Edi Balod

Exposição “Ruínas: Fragmentos Poéticos” é aberta na Sala Edi Balod

Exposição “Ruínas: Fragmentos Poéticos” é aberta na Sala Edi Balod
Trabalho da artista visual Andressa Gomes Flor aborda patrimônios materiais da cidade de Criciúma (Foto: Isabela Thomé) Mais imagens

A abertura da exposição “Ruínas: Fragmentos Poéticos”, da artista visual e egressa do curso de Artes Visuais da Unesc Andressa Gomes Flor, foi realizada na noite desta terça-feira (11/04) na Sala Edi Balod, localizada no Bloco Administrativo da Unesc. A mostra aborda três patrimônios materiais tombados da cidade de Criciúma ligados diretamente à extração mineral do sul de Santa Catarina, em obras nos campos da fotografia, serigrafia, cerâmica e instalação.

O trabalho de Andressa lida primariamente com a Mina Modelo Caetano Sônego, a Ponte de Ferro e a Caixa de Embarque de Carvão, importantes espaços históricos ligados ao carvão em Criciúma. Segundo a artista, a escolha por estes patrimônios justifica-se pela importância da preservação e valorização do patrimônio cultural material e imaterial da cidade. “Acredito que seja necessária a reflexão por meio da  arte, sendo que o resultado da pesquisa é um conjunto de fragmentos poéticos, que tem o habitar da memória em suas ruínas”, explica.

A equipe técnica do projeto é composta pela curadora, artista e professora do Curso de Artes Visuais da Unesc Odete Calderan, o produtor cultural Maxwell Sandeer Flor, a assessora de produção e professora do Curso de Artes Visuais da Unesc Angélica Neumaier, o produtor de  audiovisual William Otávio Batista Comim e a intérprete de libras Alini Mariot. O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de  Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura,

Os trabalhos estarão expostos no espaço até o dia 5 de maio de 2023 de forma gratuita para o público interno e externo. A Sala Edi Balod está aberta de segunda a sexta-feira, das 13h às 18:30h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de abril de 2023 às 13:35
Compartilhar Comente

Deixe um comentário