PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Professores da Unesc falam sobre meio ambiente em evento da Diocese de Criciúma

Professores da Unesc falam sobre meio ambiente em evento da Diocese de Criciúma
Foto: Bibiana Pignatel Mais imagens

Professor e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UNESC, Carlyle Torres Bezerra de Menezes e José Carlos Virtuoso, falaram sobre a realidade local, estadual e nacional do meio ambiente, em 04 de fevereiro pp., durante o Estudo Diocesano da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. O evento foi realizado pela Diocese de Criciúma e reuniu mais de 150 padres, religiosas e lideranças.

“Joinville e Blumenau, duas das principais cidades que ajudam a colocar Santa Catarina entre os estados mais desenvolvidos do país pelo PIB elevado, figuram entre as 10 piores cidades em relação à coleta e tratamento de esgoto”, comentou Virtuoso, citando dado do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS).

Casos de problemas com saneamento básico foram relatados, com a exibição de fotos de praias do litoral Sul catarinense e de bairros de Criciúma. Mas, conforme os professores da Unesc, o problema não é exclusivo do Estado, um dos cinco mais ricos da federação e o penúltimo em saneamento, onde apenas 14% da população é beneficiada com tratamento de esgoto.

“Muitas vezes é cômodo colocar o saquinho de lixo na frente de casa e não saber para onde vai. Criciúma, com mais de 200 mil habitantes, há 10 anos, não tinha aterro sanitário, mas um lixão, onde se depositava, inclusive, lixo hospitalar”, revela o professor Carlyle Menezes.

Desenvolvimento urbano deve ser discutido

Conforme Carlyle, é necessário discutir o desenvolvimento das cidades. “A crise não é do planeta, é da civilização: nós é que estamos destruindo o planeta; nós é que judiamos e achamos que o planeta Terra está nos dando o troco. Se continuarmos com esse modelo de sociedade, com esse consumismo desenfreado, o planeta não suportará a pressão”, pontuou.

O próximo dia de estudo será realizado no sábado (6/2), no auditório da Paróquia Nossa Senhora da Oração, em Turvo. Após a realização, os professores da Unesc se comprometeram, com a Coordenação Diocesana de Pastoral, redigir um documento com ações concretas a serem realizadas pelas comunidades em 2016.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

19 de fevereiro de 2016 às 13:43
Compartilhar Comente

Deixe um comentário