Coronavírus

Transmissão ao vivo da Unesc TV recebe profissionais para tratar sobre o cenário pós-pandemia

Transmissão ao vivo da Unesc TV recebe profissionais para tratar sobre o cenário pós-pandemia
Professores das áreas da medicina, psicologia e economia debateram a situação sob diferentes olhares (Foto: Reprodução / Mayara Cardoso) Mais imagens

O cenário imposto pela pandemia da Covid-19 mudou os planos literalmente de todo o mundo. Distanciamento social, mudança radical nas rotinas, medo da contaminação e preocupação com as questões financeiras e com todo o contexto. Esses assuntos e muitos outros rondam as mentes e geram dúvidas sobre o que espera a sociedade pós-pandemia. Pensando em trazer informações atualizadas e sanar dúvidas da comunidade em geral a Unesc TV promoveu, nesta sexta-feira (24/4), uma transmissão ao vivo com profissionais das áreas da medicina, psicologia e economia.

No encontro mediado pela jornalista Janine Limes, foram convidados para o debate a psicóloga Graziela Amboni, o economista Amauri Porto Júnior e o médico e pesquisador Felipe Dal Pizzol.

Nas respostas de todos os profissionais uma questão é comum: a impossibilidade de prever o futuro. Apesar de tantas incertezas, conforme Graziela, a forma como o momento é encarado por cada um é primordial para a maneira como poderá ser o desfecho. “Algumas pessoas conseguem encarar muito bem, fazendo coisas que há tempos não faziam e se aproximando da família sem estar em constante contato com notícias negativas, ou seja, encaram de forma mais saudável”, comenta.

Apesar disso, em outras situações, a depender do cenário econômico da família e até da condição psíquica do indivíduo, algumas pessoas não conseguem encarar a situação com naturalidade. “Nesse caso, o cenário atual gera uma ansiedade e uma insegurança ainda maiores que se refletem de diversas maneiras”, acrescenta a psicóloga, que pontuou ainda o exercício da solidariedade e da empatia como dicas para encarar o momento.

Ainda na transmissão o professor Felipe Dal Pizzol mostrou o ponto de vista da ciência sobre a atual situação das pesquisas que envolvem novos medicamentos no combate ao coronavírus e o cenário da área da saúde na região.

Já a cargo de Amauri ficaram as informações e dicas sobre o que esperar da economia do país e do mundo. Conforme o professor, ainda não é possível prever o comportamento do mercado financeiro após tanta instabilidade, porém, o que já se sabe, é que é hora de cautela. “Podemos já orientar que as pessoas cuidem do orçamento familiar e se ajudem entre si.No geral são tempos difíceis e é importante que todos poupem e tenham um consumo consciente”, completou.

Confira a transmissão completa realizada pela Unesc TV aqui:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de abril de 2020 às 20:52
Compartilhar Comente

Deixe um comentário