Educação Física

Unesc recebe jogos educativos produzidos por detentos de Tubarão

Unesc recebe jogos educativos produzidos por detentos de Tubarão
Entrega ocorreu nesta segunda-feira (17/10) e vai auxiliar acadêmicos e professores do curso de Educação Física (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Jogos educativos confeccionados por detentos do Presídio Regional de Tubarão farão parte do acervo do curso de Educação Física da Unesc. Os materiais receberão a destinação após a direção do presídio masculino de Tubarão fazer a doação, nesta segunda-feira (17/10), de 50 objetos que, a partir de agora, irão propiciar aprendizados nas disciplinas de jogos de mesa e de recreação e lazer, além dos projetos de extensão do curso.

As peças, entre jogos da velha; dominós; tangram, que é uma atividade que traz benefícios como raciocínio lógico, práticas geométricas, incentivo à criatividade; e Torre de Hanói são feitas em madeiras pelos detentos do regime fechado da entidade. “Os encontros ocorrem todos os dias e os materiais utilizados são sobras de fábricas de móveis que recolhemos, ou seja, são madeiras descartadas e que agora vão auxiliar no ensino de muita gente”, comentou o idealizador do projeto, o agente penitenciário, Fagner Amauri.

Os detentos fazem parte do projeto “Fabrincar - Fábrica de Brinquedos”, desenvolvido dentro do local. Os internos que trabalham na produção recebem remição de um dia na pena para cada três trabalhados.

Para a pró-reitora de Ensino da Universidade, Graziela Amboni, esse trabalho é transformador na vida das crianças e adolescentes que brincam aprendendo, para os apenados como ferramenta de ressocialização e para os acadêmicos que recebem mais um auxílio para o aprendizado. “Esse tipo de atividade é importante porque desenvolve uma série de qualidades no ser humano, tanto para quem recebe, quanto para quem faz todo esse trabalho. Traz concentração, atenção, além de ser emocionante toda essa ação do presídio”, destacou Graziela.

Ela reforçou que a Unesc está de portas abertas para projetos futuros e lembrou da contribuição que a Instituição fez e faz ao longo dos 54 anos de história. “É uma satisfação participar de um projeto dessa envergadura. Quando os internos fazem um trabalho que proporciona essa felicidade, é muito importante para eles e sabemos que vai trazer felicidade também para as crianças e contribuir com a sua formação”, sublinhou.

Conforme o diretor do presídio, Reginaldo Marcolino Junior, são brinquedos simples, mas que têm um valor social muito grande. “Nosso desafio é possibilitar que o preso saia com novos valores e disposto a mudar realmente de conduta”, ressaltou. 

O coordenador do curso de Educação Física, Joni Márcio de Farias, destacou a importância da ação para os acadêmicos. “É um projeto muito lindo e desenvolvido para várias instituições de ensino. Ficamos felizes em sermos contemplados com esses jogos que vão auxiliar no processo de ensino e aprendizagem durante os nossos projetos”, destacou. 

O presídio conta com 500 apenados. “São pessoas que vão voltar diferentes para a sociedade e essa abertura do mundo educacional é fundamental. Quanto mais envolvermos a sociedade, melhor. Esses incentivos são essenciais”, acrescentou Amauri. 

Participaram ainda do encontro a assessora jurídica e a coordenadora do setor laboral do presídio, Raiane Cardoso e Shane Zim, respectivamente.

Em torno de 400 jogos já foram entregues nos últimos anos para escolas das redes municipal e estadual da região de Tubarão.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de outubro de 2022 às 17:13
Compartilhar Comente

Deixe um comentário