NUPAC-ST

Funcionalidade e Trabalho é tema de debates na Unesc

Funcionalidade e Trabalho é tema de debates na Unesc
Evento realizado pelo Nupac-ST faz parte da programação da Semana do Trabalhador (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc foi palco, nesta terça-feira (30/4), de debates sobre “Funcionalidade e Trabalho”, em evento realizado pelo Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador), vinculado à Universidade. Profissionais de saúde abordaram temas como “Trabalho e Saúde Mental” e “Autocuidado e Atenção à Saúde do Trabalhador”, com a participação da plateia, que pôde fazer considerações e tirar dúvidas.

O evento marcou o encerramento do Abril Verde, mês dedicado à prevenção de acidentes de trabalho e fez parte da programação da Semana do Trabalhador na Universidade.

Na palestra de abertura do evento, “Cuidados, Autocuidado Apoiado e Capacidade Funcional do Trabalhador – Ênfase nos Aspectos Ergonômicos”, o professor doutor do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc) e coordenador do Nupac-ST, Willians Longen, chamou a atenção para o fato de que a saúde do trabalhador envolve a promoção, proteção e reabilitação e que, além disso, é necessário pensar na saúde de uma forma bastante ampla.

“Pensando em promoção da saúde do trabalhador, muitos problemas podem esgotar nossa energia física e saúde mental e ser fatores que influenciam e podem aumentar potenciais tendências a sintomas dolorosos, como se fossem alertas que ficam disparando constantemente sinais de dor. Ansiedade, pensamentos catastróficos, medos, desgosto pelo que se faz não podem ser desconsiderados. Devemos enxergar o trabalhador como um todo, e não só observar a dor localizada”, afirma.

Longen abordou ainda a importância do autocuidado com suporte e orientação de profissionais para auxiliar a saúde do trabalhador, elencou os projetos e programas relacionados à saúde e ao bem-estar que a Unesc disponibiliza aos colaboradores.

O professor abordou ainda a lógica do risco social, segundo a qual tudo o que acontece em qualquer lugar relacionado à saúde do trabalhador, impacta em cada um de nós. “Quem vai pagar a conta de alguém ficar incapacitado é a sociedade. É a lógica do risco social. Quem arca com todos os prejuízos e falta de cuidado à saúde do trabalhador somos todos nós. Um exemplo é o pagamento pelo benefício que após um tempo não é mais feito pelo empregador, mas pelo sistema, um sistema de custeio coletivo”.

O evento teve ainda a palestra “Trabalho e Saúde Mental”, com o médico do trabalho dos servidores da UFSC, Roberto Carlos Ruiz e a mesa interativa “Autocuidado e Atenção à Saúde do Trabalhador”, com o médico do trabalho dos servidores da UFSC, Roberto Carlos Ruiz; com a médica do trabalho da Unesc e do Nupac-ST, Mariana de Oliveira Presado; com a psicóloga do Ministério Público do Trabalho e do Nupac-ST, Sheila Madeira; com a enfermeira do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e do Nupac-ST, Evelyn Brognoli; com as acadêmicas de Nutrição e de Farmácia da Unesc e do Nupac-ST, Daniele Botelho e Suelen Gomes, respectivamente, e com a assistente social do Nupac-ST, Patrícia Pilatti.

As atividades contaram com a presença de uma das coordenadoras da Secretaria de Diversidade e Ações Afirmativas da Unesc, Janaína Vitório, e de uma das coordenadoras do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Unesc, Tatiane Macarini. A abertura do evento contou com a apresentação de um coro formado por colaboradores da Universidade.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de abril de 2019 às 16:37
Compartilhar Comente

Deixe um comentário