pesquisa, desenvolvimento e inovação em sociedades, ambientes, pessoas e sistemas ativos. 

“Pensamos em um evento com importantes temáticas para os nossos acadêmicos e também para toda a comunidade em geral. O evento é gratuito e está recheado de temas de interesse da população e com uma abordagem interdisciplinar que inclui todas as áreas e públicos”, convidou Geiziane. 

O evento tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Unesc Connect da Universidade.

Semana Acadêmica

Paralelo ao simpósio, ocorre também a Semana Acadêmica do Curso de Educação Física, com o objetivo de ampliar a discussão e potencializar a aprendizagem dos conhecimentos específicos para a formação acadêmica e atuação profissional do profissional de Educação Física.


Programação

Quinta-feira (10/11)

Das 13h30 às 17h – apresentação de trabalhos

Das 19h30 às 21h30 – minicursos com os temas: O Ensino dos Esportes na Nova Diretriz Curricular Nacional (DCN); e Ciência na Rua: Desdobramento de Pesquisas Científicas em Ambientes Públicos.

Sexta-feira (11/11)

Das 8h30 às 11h30 – minicursos sobre: “Biomecânica do Treinamento de Força”; e “O que Sabe e Quais São Os Desafios da Agenda de 2018 a 2030 – Mais Pessoas Ativas para Um Mundo Mais Saudável?

Das 13h30 às 17h – apresentação de trabalhos

Das 19h30 às 21h30 – minicursos com os temas: Oficina de Dança Escolar; e Cidades Sustentáveis e Saudáveis: Saberes, Desafios e Perspectivas.

Sábado (12/11)

Das 8h30 às 10h – Conferência de encerramento sobre “Experiência Exitosa do Município de Jaraguá do Sul”.

Das 10h às 12h – Palestra com o tema “Cidades Inteligentes: Inovação Tecnológica e Sustentabilidade para a Transformação das Cidades”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de novembro de 2022 às 16:06
Compartilhar Comente

Deixe um comentário