Clínicas Integradas

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão
Mais imagens

A hipertensão está associada a taxas de morbidade e mortalidade consideravelmente maiores, por isso é considerada uma das maiores preocupações da saúde pública, especialmente em países desenvolvidos, afetando cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Nesta sexta, dia 26 de Abril, comemora-se o dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Foi realizado uma pesquisa sobre o assunto com o professor do curso de medicina da UNESC - Nefrologista Prof. Romulo Pizzolatti (CRM 1868).

O que é Hipertensão Arterial?

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença comum, na maioria das vezes assintomática e de fácil diagnóstico, porém, o fato das pessoas não possuírem o hábito de medir sua pressão arterial periodicamente, dificulta a detecção precoce. A doença afeta órgãos como cérebro, rins, coração e vasos sanguíneos.

Quais os tipos de Hipertensão?

Especificamente, há dois tipos de Hipertensão Arterial Sistêmica. A mais comum é a HAS primária, que acontece em 95% dos casos, geralmente em pessoas na faixa etária acima dos 30 anos e não possui cura. E a secundária, responsável por 5% dos diagnósticos e advém de outras doenças. Tais como feocromocitoma, estenose de artéria renal e hipertireoidismo. A segunda, por sua vez, cura-se após o tratamento da doença causadora, segundo o professor.

Pode-se prevenir essa doença?

A prevenção se dá por meio de cuidados com o peso, manter hábitos de uma dieta saudável rica em vegetais e frutas, ingestão de pouca bebida alcoólica e sal - este no máximo 6 gramas por dia, sendo que a média no Brasil é de 13 a 15 gramas diariamente - combate ao tabagismo e a prática regular de exercícios físicos.

Como tratar quem já tem Hipertensão Arterial?

O combate para quem já possui a doença se dá por meio de consulta periódica com o clínico geral, cardiologista ou o nefrologista, tomar remédio rigorosamente e tratamento contínuo.

26 de abril de 2013 às 13:53
Compartilhar Comente

Deixe um comentário