PPGCS - Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde

Colaboradores da UBS do Centro participam de imersão na Unesc

Colaboradores da UBS do Centro participam de imersão na Unesc
Mais imagens

Os quase 80 profissionais que irão atuar na Unidade Básica de Saúde (UBS), do Centro de Criciúma, iniciaram uma grande imersão na Unesc com o objetivo principal de apresentar a Universidade e a Rede de Atenção à Saúde de Criciúma. 

A partir da parceria com o Governo Municipal, a Unesc será a responsável pela operacionalização da UBS. O termo de parceria foi assinado pelo prefeito Clésio Salvaro e pela reitora Luciane Bisognin Ceretta em ato no Paço Municipal Marcos Rovaris no dia 31 de março.

A imersão iniciou na segunda-feira (23/05) com a apresentação de cada um dos colaboradores, momento que contou com a presença da reitora. “Temos duas premissas no atendimento na UBS Centro: resolver os problemas das pessoas com eficiência, eficácia e efetividade; e precisamos ter um atendimento que seja referência em acolhimento e humanização. Quando o sujeito entra, tem que saber que está em um lugar diferenciado. Não somos super-homens nem super-mulheres livres de emoções, somos afetados por nossas questões pessoais e profissionais, mas precisamos saber manejar esta erupção e sentimentos diários com o cuidado dos outros que traz os seus problemas para serem resolvidos”, comenta a reitora.

Conforme a gerente administrativa da UBS Centro, Letícia Vieira de Oliveira Rodrigues, serão duas semanas de imersão, divididas em duas turmas, com os mesmos conteúdos. “Para acontecer a imersão e o serviço da Unidade de Saúde não parar, fizemos essa divisão. Serão abordados os mais diversos conteúdos, como apresentação da instituição, residência multiprofissional, UBS Centro e demais serviços da rede, sendo que a ministração é através de profissionais da Unesc e da Secretaria Municipal de Saúde”, ressalta.

Uma das profissionais que atuará na unidade é a Agente de Saúde, Mariane Viana Canarim, acadêmica da 10ª fase de Fisioterapia na Unesc. “Gosto disso, meu curso já diz muito sobre isso, que é o toque, é pensar na reabilitação do paciente e eu espero poder contribuir bastante com a  UBS”, comenta.

Desenvolvimento

Além de todo o atendimento prestado à comunidade que utiliza a UBS, o espaço também será importante para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com a formação acadêmica. “Estou muito feliz, pois a UBS do Centro é um sonho real, realizável.  Desde o início a reitora Luciane nos provocou e nós sempre conversamos sobre o assunto. Queremos transformar a UBS em referência não só regional, mas nacional. Temos em poucos lugares uma unidade com este formato, daquele tamanho. O normal, o ideal é o que nós iremos fazer, poderemos ir para o além do papel. Aqui temos pessoas com uma capacidade incrível”, diz a ex-coordenadora das Clínicas Integradas, atualmente coordenadora de pós-graduação, professora Mágada Tessmann.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2022 às 10:59
Compartilhar Comente

Deixe um comentário