Clínicas Integradas

Dia do Dentista com a coordenadora dos serviços de odontologia, profª Sinara Gazola

Dia do Dentista com a coordenadora dos serviços de odontologia, profª Sinara Gazola
Mais imagens

Nesta sexta-feira, dia 25 de Outubro, é comemorado o Dia do Dentista. Neste dia, em 1884, foi assinado o decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação em odontologia no Brasil. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou, desde então, esta data oficial para comemorar o Dia do Dentista em homenagem ao profissional que cuida da nossa saúde bucal, aplaca as dores orais, faz cirurgias, cuida da nossa estética, nos deixando com sorrisos mais bonitos e compromete-se em nos proporcionar uma melhor qualidade de vida. Com base nisto, a coordenadora dos serviços de odontologia das Clínicas Integradas, UNESC, professora Sinara Gazola, mestre em Ciências da Saúde e especialista em ortodontia e ortopedia facial, falará um pouco sobre a profissão que atua há quase 20 anos.

1) Em uma área tão competitiva como a odontologia, qual diferencial você considera importante para uma carreira de sucesso?

Primeiro de tudo é necessário gostar da profissão, estar sempre disposto a se atualizar através de cursos de pós-graduação, congressos, grupos de estudos entre outros. A odontologia evolui com uma velocidade impressionante e o dentista não pode ficar preso dentro do consultório e aos conhecimentos adquiridos na graduação.

2) Em sua experiência profissional, teve algum caso peculiar o qual foi mais difícil de ser tratado e/ou outro que foi extremamente gratificante?

Já tive casos difíceis e geralmente estes acabam sendo os mais gratificantes, em casos mais complexos, geralmente você tem boa adesão do paciente ao tratamento o que acaba facilitando a evolução sem intercorrências. Nestes casos ainda você pode necessitar da colaboração de outros colegas de diferentes especialidades para poder montar um diagnostico e propor um tratamento.

3) Quais as maiores dificuldades para quem termina a graduação de odontologia e inicia no mercado de trabalho e qual sua dica para esses estudantes recém-formados?

Eu diria o mais demorado e não o mais difícil, porque você precisa ter uma clientela para trabalhar em um consultório particular, muitas vezes dependendo da indicação de colegas. A dica seria, inicia sua profissão com algum vínculo empregatício seja no setor público ou privado, conheça os profissionais que atuam na região, troque experiências e principalmente trate seus pacientes com carinho, hoje você precisa ser não somente um bom técnico, mas também realizar um tratamento humanizado.

4) A que você atribui a crescente demanda nos vestibulares de odontologia atualmente?

Acredito que o apelo à estética nunca esteve tão em alta como nos dias atuais, e um belo sorriso sem dúvida alguma influencia na autoestima de qualquer pessoa. A odontologia é muito tecnológica, sempre com novos materiais, equipamentos, e o curso da UNESC está com uma estrutura de ponta, o que acaba atraindo muitos acadêmicos.

5) Para terminar, a professora poderia nos dar algumas dicas para aplicarmos no dia-a-dia para uma excelente saúde bucal?

Primeiro de tudo faça seu auto exame, se verificar alguma alteração na mucosa ou nos dentes como aumento de volume, mudança de cor, aftas que não cicatrizam em até 2 semanas, procure um profissional imediatamente. Faça visitas a cada 6 meses ao seu dentista e siga as orientações quanto aos cuidados com a higiene bucal. Cuidado com alimentos que possuam corantes em sua composição, estes devem ser evitados, pois provocam um escurecimento mais rápido dos elementos dentais. Exemplo: café, refrigerantes, chá preto entre outros. Cuidado também com o consumo excessivo de frutas muito ácidas e refrigerantes, que podem causar a erosão da estrutura dentária.

 

24 de outubro de 2013 às 13:50
Compartilhar Comente

Deixe um comentário