Diabetes e Alimentação - Com a Nutricionista profª Dra. Luciane Daltoé
Sendo dia 26 de Junho o Dia Nacional do Diabetes, a professora do curso de Nutrição das Clínicas Integradas da Saúde da UNESC, Doutora Luciane Daltoé deu algumas dicas sobre alimentação para quem possui a doença.
a) Qual a alimentação indicada para o diabético (tipo 2) para controlar os sintomas da doença?
A terapia nutricional é parte fundamental do plano terapêutico do diabético. Baseia-se nos mesmos princípios básicos de uma alimentação saudável. A quantidade energética ingerida deve ser adequada à atividade física e ser fracionada em 5 a 6 refeições/lanches diários. Portanto, a dieta deve ser individualizada, respeitando as características de cada indivíduo.
A ingestão diária deve conter carboidratos, a maior parte em forma complexa. Para tanto, os pacientes devem ser encorajados a comer alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, legumes, feijões e cereais integrais.
A ingestão diária de gordura deve ser baixa, principalmente as de origem animal (ácidos graxos saturados).
b) Quais alimentos devem ser evitados?
Alimentos que contêm sacarose (açúcar comum) devem ser evitados para prevenir oscilações acentuadas da glicemia. A recomendação não é encorajá-los a comer doces, mas, auxiliá-los a, quando usar esses alimentos, fazê-lo de modo que não os prejudique.
c) A dieta para o diabético é a mesma na fase adulta e na infância?
Não, são fases distintas do ciclo vital. A criança diabética está em fase de crescimento, portanto as necessidades são diferentes do adulto, porém segue os princípios básicos de uma alimentação saudável.
d) Dicas para quem possui o diabetes.
O uso moderado de adoçantes não-calóricos é seguro quando consumido em quantidades adequadas. Os alimentos dietéticos podem ser recomendados, mas, é preciso ficar atento sobre seu conteúdo calórico e de nutrientes.
Cerca de 80% dos pacientes recém-diagnosticados são obesos. A perda de peso é recomendada para todos os pacientes com sobrepeso ou obesidade. A abordagem primária para alcançar a perda de peso é mudanças de estilo de vida, incluindo não apenas a redução da ingestão calórica, mas, também, o aumento da atividade física.
26 de junho de 2013 às 08:183 comentários
Camila
03 de abril de 2016 às 14:53Ja fui paciente e gostaria de consulta novamente.Onde ela esta atendendo agora.Aguardo retorno.
GISELE NUNES
07 de fevereiro de 2016 às 10:29Saudades da minha amiga do tempo de escola. Bkos
Adriana Carvalho
30 de abril de 2015 às 09:37Já fui paciente da Drª. Luciane Daltoé (nutricionista) em Capão da Canoa.Gostaria de voltar a consultar com ela.Onde ela está atendendo????? Aguardo retorno,
Newsletter
RSS