Unesc Araranguá

Formação Círculo de Construção da Paz capacita professores em Araranguá

Formação Círculo de Construção da Paz capacita professores em Araranguá
Mais imagens

Os professores e diretores da rede estadual de ensino da cidade de Araranguá acompanharam o encerramento de uma formação especial destinada para eles. A iniciativa intitulada “Círculo de Construção da Paz” foi organizada pelo Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências nas Escolas (Nepre), vinculado à Gerência Regional de Educação de Araranguá (Gered), e ocorreu na noite dessa terça-feira (7/11), na Unesc Araranguá.

O ponto alto do evento foi a palestra de encerramento, intitulada “Cultura de Paz e Comunicação Não Violenta”, proferida pela psicóloga mestra Janaína Damásio Vitório, coordenadora da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc. 

Para Janaína, a abordagem de temas relacionados à comunicação não violenta e cultura de paz é fundamental, pois oferece uma base sólida para discutir questões de diversidade.

Janaína enfatizou que a formação é especialmente relevante dada a pluralidade de alunos atendidos nas escolas, representando diversos grupos. “Muitas vezes, as barreiras que dificultam as relações entre os alunos estão relacionadas a práticas de racismo, capacitismo, homofobia e outras formas de exclusão”, disse. 

Ela ressaltou que uma comunicação não violenta é essencial e encorajou os educadores a identificarem e nomearem práticas inadequadas nas relações interpessoais, promovendo o diálogo entre os alunos para fomentar a compreensão e, assim, estabelecer a paz.

O evento, com a parceria da Unesc Araranguá e o Conselho Regional de educação (CRE), contou com a presença da Diretora da Unesc Araranguá, professora doutora Izabel Regina de Souza, do coordenador regional de Educação, Luiz Carlos Pessi, e da organizadora da formação, a Assistente Social Marisol Silva Nunes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de novembro de 2023 às 09:31
Compartilhar Comente

Deixe um comentário