Clínicas Integradas

Entrevista com a professora Ana Losso no Dia mundial do Enfermeiro

Entrevista com a professora Ana Losso no Dia mundial do Enfermeiro
Mais imagens

Dia 12 de Maio é considerado o Dia Mundial do Enfermeiro, sendo a semana de 12 a 18 de Maio dedicada à enfermagem . A coordenadora técnica dos serviços de enfermagem do setor de Clínicas Integradas da UNESC profª M.Sc. Ana Losso falou sobre isto.

O que é necessário para se tornar um excelente enfermeiro?

Ser um profissional dinâmico, ético, ter habilidades e capacidade para trabalhar em equipe e foco na atuação interdisciplinar com os demais saberes da saúde, saber respeitar o ser humano na sua individualidade e nas suas diferenças, entendendo a sua complexidade, buscar constantemente o conhecimento científico e sua atualização. Estes são os requisitos para se tornar um excelente enfermeiro com competência para o cuidado humano.

Continuar os estudos, se especializar com pós-graduação, é importante nos dias de hoje no ramo da enfermagem?

Imprescindível. Porque o conhecimento é extremamente dinâmico. Algo que é considerado verdade hoje, se atualiza e, com o tempo, passam a surgir novos conceitos e descobertas que quebram antigos paradigmas. Considera-se também a constante atualização das tecnologias aprimoradas periodicamente. É necessário ter um foco generalista, integrado com as demais áreas da saúde e sempre procurar mais conhecimento para o seu aprimoramento.

Ainda faltam enfermeiros no mercado?

Sim. A legislação preconiza que tenham enfermeiros em todos os serviços de saúde que dispensem os cuidados de enfermagem e, com a crescente expensão de serviços, principalmente na rede pública, existe uma lacuna ainda a ser suprida. O enfermeiro pode exercer vários papéis: gerenciamento de serviços hospitalares e unidades de saúde no setor público, docência, assistência, auditoria, home care, gestão de saúde e pesquisa.

A que você atribui a crescente demanda em vestibulares pelo curso de enfermagem?

As pessoas estão compreendendo melhor o que é ser enfermeiro. Antigamente, as práticas de enfermagem eram feitas de forma caritativa e filantrópica por pessoas leigas. Atualmente, com o reconhecimento da enfermagem como campo de saber científico e com a valorização do enfermeiro como uma peça fundamental numa equipe de saúde para uma assistência integral no ser humano, a busca por esta formação vem se intensificando.

Por que a escolha da profissão?

Por conta da trajetória de vida, a vocação, gostar de cuidar do outro e de amenizar o sofrimento alheio. A enfermagem é uma escolha por amor.

O que representa a profissão para você?

Enfermagem é a minha vida. Desde criança pensava em ser enfermeira, a possibilidade de cuidar do outro, poder ajudar o próximo e aplacar o sofrimento alheio como profissão era meu sonho. Enfermagem é um propósito de vida.

10 de maio de 2013 às 10:20
Compartilhar Comente

Deixe um comentário