Clínicas Integradas

Preventivo Ginecológico

Preventivo Ginecológico
Mais imagens

As Clínicas Integradas oferecem a coleta de material ginecológico para a realização do exame preventivo do câncer do colo do útero (Preventivo Ginecológico), com horários alternativos para trabalhadores: até as 21 horas de segunda a sexta-feira


Para realizar o preventivo basta ligar ou se dirigir à Central de Agendamento das Clínicas Integradas (3431-2532).

Orientações para a realização do preventivo:

* Trazer RG, CPF e CNS (Cartão Nacional do SUS);

* Não estar no período menstrual;
* Não ter tido relação sexual nas ultimas 48 horas;
* Não usar cremes ginecológicos, pomada ou lubrificante;
* Não realizar ducha íntima.

Os documentos são essenciais para a realização do preventivo.

 

que é?

É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero.
Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas.
O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.

Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

 

Quem deve fazer e quando fazer o exame preventivo?

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente.

 

Resultados

Se o exame acusou:

• Negativo para câncer: se esse for o primeiro resultado negativo, a mulher deverá fazer novo exame preventivo um ano depois. Se ela já tem um resultado negativo no ano anterior, deverá fazer o próximo exame preventivo daqui a três anos;
• Alteração (NIC I): repetir o exame seis meses depois;
• outras alterações (NIC II e NIC III): o médico decidirá a melhor conduta. A mulher precisará fazer outros exames, como a colposcopia (exame feito com o colposcópio: aparelho com lentes de aumento e câmera para visualizar o colo do útero, vagina, períneo);
• infecção pelo HPV: deverá repetir o exame seis meses depois;
• amostra insatisfatória: a quantidade de material não deu para fazer o exame. Ela deve repetir o exame logo que for possível.
Independente desses resultados, a mulher pode ter alguma outra infecção que será tratada. Deve seguir o tratamento corretamente e, às vezes pode ser preciso que o seu parceiro também receba tratamento. Nesses casos, é bom que ele vá ao serviço de saúde receber as orientações diretamente dos profissionais de saúde.

Obs.: Os sintomas do câncer do colo do útero só aparecerão em fase já adiantada da doença: sangramento e dor nas relações sexuais.

(http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/237_papanicolau.html)
07 de novembro de 2012 às 08:03
Compartilhar