Clínicas Integradas

Unesc e Associação de Portadores de Distrofias Musculares firmam parceria

Unesc e Associação de Portadores de Distrofias Musculares firmam parceria
Pacientes receberam as boas-vindas de professores e alunos de Fisioterapia (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os usuários da Ascadim (Associação Sul Catarinense de Familiares, Amigos de Portadores de Distrofias Musculares Progressivas), utilizarão o espaço do Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas da Unesc para receber atendimento de fisioterapia três vezes por semana. Recentemente, a Universidade e a associação firmaram uma parceria para que as atividades da associação fossem realizadas no Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas enquanto sua nova sede é construída.

Nesta quarta-feira (3/4), os portadores de distrofias musculares receberam as boas-vindas de alunos do curso de Fisioterapia (que acompanharão os atendimentos feitos pela profissional da Ascadim), da coordenadora do curso, Ariete Minetto, da coordenadora dos Estágios de Fisioterapia da Unesc, Évelin Vicente e da Enfermeira do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Maria Madalena Santiago.  

Segundo Ariete, a parceria colaborará com a formação dos acadêmicos e com o estreitamento dos laços com a associação. “Está sendo uma experiência muito positiva. Como a Ascadim nasceu dentro do curso de Fisioterapia da Unesc, ela está retornando à casa. Temos acadêmicos que estão estudando a parte de Ortopedia e Neurologia e poderão ampliar o conhecimento tendo contato com os pacientes. Além da integração de alunos e professores com a comunidade e a possibilidade de pesquisas acadêmicas”.

O presidente da Ascadim, Ednom Luiz Jeremias, conta que a ideia da associação nasceu há 15 anos com pacientes que faziam fisioterapia na Unesc. “Este ano, estreitamos ainda mais os laços, ao estarmos ocupando o espaço físico enquanto construímos a nossa sede. Nossa intenção é propormos novas parcerias com a Instituição, com outras especialidades da saúde, estágios e pesquisas”, afirma. Jeremias conta que a Ascadim é referência no Sul do país em atendimento a portadores de distrofias musculares e que o trabalho é realizado por uma rede de voluntários e profissionais da área da saúde, com parcerias com as prefeituras da região. Na Ascadim os portadores de distrofias musculares recebem atendimento gratuito de Fisioterapia, Psicologia e Medicina.

Gabriela Jeremias, egressa do curso de Fisioterapia da Unesc, é a profissional responsável pelo tratamento na Ascadim e entrou na associação após um estágio realizado enquanto era estudante da Universidade. “É uma grande emoção voltar para a Unesc e utilizar esse ótimo espaço para a fisioterapia dos pacientes da Ascadim. Hoje temos 18 pessoas que fazem fisioterapia, mas temos 31 pessoas de todo o Estado cadastradas na associação”, comenta.

O acadêmico da nona fase do curso de Fisioterapia da Unesc, José Luiz Rodrigues Pereira, afirma que desenvolver atividades no mesmo espaço em que os portadores de distrofias musculares são atendidos, agrega em novos conhecimentos. “É uma vivência importante para nós. São pacientes que ainda não estamos acostumados a tratar e estando perto deles, temos um novo conhecimento. Aqui se tem casos de pessoas que possuem a doença há bastante tempo e apresentam uma longevidade maior com o tratamento recebido. A gente consegue ver a eficiência da fisioterapia na prática”.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de abril de 2019 às 11:44
Compartilhar Comente

Deixe um comentário